Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18946 |
Resumo: | Cada vez mais a cultura popular passa a ser regida por uma lógica de mercado. Manifestações culturais são resignificadas e oferecidas como produtos para consumo. No caso do carnaval, a festa surge como um evento-espetáculo localizado no fluxo das redes midiáticas. Assumindo as noções de mediação cultural e do discurso das mídias, e a existência de uma ideologia de imperativo do gozo na sociedade contemporânea, debruçamo-nos sobre o Carnaval do Recife partindo de uma perspectiva žižekiana de crítica psicanalítica à ideologia e propomos o seguinte questionamento: como a cobertura jornalística do carnaval do Recife revela a operação do imperativo do gozo na mercadorização desta festa à luz dos discursos fundamentais lacanianos entre os anos de 1985 e 2015? Por meio de pesquisa qualitativa documental adotamos a Análise de Discurso Lacaniana na análise de 810 matérias jornalísticas distribuídas entre os anos de 1985, 1995, 2005 e 2015. A análise evidenciou mudanças ocorridas na configuração dos discursos lacanianos neste período. Os Discursos da Universidade e do Capitalista suportam uma apropriação da cultura como recurso a ser gerenciado e explorado. O Discurso da Histérica apresenta sujeitos histericizados diante do “Carnaval”, significante-mestre ao qual é necessário atribuir significado. O Discurso do Analista produz significantes sínteses da relação dos sujeitos com a festa enquanto objeto de desejo. Na passagem do Discurso do Mestre para o Discurso dos Mercados a Lei patriarcal cede lugar a uma Lei superegóica do gozo, na qual o mais-gozar interpela o sujeito de maneira desublimada, como gozo obsceno e intrusivo. Assim, a conversão da cultura carnavalesca em produto(s) está ligada ao funcionamento do Discurso dos Mercados do carnaval do Recife, permitindo que o mais-gozar seja incorporado por objetos a parciais que atuam no intuito de interpelar o sujeito-folião ininterruptamente. Limites da pesquisa e indicações de novos estudos são feitos ao final do trabalho |
id |
UFPE_0de93f30ff08ea91dc7e0e48f5be3118 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/18946 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
GAIÃO, Brunno Fernandes da Silvahttp://lattes.cnpq.br/1594077588319177http://lattes.cnpq.br/2313504052405431LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza2017-05-30T18:01:09Z2017-05-30T18:01:09Z2016-04-07https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18946Cada vez mais a cultura popular passa a ser regida por uma lógica de mercado. Manifestações culturais são resignificadas e oferecidas como produtos para consumo. No caso do carnaval, a festa surge como um evento-espetáculo localizado no fluxo das redes midiáticas. Assumindo as noções de mediação cultural e do discurso das mídias, e a existência de uma ideologia de imperativo do gozo na sociedade contemporânea, debruçamo-nos sobre o Carnaval do Recife partindo de uma perspectiva žižekiana de crítica psicanalítica à ideologia e propomos o seguinte questionamento: como a cobertura jornalística do carnaval do Recife revela a operação do imperativo do gozo na mercadorização desta festa à luz dos discursos fundamentais lacanianos entre os anos de 1985 e 2015? Por meio de pesquisa qualitativa documental adotamos a Análise de Discurso Lacaniana na análise de 810 matérias jornalísticas distribuídas entre os anos de 1985, 1995, 2005 e 2015. A análise evidenciou mudanças ocorridas na configuração dos discursos lacanianos neste período. Os Discursos da Universidade e do Capitalista suportam uma apropriação da cultura como recurso a ser gerenciado e explorado. O Discurso da Histérica apresenta sujeitos histericizados diante do “Carnaval”, significante-mestre ao qual é necessário atribuir significado. O Discurso do Analista produz significantes sínteses da relação dos sujeitos com a festa enquanto objeto de desejo. Na passagem do Discurso do Mestre para o Discurso dos Mercados a Lei patriarcal cede lugar a uma Lei superegóica do gozo, na qual o mais-gozar interpela o sujeito de maneira desublimada, como gozo obsceno e intrusivo. Assim, a conversão da cultura carnavalesca em produto(s) está ligada ao funcionamento do Discurso dos Mercados do carnaval do Recife, permitindo que o mais-gozar seja incorporado por objetos a parciais que atuam no intuito de interpelar o sujeito-folião ininterruptamente. Limites da pesquisa e indicações de novos estudos são feitos ao final do trabalhoFACEPEPopular culture is becoming more and more governed by a market logic. Cultural manifestations are resignified and offered as products to be consumed. In the case of Carnival, the party appears as a spectacle-event within the flow of media networks. Assuming the notions of cultural mediation and discourse of the media, and the existence of an enjoyment injunction ideology in contemporary society, we examine Recife Carnival through a žižekian perspective of psychoanalytic critique of ideology and propose the following question: how the media coverage of Recife carnival reveals the operation of enjoyment injunction in the commodification of this party in the light of Lacanian fundamental discourses between 1985 and 2015? Through qualitative documentary research we have adopted the Lacanian Discourse Analysis in the analysis of 810 news stories published among the years of 1985, 1995, 2005 and 2015. The analysis showed changes in the configuration of Lacanian fundamental discourses in this period. The University and Capitalist Discourses support appropriation of culture as a resource to be managed and exploited. The Hysteric’s Discourses presents subjects hystericized in confrontation with "Carnival" as a master-signifier to which they must assign meaning. The Analyst's Discourse produces significant synthesizers of relationship of subjects with the carnival party as an object of desire. In the transition from Master's Discourse to Discourse of the Markets, patriarchal law gives way to a superegoic enjoyment Law, in which the surplus-enjoyment interpelates the subject in a non sublime way, as an obscene and intrusive enjoyment. Thus, the conversion of carnival culture into product(s) is linked to the operation of Discourse of the Markets in Recife Carnival, allowing surplus-enjoyment to be incorporated by partial objects a, which interpelates the subject-reveler uninterruptedly. Limits of the research and directions for further research are made at the end of work.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em AdministracaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCarnaval. Cultura. Mercado. Imperativo do Gozo. IdeologiaCarnival. Culture. Market. Enjoyment Injunction. Ideology.Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTese - Brunno Gaião - Propad 2016.pdf.jpgTese - Brunno Gaião - Propad 2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1467https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/5/Tese%20-%20Brunno%20Gai%c3%a3o%20-%20Propad%202016.pdf.jpg3183e79253dcba7d157d21e549459aa2MD55ORIGINALTese - Brunno Gaião - Propad 2016.pdfTese - Brunno Gaião - Propad 2016.pdfapplication/pdf4366404https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/1/Tese%20-%20Brunno%20Gai%c3%a3o%20-%20Propad%202016.pdfb102311f561640346657bc1d381dfe7bMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTTese - Brunno Gaião - Propad 2016.pdf.txtTese - Brunno Gaião - Propad 2016.pdf.txtExtracted texttext/plain444456https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/4/Tese%20-%20Brunno%20Gai%c3%a3o%20-%20Propad%202016.pdf.txt34fadb5f3e5e0756aa1fa1127dd39730MD54123456789/189462019-10-25 05:55:54.787oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T08:55:54Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos |
title |
Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos |
spellingShingle |
Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos GAIÃO, Brunno Fernandes da Silva Carnaval. Cultura. Mercado. Imperativo do Gozo. Ideologia Carnival. Culture. Market. Enjoyment Injunction. Ideology. |
title_short |
Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos |
title_full |
Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos |
title_fullStr |
Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos |
title_full_unstemmed |
Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos |
title_sort |
Carnaval do Recife e imperativo do gozo: a mercadorização da cultura à luz dos discursos lacanianos |
author |
GAIÃO, Brunno Fernandes da Silva |
author_facet |
GAIÃO, Brunno Fernandes da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1594077588319177 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2313504052405431 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GAIÃO, Brunno Fernandes da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza |
contributor_str_mv |
LEÃO, André Luiz Maranhão de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Carnaval. Cultura. Mercado. Imperativo do Gozo. Ideologia Carnival. Culture. Market. Enjoyment Injunction. Ideology. |
topic |
Carnaval. Cultura. Mercado. Imperativo do Gozo. Ideologia Carnival. Culture. Market. Enjoyment Injunction. Ideology. |
description |
Cada vez mais a cultura popular passa a ser regida por uma lógica de mercado. Manifestações culturais são resignificadas e oferecidas como produtos para consumo. No caso do carnaval, a festa surge como um evento-espetáculo localizado no fluxo das redes midiáticas. Assumindo as noções de mediação cultural e do discurso das mídias, e a existência de uma ideologia de imperativo do gozo na sociedade contemporânea, debruçamo-nos sobre o Carnaval do Recife partindo de uma perspectiva žižekiana de crítica psicanalítica à ideologia e propomos o seguinte questionamento: como a cobertura jornalística do carnaval do Recife revela a operação do imperativo do gozo na mercadorização desta festa à luz dos discursos fundamentais lacanianos entre os anos de 1985 e 2015? Por meio de pesquisa qualitativa documental adotamos a Análise de Discurso Lacaniana na análise de 810 matérias jornalísticas distribuídas entre os anos de 1985, 1995, 2005 e 2015. A análise evidenciou mudanças ocorridas na configuração dos discursos lacanianos neste período. Os Discursos da Universidade e do Capitalista suportam uma apropriação da cultura como recurso a ser gerenciado e explorado. O Discurso da Histérica apresenta sujeitos histericizados diante do “Carnaval”, significante-mestre ao qual é necessário atribuir significado. O Discurso do Analista produz significantes sínteses da relação dos sujeitos com a festa enquanto objeto de desejo. Na passagem do Discurso do Mestre para o Discurso dos Mercados a Lei patriarcal cede lugar a uma Lei superegóica do gozo, na qual o mais-gozar interpela o sujeito de maneira desublimada, como gozo obsceno e intrusivo. Assim, a conversão da cultura carnavalesca em produto(s) está ligada ao funcionamento do Discurso dos Mercados do carnaval do Recife, permitindo que o mais-gozar seja incorporado por objetos a parciais que atuam no intuito de interpelar o sujeito-folião ininterruptamente. Limites da pesquisa e indicações de novos estudos são feitos ao final do trabalho |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016-04-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-05-30T18:01:09Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-05-30T18:01:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18946 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18946 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Administracao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/5/Tese%20-%20Brunno%20Gai%c3%a3o%20-%20Propad%202016.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/1/Tese%20-%20Brunno%20Gai%c3%a3o%20-%20Propad%202016.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18946/4/Tese%20-%20Brunno%20Gai%c3%a3o%20-%20Propad%202016.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3183e79253dcba7d157d21e549459aa2 b102311f561640346657bc1d381dfe7b e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 34fadb5f3e5e0756aa1fa1127dd39730 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310847498813440 |