Análise do tráfego misto de motocicletas e automóveis considerando uma variedade de métricas, escalas e pontos de vista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Fernando Wesley Cavalcanti de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23923
Resumo: Em países em desenvolvimento econômico é comum a existência de tráfego misto entre carros e motos. Esse tipo de tráfego tem suas vantagens, como possibilitar o maior fluxo de pessoas em uma via, mas também tem desvantagens como o aumento no número de acidentes. A avaliação do tráfego depende da métrica selecionada (e.g., fluxo de veículos, emissão de CO2, consumo de combustível, custos mensais) e do ponto de vista (e.g., motorista, piloto, sociedade). Nesse trabalho, o tráfego misto com carros e motos é estudado em três escalas: Motor, Veículo e Tráfego. O motor foi modelado por correlações empíricas de potência e eficiência energética; o veículo foi modelado usando um balanço das forças propulsivas e resistivas; e o tráfego foi modelado através de um modelo autômato celular. Foram avaliados o fluxo de veículos, o desvio padrão da velocidade, o consumo médio de energia, emissão de CO2 da via e custos mensais para os donos dos veículos em uma situação padrão (vmáx carro = 135km/h e vmáx moto = 54 km/h), comparando os resultados com os presentes na literatura. Posteriormente, foi realizada uma análise das métricas para 16 situações de velocidade máximas de carros e motos (vmáx = 54, 81, 108 e 135 km/h). Verificou-se que em comparação com a situação padrão estudada por Meng et al. (2007) e Garcia Neto (2014), que a alteração da velocidade máxima dos veículos pode aumentar o fluxo de carros e motos e também minimizar o consumo energético dos mesmos. Além disso, qualquer alteração da velocidade do carro e/ou da motocicleta (dentre as velocidades estudadas) reduz os custos mensais para os donos de ambos os veículos, assim como também reduz a emissão de CO2 emitida na via.
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O motor foi modelado por correlações empíricas de potência e eficiência energética; o veículo foi modelado usando um balanço das forças propulsivas e resistivas; e o tráfego foi modelado através de um modelo autômato celular. Foram avaliados o fluxo de veículos, o desvio padrão da velocidade, o consumo médio de energia, emissão de CO2 da via e custos mensais para os donos dos veículos em uma situação padrão (vmáx carro = 135km/h e vmáx moto = 54 km/h), comparando os resultados com os presentes na literatura. Posteriormente, foi realizada uma análise das métricas para 16 situações de velocidade máximas de carros e motos (vmáx = 54, 81, 108 e 135 km/h). Verificou-se que em comparação com a situação padrão estudada por Meng et al. (2007) e Garcia Neto (2014), que a alteração da velocidade máxima dos veículos pode aumentar o fluxo de carros e motos e também minimizar o consumo energético dos mesmos. Além disso, qualquer alteração da velocidade do carro e/ou da motocicleta (dentre as velocidades estudadas) reduz os custos mensais para os donos de ambos os veículos, assim como também reduz a emissão de CO2 emitida na via.In countries in economic development it is usual that cars and motorcycles exist in mixed traffic. This type of traffic has advantages, as increasing the flow of people in a road, but has also disadvantages as increasing the number of accidents. The evaluation of traffic depends on the chosen metric (i.e., vehicle flow, CO2 emission, fuel consumption, monthly cost) and on the point of view (i.e., driver, rider, society). In this work, the mixed traffic with motorcycles and cars is evaluated in three scales: Engine, Vehicle and Traffic. The engine was modeled by empirical correlations of power and energetic efficiency; a balance by the propulsive and resistive forces modeled the vehicle; and the traffic was modeled from a cellular automata model. The vehicle flow, the car and motor speed standard deviation, the average energy consumption, CO2 emission in the track and monthly cost for the vehicle owners were evaluated in a standard situation (vmáx car = 135km/h and vmáx mot = 54km/h), comparing them with the results present in the literature. After, an analysis of the metrics for 16 cases of maximum speeds for cars and motorcycles (vmáx = 54, 81, 108 e 135 km/h) were done. It was found, comparing the results with those from Meng et al (2007) and Garcia Neto (2014) that altering the maximum speed of the vehicles can increase the car and motorcycle flow, as it can also decrease the average energetic consumption. Furthermore, any alteration of the maximum speed of car or the motorcycle decreases the monthly cost for the owners of both vehicles and also decreases the CO2 emission in the road.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaCarrosMétricasMotocicletasTráfegoAnálise do tráfego misto de motocicletas e automóveis considerando uma variedade de métricas, escalas e pontos de vistainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDissertação Fernando Wesley - PPGEM.pdf.jpgDissertação Fernando Wesley - PPGEM.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1250https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/23923/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernando%20Wesley%20-%20PPGEM.pdf.jpg47dd6916fa0203e12eb5bb0249b1aafaMD55ORIGINALDissertação Fernando Wesley - PPGEM.pdfDissertação Fernando Wesley - PPGEM.pdfapplication/pdf5072118https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/23923/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Fernando%20Wesley%20-%20PPGEM.pdfb516c97e49141ab82f7ebe605787c6faMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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