Orçamento público : um estudo em municípios brasileiros sobre variações entre planejamento e execução e suas causas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Alexandre César Batista da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39304
Resumo: O orçamento público municipal é de grande importância para implantação das políticas públicas em governos locais, pois contempla ações e respectivos custos para ofertar à sociedade serviços essenciais. Porém, variações significativas entre planejamento e execução podem comprometer a eficácia e eficiência do instrumento. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar variações entre planejamento e execução em orçamentos municipais brasileiros e suas possíveis causas. Para consecução da pesquisa, foi realizado levantamento documental em dados orçamentários de 3.716 municípios brasileiros, no período de 2015 a 2018, analisados com estatística descritiva e metodologia do Public Expenditure and Financial Accountability program (PEFA), cujos resultados possibilitaram classificar os orçamentos em mais precisos ou menos precisos e, a partir dessa classificação, testar o efeito de variáveis sobre a precisão orçamentária, utilizando regressão logística. Também foi feito estudo multicasos, em sete municípios pernambucanos, por meio de levantamento e análise de conteúdo de entrevistas, realizadas com quinze atores do processo orçamentário, para verificar, sob a ótica desses atores, causas das variações observadas. Os resultados evidenciam que a maioria dos municípios pesquisados têm a prática de superdimensionar valores planejados de receitas e despesas. As despesas totais apresentaram variações significativas em parte dos municípios pesquisados, mas a maioria as executa em totais próximos aos planejados. Já variações nas receitas (totais e por categoria econômica) e despesas (por categoria econômica e por funções), são expressivas na maior parte dos municípios. Quase metade dos orçamentos pesquisados foram considerados como menos precisos. Problemas no planejamento, estrutura física, tecnológica, recursos humanos, dificuldades econômicas e sociais, impactam para que as variações ocorram. Já os entrevistados apontaram diversas causas para as variações, enfatizando a necessidade de melhorias na orçamentação, principalmente as relativas a problemas internos, sobre os quais a gestão municipal tem maior gerência. Causas externas podem ser minimizadas com aprimoramento do processo. Integração entre gestão e sociedade pode ser elemento chave para construção de orçamentos mais reais e que atendam às necessidades da população. Alterações no orçamento são necessárias, mas que ocorram para atender demandas imprescindíveis e não para servir a oportunismos políticos. Assim, como contribuição teórica, esta tese amplia a discussão sobre variações em orçamentos municipais, integrando resultados oriundos dos dados orçamentários pesquisados e percepção de atores do processo sobre causas das variações. A triangulação de métodos (levantamento, análise quantitativa, análise qualitativa) permitiu analisar o processo por perspectivas distintas, que possibilitaram evidenciar resultados que só números não conseguiriam apreender, oriundos da ação dos sujeitos envolvidos. Como contribuição prática, ao evidenciar sugestões de mudanças indicadas pelos entrevistados, os elaboradores do orçamento podem adotar as ações propostas, desde que exequíveis segundo a realidade de cada município. Como contribuição social, o estudo fomenta o aprimoramento do processo, pois o orçamento municipal é relevante para toda a sociedade que, como principal interessada, precisa se fazer presente e atuante, exercendo o controle orçamentário e assegurando a efetividade de serviços essenciais, garantidos constitucionalmente.
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Assim, este trabalho tem por objetivo analisar variações entre planejamento e execução em orçamentos municipais brasileiros e suas possíveis causas. Para consecução da pesquisa, foi realizado levantamento documental em dados orçamentários de 3.716 municípios brasileiros, no período de 2015 a 2018, analisados com estatística descritiva e metodologia do Public Expenditure and Financial Accountability program (PEFA), cujos resultados possibilitaram classificar os orçamentos em mais precisos ou menos precisos e, a partir dessa classificação, testar o efeito de variáveis sobre a precisão orçamentária, utilizando regressão logística. Também foi feito estudo multicasos, em sete municípios pernambucanos, por meio de levantamento e análise de conteúdo de entrevistas, realizadas com quinze atores do processo orçamentário, para verificar, sob a ótica desses atores, causas das variações observadas. Os resultados evidenciam que a maioria dos municípios pesquisados têm a prática de superdimensionar valores planejados de receitas e despesas. As despesas totais apresentaram variações significativas em parte dos municípios pesquisados, mas a maioria as executa em totais próximos aos planejados. Já variações nas receitas (totais e por categoria econômica) e despesas (por categoria econômica e por funções), são expressivas na maior parte dos municípios. Quase metade dos orçamentos pesquisados foram considerados como menos precisos. Problemas no planejamento, estrutura física, tecnológica, recursos humanos, dificuldades econômicas e sociais, impactam para que as variações ocorram. Já os entrevistados apontaram diversas causas para as variações, enfatizando a necessidade de melhorias na orçamentação, principalmente as relativas a problemas internos, sobre os quais a gestão municipal tem maior gerência. Causas externas podem ser minimizadas com aprimoramento do processo. Integração entre gestão e sociedade pode ser elemento chave para construção de orçamentos mais reais e que atendam às necessidades da população. Alterações no orçamento são necessárias, mas que ocorram para atender demandas imprescindíveis e não para servir a oportunismos políticos. Assim, como contribuição teórica, esta tese amplia a discussão sobre variações em orçamentos municipais, integrando resultados oriundos dos dados orçamentários pesquisados e percepção de atores do processo sobre causas das variações. A triangulação de métodos (levantamento, análise quantitativa, análise qualitativa) permitiu analisar o processo por perspectivas distintas, que possibilitaram evidenciar resultados que só números não conseguiriam apreender, oriundos da ação dos sujeitos envolvidos. Como contribuição prática, ao evidenciar sugestões de mudanças indicadas pelos entrevistados, os elaboradores do orçamento podem adotar as ações propostas, desde que exequíveis segundo a realidade de cada município. Como contribuição social, o estudo fomenta o aprimoramento do processo, pois o orçamento municipal é relevante para toda a sociedade que, como principal interessada, precisa se fazer presente e atuante, exercendo o controle orçamentário e assegurando a efetividade de serviços essenciais, garantidos constitucionalmente.The municipal public budget is very important for the implementation of public policies in local governments, as it includes actions and respective costs to offer essential services to society. However, variations between planning and execution can compromise the instrument's effectiveness and efficiency. Thus, this work aims to analyze variations between planning and execution in Brazilian municipal budgets and their possible causes. To carry out the research, a documentary survey was carried out on budget data from 3,716 Brazilian municipalities, from 2015 to 2018, analyzed with descriptive statistics and methodology from the Public Expenditure and Financial Responsibility Program (PEFA), that made possible to classify budgets into accurate or less accurate and, from this classification, test the effect of variables on budgetary accuracy, using logistic regression. A multi-case study was also carried out in seven municipalities in Pernambuco, through a survey and analysis of the content of the declaration, an evaluation with fifteen actors in the budget process, to verify, from the perspective of theese actors, the causes of the observed variables. The results show that the majority of the municipalities surveyed have the practice of oversizing planned amounts of income and expenses. Total expenditures aggregate variations in part of the surveyed municipalities, but most of them run in totals to those planned. Variations in revenues (total and by economic category) and expenses (by economic category and functions), are significant in most municipalities. Almost half of the budgets surveyed were considered to be less accurate. Problems in planning, physical structure, technology, human resources, economics and social troubles, impact for variations to occur. The interviewed, on the other hand, pointed out several causes for the variations, emphasizing the need for improvements in budgeting, mainly as related to interns problems, over whom the municipal management has more conditions to solve. External causes can be minimized by improving the process. Integration between public management and society can be a key element in building more real budgets that meet the needs of the population. Budget changes will be required, but if necessary, It will occur to meet essential demands and not to serve political opportunisms. Thus, as a theoretical contribution, this work improve the discussion about variations in municipal budgets, integrating the results from the researched budget data and the perception of actors in the process about the causes of the variations. The triangulation of methods (survey, quantitative analysis, qualitative analysis) giving opinions on the process from different perspectives, which made it possible to show results that only numbers could not show, coming from the action of the actors involved. As a practical contribution, when evidencing suggestions for changes indicated by the interviewees, budget makers can adopt the proposed actions, as long as they are feasible according to the reality of each municipality. As a social contribution, the study promotes the improvement of the process, as the municipal budget is relevant to the whole society, which, as the main stakeholder, needs to be present and active, exercising budgetary control and ensuring the effectiveness of essential services, guaranteed constitutionally.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias ContabeisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOrçamento público municipalPlanejamentoExecuçãoOrçamento público : um estudo em municípios brasileiros sobre variações entre planejamento e execução e suas causasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Alexandre César Batista da Silva.pdf.txtTESE Alexandre César Batista da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain627813https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39304/4/TESE%20Alexandre%20C%c3%a9sar%20Batista%20da%20Silva.pdf.txt84a248528d36923d3289d0cdbb53f609MD54THUMBNAILTESE Alexandre César Batista da Silva.pdf.jpgTESE Alexandre César Batista da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1180https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39304/5/TESE%20Alexandre%20C%c3%a9sar%20Batista%20da%20Silva.pdf.jpg1a52dc3b6ddf27bcf2fbad2d68ed330fMD55ORIGINALTESE Alexandre César Batista da Silva.pdfTESE Alexandre César Batista da Silva.pdfapplication/pdf6087103https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39304/1/TESE%20Alexandre%20C%c3%a9sar%20Batista%20da%20Silva.pdf7c59c77c2b83b5a7f34e34ae471476ceMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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