Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Strapasson Jambersi, Karoline
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gonçalves de Oliveira, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
Texto Completo: https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6542
Resumo: Após a Constituição de 1988 os municípios assumiram um papel importante na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em razão da descentralização de políticas públicas e de mecanismos de gestão democrática como os conselhos dos direitos das crianças e adolescentes e os fundos especiais, cuja decisão sobre a alocação de recursos é compartilhada com representantes da sociedade civil. Este é um estudo exploratório acerca do fundo especial voltado à infância e adolescência no município de Curitiba no ano de 2019. A pesquisa se desdobrou em três etapas: (i) revisão bibliográfica sobre a temática dos direitos das crianças e adolescentes e do Fundo Municipal para Criança e Adolescente (FMCA); (ii) análise documental das leis orçamentárias do Município de Curitiba a fim de identificar as despesas gerais planejadas para crianças e adolescentes e as despesas no FMCA; (iii) comparação entre as despesas planejadas no campo da assistência social para crianças e adolescentes com sua execução orçamentária disponível no Portal da Transparência de Curitiba. Verificou-se que o orçamento destinado à infância envolve diversas áreas (educação, saúde, abastecimento, defesa social, cultura, assistência social, trabalho, esporte, lazer e juventude), sendo que as despesas do FMCA ocupam o quarto lugar em quantidade de recursos (desconsiderados os gastos com educação), porém após a análise da execução orçamentária verificou-se que apenas 51,6% da fixação das despesas foram executadas.
id UNICEUB-3_c24cd79c1aeb655d295c3254f5a82258
oai_identifier_str oai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6542
network_acronym_str UNICEUB-3
network_name_str Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
repository_id_str
spelling Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execuçãoPolíticas Públicas; DireitoFundo Municipal para Criança e Adolescente; Planejamento orçamentário; execução orçamentária; Conselho Municipal para Crianças e Adolescentes de Curitiba.Após a Constituição de 1988 os municípios assumiram um papel importante na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em razão da descentralização de políticas públicas e de mecanismos de gestão democrática como os conselhos dos direitos das crianças e adolescentes e os fundos especiais, cuja decisão sobre a alocação de recursos é compartilhada com representantes da sociedade civil. Este é um estudo exploratório acerca do fundo especial voltado à infância e adolescência no município de Curitiba no ano de 2019. A pesquisa se desdobrou em três etapas: (i) revisão bibliográfica sobre a temática dos direitos das crianças e adolescentes e do Fundo Municipal para Criança e Adolescente (FMCA); (ii) análise documental das leis orçamentárias do Município de Curitiba a fim de identificar as despesas gerais planejadas para crianças e adolescentes e as despesas no FMCA; (iii) comparação entre as despesas planejadas no campo da assistência social para crianças e adolescentes com sua execução orçamentária disponível no Portal da Transparência de Curitiba. Verificou-se que o orçamento destinado à infância envolve diversas áreas (educação, saúde, abastecimento, defesa social, cultura, assistência social, trabalho, esporte, lazer e juventude), sendo que as despesas do FMCA ocupam o quarto lugar em quantidade de recursos (desconsiderados os gastos com educação), porém após a análise da execução orçamentária verificou-se que apenas 51,6% da fixação das despesas foram executadas.UniCEUBStrapasson Jambersi, KarolineGonçalves de Oliveira, Antonio2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/654210.5102/rbpp.v10i1.6542Brazilian Journal of Public Policy; v. 10, n. 1 (2020)Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 10, n. 1 (2020)Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 10, n. 1 (2020)2236-16772179-8338reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)instacron:UNICEUBporhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6542/pdfDireitos autorais 2020 Revista Brasileira de Políticas Públicasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-03T21:21:14Zoai:oai.uniceub.emnuvens.com.br:article/6542Revistahttp://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/index.php/RBPPPRIhttps://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/oaiatendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com2236-16772179-8338opendoar:2020-11-03T21:21:14Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)false
dc.title.none.fl_str_mv Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução
title Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução
spellingShingle Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução
Strapasson Jambersi, Karoline
Políticas Públicas; Direito
Fundo Municipal para Criança e Adolescente; Planejamento orçamentário; execução orçamentária; Conselho Municipal para Crianças e Adolescentes de Curitiba.
title_short Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução
title_full Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução
title_fullStr Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução
title_full_unstemmed Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução
title_sort Orçamento para os direitos das crianças e adolescentes em Curitiba: plano e execução
author Strapasson Jambersi, Karoline
author_facet Strapasson Jambersi, Karoline
Gonçalves de Oliveira, Antonio
author_role author
author2 Gonçalves de Oliveira, Antonio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Strapasson Jambersi, Karoline
Gonçalves de Oliveira, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas Públicas; Direito
Fundo Municipal para Criança e Adolescente; Planejamento orçamentário; execução orçamentária; Conselho Municipal para Crianças e Adolescentes de Curitiba.
topic Políticas Públicas; Direito
Fundo Municipal para Criança e Adolescente; Planejamento orçamentário; execução orçamentária; Conselho Municipal para Crianças e Adolescentes de Curitiba.
description Após a Constituição de 1988 os municípios assumiram um papel importante na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, em razão da descentralização de políticas públicas e de mecanismos de gestão democrática como os conselhos dos direitos das crianças e adolescentes e os fundos especiais, cuja decisão sobre a alocação de recursos é compartilhada com representantes da sociedade civil. Este é um estudo exploratório acerca do fundo especial voltado à infância e adolescência no município de Curitiba no ano de 2019. A pesquisa se desdobrou em três etapas: (i) revisão bibliográfica sobre a temática dos direitos das crianças e adolescentes e do Fundo Municipal para Criança e Adolescente (FMCA); (ii) análise documental das leis orçamentárias do Município de Curitiba a fim de identificar as despesas gerais planejadas para crianças e adolescentes e as despesas no FMCA; (iii) comparação entre as despesas planejadas no campo da assistência social para crianças e adolescentes com sua execução orçamentária disponível no Portal da Transparência de Curitiba. Verificou-se que o orçamento destinado à infância envolve diversas áreas (educação, saúde, abastecimento, defesa social, cultura, assistência social, trabalho, esporte, lazer e juventude), sendo que as despesas do FMCA ocupam o quarto lugar em quantidade de recursos (desconsiderados os gastos com educação), porém após a análise da execução orçamentária verificou-se que apenas 51,6% da fixação das despesas foram executadas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6542
10.5102/rbpp.v10i1.6542
url https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6542
identifier_str_mv 10.5102/rbpp.v10i1.6542
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.publicacoesacademicas.uniceub.br/RBPP/article/view/6542/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Políticas Públicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2020 Revista Brasileira de Políticas Públicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
publisher.none.fl_str_mv UniCEUB
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Public Policy; v. 10, n. 1 (2020)
Revista Brasileña de Políticas Públicas; v. 10, n. 1 (2020)
Revista Brasileira de Políticas Públicas; v. 10, n. 1 (2020)
2236-1677
2179-8338
reponame:Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
instname:Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron:UNICEUB
instname_str Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
instacron_str UNICEUB
institution UNICEUB
reponame_str Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
collection Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Políticas Públicas (Online) - Centro de Ensino de Brasília (UNICEUB)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.seer@uniceub.br||rbppuniceub@gmail.com|| prisqua@gmail.com|| marcelodvarella@gmail.com
_version_ 1798328492723535872