Programa de melhoria do acesso e qualidade da atenção básica: reflexões sobre o papel da avaliação na efetivação da integralidade em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, Wanessa da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13224
Resumo: A integralidade, enquanto princípio orientador do SUS, ainda não é uma realidade no cotidiano da atenção à saúde, apesar dos evidentes avanços do sistema de saúde. Na busca de mudanças nesse cenário, de forma a materializar esse princípio a partir da Atenção Básica (AB), é importante um contínuo processo de avaliação, buscando a melhoria de acesso e, consequentemente, uma assistência de qualidade. Nesse sentido, o Ministério da Saúde instituiu o Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), com o intuito de avaliar esse nível de atenção. O estudo analisou os documentos e instrumentos que integram o PMAQ, com o objetivo de identificar seu fundamento teórico e da possibilidade de organização dos serviços de AB de acordo com a diretriz da integralidade. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Como categorias de análise, foram utilizadas as quatro dimensões da integralidade defendidas por Giovanella et al. (2002): primazia das ações de promoção e prevenção; garantia da atenção nos três níveis de complexidade; articulação das ações de prevenção, promoção e recuperação; abordagem integral dos indivíduos e das famílias. Os resultados das análises possibilitaram entender que o PMAQ é um programa de instrumentos de avaliação da estrutura, processo e resultados do acesso e da qualidade dos serviços da AB e, por conseguinte, teoricamente filiado à teoria da avaliação de estrutura, processo e resultado. Possui indicadores que apontam para a integralidade, contemplando de certa forma, suas quatro dimensões. Por outro lado, o programa foca os serviços da AB sem articulá-los com os demais serviços ofertados pela rede; além disso, o uso dos instrumentos trazidos por ele exige adaptabilidade às determinações instituídas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, não proporciona a criatividade entre os envolvidos, nem garante sua participação no processo de construção de seus instrumentos, sendo assim, podemos afirmar que há algo de objetivismo, portanto, de utilitarismo nesse programa
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Trata-se de um estudo exploratório, descritivo e analítico, utilizando técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Como categorias de análise, foram utilizadas as quatro dimensões da integralidade defendidas por Giovanella et al. (2002): primazia das ações de promoção e prevenção; garantia da atenção nos três níveis de complexidade; articulação das ações de prevenção, promoção e recuperação; abordagem integral dos indivíduos e das famílias. Os resultados das análises possibilitaram entender que o PMAQ é um programa de instrumentos de avaliação da estrutura, processo e resultados do acesso e da qualidade dos serviços da AB e, por conseguinte, teoricamente filiado à teoria da avaliação de estrutura, processo e resultado. Possui indicadores que apontam para a integralidade, contemplando de certa forma, suas quatro dimensões. Por outro lado, o programa foca os serviços da AB sem articulá-los com os demais serviços ofertados pela rede; além disso, o uso dos instrumentos trazidos por ele exige adaptabilidade às determinações instituídas pelo Ministério da Saúde. Dessa forma, não proporciona a criatividade entre os envolvidos, nem garante sua participação no processo de construção de seus instrumentos, sendo assim, podemos afirmar que há algo de objetivismo, portanto, de utilitarismo nesse programaporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessIntegralidadeAvaliação em saúdeAtenção BásicaPrograma de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção BásicaPrograma de melhoria do acesso e qualidade da atenção básica: reflexões sobre o papel da avaliação na efetivação da integralidade em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILWanessa Gomes final.pdf.jpgWanessa Gomes final.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1334https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13224/5/Wanessa%20Gomes%20final.pdf.jpg41e9f4b70cec6b45e5375c9f85ee1c9dMD55ORIGINALWanessa Gomes final.pdfWanessa Gomes final.pdfapplication/pdf481821https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13224/1/Wanessa%20Gomes%20final.pdffa57b6ee19097def6629be9e494ac842MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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