Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZIEGELMAIER, Rafael Suarez
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39464
Resumo: Os movimentos do corpo humano envolvem simultaneamente ação e percepção, e por meio deles somos capazes de reconhecer intenções e estados emocionais de outras pessoas. O movimento corporal como comunicação é estudado em diversas áreas do saber, e pesquisas recentes em Human-Computer Interaction (HCI) exploram como o movimento humano pode ser integrado em contextos digitais, o que levou ao desenvolvimento de novas ferramentas, modelos teóricos e técnicas computacionais para capturar, analisar e visualizar a complexidade do movimento humano em vários campos como: animação de personagens, design de jogos, design de interação, reconhecimento de gesto, visão computacional e robótica. Essas pesquisas visam extrair dos movimentos humanos não só seus dados matemáticos de deslocamento espacial, mas principalmente, dados sobre o significado, intenção e poder comunicativo do movimento. Para isso os pesquisadores passaram a utilizar o método Laban Movement Analysis (LMA), que fornece uma estrutura conceitual capaz de gerar parâmetros que possibilitam a associação entre os movimentos corporais e as intenções e emoções que os motivaram. Essa tese aborda a falta de definição de um modelo para a aplicação do método LMA como instrumento de design e propõe o desenvolvimento de um modelo que determine quais componentes do método LMA estão associados aos movimentos característicos expressados em diferentes estados emocionais. O desenvolvimento desse projeto deu-se por meio da combinação de revisão literária e estudo aplicado. A primeira abrange conceitos teóricos da técnica de Animação, e do método de análise de movimentos desenvolvido por Rudolf Laban. Também discutimos como o método tem sido utilizado em diversas pesquisas da área de Human-Computer Interaction (HCI) e delimitamos o escopo das emoções a serem pesquisadas conforme o Russel´s Circumplex of Affect. Já o estudo aplicado compõe-se de duas partes. Na primeira expomos os motivos do uso de filmes de animação como referência do trabalho, quais os critérios para a seleção das cenas, como foi aplicado o método de análise para catalogação das mesmas e classificamos e discutimos os dados obtidos. Na segunda parte apresentamos o modelo E-motion, e o submetemos a um teste com usuários. Em seguida, utilizamos os resultados práticos do primeiro teste para que outro grupo de avaliadores confirmasse a efetividade do modelo.
id UFPE_1250be737fed563ddab9e37d835f436a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39464
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ZIEGELMAIER, Rafael Suarezhttp://lattes.cnpq.br/3113779571841568http://lattes.cnpq.br/3252289006108114CORREIA, Walter Franklin Marques2021-03-25T13:45:54Z2021-03-25T13:45:54Z2019-08-07ZIEGELMAIER, Rafael Suarez. Modelo E-motion: componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39464Os movimentos do corpo humano envolvem simultaneamente ação e percepção, e por meio deles somos capazes de reconhecer intenções e estados emocionais de outras pessoas. O movimento corporal como comunicação é estudado em diversas áreas do saber, e pesquisas recentes em Human-Computer Interaction (HCI) exploram como o movimento humano pode ser integrado em contextos digitais, o que levou ao desenvolvimento de novas ferramentas, modelos teóricos e técnicas computacionais para capturar, analisar e visualizar a complexidade do movimento humano em vários campos como: animação de personagens, design de jogos, design de interação, reconhecimento de gesto, visão computacional e robótica. Essas pesquisas visam extrair dos movimentos humanos não só seus dados matemáticos de deslocamento espacial, mas principalmente, dados sobre o significado, intenção e poder comunicativo do movimento. Para isso os pesquisadores passaram a utilizar o método Laban Movement Analysis (LMA), que fornece uma estrutura conceitual capaz de gerar parâmetros que possibilitam a associação entre os movimentos corporais e as intenções e emoções que os motivaram. Essa tese aborda a falta de definição de um modelo para a aplicação do método LMA como instrumento de design e propõe o desenvolvimento de um modelo que determine quais componentes do método LMA estão associados aos movimentos característicos expressados em diferentes estados emocionais. O desenvolvimento desse projeto deu-se por meio da combinação de revisão literária e estudo aplicado. A primeira abrange conceitos teóricos da técnica de Animação, e do método de análise de movimentos desenvolvido por Rudolf Laban. Também discutimos como o método tem sido utilizado em diversas pesquisas da área de Human-Computer Interaction (HCI) e delimitamos o escopo das emoções a serem pesquisadas conforme o Russel´s Circumplex of Affect. Já o estudo aplicado compõe-se de duas partes. Na primeira expomos os motivos do uso de filmes de animação como referência do trabalho, quais os critérios para a seleção das cenas, como foi aplicado o método de análise para catalogação das mesmas e classificamos e discutimos os dados obtidos. Na segunda parte apresentamos o modelo E-motion, e o submetemos a um teste com usuários. Em seguida, utilizamos os resultados práticos do primeiro teste para que outro grupo de avaliadores confirmasse a efetividade do modelo.The movements of the human body involve both action and perception, and through them, we are able to recognize the intentions and emotional states of other people. Body movement as communication is studied in several areas of knowledge, and recent research in Human-Computer Interaction (HCI) explores how human movement can be integrated into digital contexts, which led to the development of new tools, theoretical models and computational techniques for capture, analyze and visualize the complexity of human movement in various fields such as character animation, game design, interaction design, gesture recognition, computer vision, and robotics. These researches aim to extract from human movements not only their mathematical data of spatial displacement but mainly, data on the meaning, intention and communicative power of the movement. In order to do so, the researchers used the Laban Movement Analysis (LMA) method, which provides a conceptual framework capable of generating parameters that allow the association between the body movements and the intentions and emotions that motivated them. This thesis addresses the lack of definition of a model for the application of the LMA method as a design instrument and proposes the development of a model that determines which components of the LMA method are associated with the characteristic movements expressed in different emotional states. The development of this project took place through a combination of review and applied study. The first one covers theoretical concepts of the technique of Animation and the method of analysis of movements developed by Rudolf Laban. We also discuss how the method has been used in several kinds of research in the area of Human-Computer Interaction (HCI) and delimit the scope of the emotions to be searched according to Russel's Circumplex of Affect. The applied study, however, is composed of two parts. In the first one, we explain the reasons for the use of animation films as a reference of the work, the criteria for the selection of the scenes, how the analysis method was applied to catalog them and classify and discuss the data obtained. In the second part, we present the E-motion model and submit it to a test with users. Then, we used the practical results of the first test so that another group of evaluators confirmed the effectiveness of the model.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDesign de movimentoLaban Movement AnalysisAnimaçãoExpressão corporalModelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Rafael Suarez Ziegelmaier.pdf.txtTESE Rafael Suarez Ziegelmaier.pdf.txtExtracted texttext/plain377434https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/4/TESE%20%20Rafael%20Suarez%20Ziegelmaier.pdf.txt321699a6ef1f40ff545e864ec2d17b20MD54THUMBNAILTESE Rafael Suarez Ziegelmaier.pdf.jpgTESE Rafael Suarez Ziegelmaier.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1149https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/5/TESE%20%20Rafael%20Suarez%20Ziegelmaier.pdf.jpg03d923590cb04733d96a3cc8bc2af042MD55ORIGINALTESE Rafael Suarez Ziegelmaier.pdfTESE Rafael Suarez Ziegelmaier.pdfapplication/pdf14213673https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/1/TESE%20%20Rafael%20Suarez%20Ziegelmaier.pdfbba88a4bd2d6b97f491ef951a5df4bebMD51123456789/394642021-03-26 02:15:30.035oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-03-26T05:15:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos
title Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos
spellingShingle Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos
ZIEGELMAIER, Rafael Suarez
Design de movimento
Laban Movement Analysis
Animação
Expressão corporal
title_short Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos
title_full Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos
title_fullStr Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos
title_full_unstemmed Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos
title_sort Modelo E-motion : componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos
author ZIEGELMAIER, Rafael Suarez
author_facet ZIEGELMAIER, Rafael Suarez
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3113779571841568
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3252289006108114
dc.contributor.author.fl_str_mv ZIEGELMAIER, Rafael Suarez
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv CORREIA, Walter Franklin Marques
contributor_str_mv CORREIA, Walter Franklin Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Design de movimento
Laban Movement Analysis
Animação
Expressão corporal
topic Design de movimento
Laban Movement Analysis
Animação
Expressão corporal
description Os movimentos do corpo humano envolvem simultaneamente ação e percepção, e por meio deles somos capazes de reconhecer intenções e estados emocionais de outras pessoas. O movimento corporal como comunicação é estudado em diversas áreas do saber, e pesquisas recentes em Human-Computer Interaction (HCI) exploram como o movimento humano pode ser integrado em contextos digitais, o que levou ao desenvolvimento de novas ferramentas, modelos teóricos e técnicas computacionais para capturar, analisar e visualizar a complexidade do movimento humano em vários campos como: animação de personagens, design de jogos, design de interação, reconhecimento de gesto, visão computacional e robótica. Essas pesquisas visam extrair dos movimentos humanos não só seus dados matemáticos de deslocamento espacial, mas principalmente, dados sobre o significado, intenção e poder comunicativo do movimento. Para isso os pesquisadores passaram a utilizar o método Laban Movement Analysis (LMA), que fornece uma estrutura conceitual capaz de gerar parâmetros que possibilitam a associação entre os movimentos corporais e as intenções e emoções que os motivaram. Essa tese aborda a falta de definição de um modelo para a aplicação do método LMA como instrumento de design e propõe o desenvolvimento de um modelo que determine quais componentes do método LMA estão associados aos movimentos característicos expressados em diferentes estados emocionais. O desenvolvimento desse projeto deu-se por meio da combinação de revisão literária e estudo aplicado. A primeira abrange conceitos teóricos da técnica de Animação, e do método de análise de movimentos desenvolvido por Rudolf Laban. Também discutimos como o método tem sido utilizado em diversas pesquisas da área de Human-Computer Interaction (HCI) e delimitamos o escopo das emoções a serem pesquisadas conforme o Russel´s Circumplex of Affect. Já o estudo aplicado compõe-se de duas partes. Na primeira expomos os motivos do uso de filmes de animação como referência do trabalho, quais os critérios para a seleção das cenas, como foi aplicado o método de análise para catalogação das mesmas e classificamos e discutimos os dados obtidos. Na segunda parte apresentamos o modelo E-motion, e o submetemos a um teste com usuários. Em seguida, utilizamos os resultados práticos do primeiro teste para que outro grupo de avaliadores confirmasse a efetividade do modelo.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-07
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-25T13:45:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-25T13:45:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ZIEGELMAIER, Rafael Suarez. Modelo E-motion: componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39464
identifier_str_mv ZIEGELMAIER, Rafael Suarez. Modelo E-motion: componentes de LMA como ferramenta de design para construção de movimentos e gestos expressivos. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Design
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/4/TESE%20%20Rafael%20Suarez%20Ziegelmaier.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/5/TESE%20%20Rafael%20Suarez%20Ziegelmaier.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39464/1/TESE%20%20Rafael%20Suarez%20Ziegelmaier.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
321699a6ef1f40ff545e864ec2d17b20
03d923590cb04733d96a3cc8bc2af042
bba88a4bd2d6b97f491ef951a5df4beb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310644046757888