Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589 |
Resumo: | Evidencia-se a necessidade da inserção de conteúdos relativos à Geometria Não Euclidiana na proposta curricular do Curso de Formação de Professores de Matemática. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo, nesta pesquisa, propor Oficinas de Práticas Matemáticas, na formação de professores, para fomentar a inserção de assuntos da Geometria Não Euclidiana no currículo de cursos de licenciaturas em Matemática. Para levar a cabo essa proposição, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com alunos do sétimo semestre da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O quadro teórico adotado foi a Teoria Antropológica do Didático, que elenca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de Oficinas de Práticas Matemáticas como dispositivo de formação de professores. O resultado aponta as oficinas como um dispositivo importante para inserir a Geometria Não Euclidiana na formação de professores de Matemática e fomentar a presença deste campo da geometria na proposta curricular do Curso de Formação de Professor de Matemática no Maranhão. |
id |
UFPA-6_1622591c6c191945168efef9f566296f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/589 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticasFormação de ProfessoresGeometria Não EuclidianaOficina de Práticas MatemáticasEvidencia-se a necessidade da inserção de conteúdos relativos à Geometria Não Euclidiana na proposta curricular do Curso de Formação de Professores de Matemática. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo, nesta pesquisa, propor Oficinas de Práticas Matemáticas, na formação de professores, para fomentar a inserção de assuntos da Geometria Não Euclidiana no currículo de cursos de licenciaturas em Matemática. Para levar a cabo essa proposição, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com alunos do sétimo semestre da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O quadro teórico adotado foi a Teoria Antropológica do Didático, que elenca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de Oficinas de Práticas Matemáticas como dispositivo de formação de professores. O resultado aponta as oficinas como um dispositivo importante para inserir a Geometria Não Euclidiana na formação de professores de Matemática e fomentar a presença deste campo da geometria na proposta curricular do Curso de Formação de Professor de Matemática no Maranhão.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58910.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024002.id589REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240022675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589/539Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Alexandre PereiraGuerra, Renato BorgesNunes, José Messildo Viana2024-02-09T22:35:33Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/589Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:33Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas |
title |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas |
spellingShingle |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas Sousa, Alexandre Pereira Formação de Professores Geometria Não Euclidiana Oficina de Práticas Matemáticas |
title_short |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas |
title_full |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas |
title_fullStr |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas |
title_full_unstemmed |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas |
title_sort |
Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas |
author |
Sousa, Alexandre Pereira |
author_facet |
Sousa, Alexandre Pereira Guerra, Renato Borges Nunes, José Messildo Viana |
author_role |
author |
author2 |
Guerra, Renato Borges Nunes, José Messildo Viana |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Alexandre Pereira Guerra, Renato Borges Nunes, José Messildo Viana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Geometria Não Euclidiana Oficina de Práticas Matemáticas |
topic |
Formação de Professores Geometria Não Euclidiana Oficina de Práticas Matemáticas |
description |
Evidencia-se a necessidade da inserção de conteúdos relativos à Geometria Não Euclidiana na proposta curricular do Curso de Formação de Professores de Matemática. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo, nesta pesquisa, propor Oficinas de Práticas Matemáticas, na formação de professores, para fomentar a inserção de assuntos da Geometria Não Euclidiana no currículo de cursos de licenciaturas em Matemática. Para levar a cabo essa proposição, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com alunos do sétimo semestre da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O quadro teórico adotado foi a Teoria Antropológica do Didático, que elenca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de Oficinas de Práticas Matemáticas como dispositivo de formação de professores. O resultado aponta as oficinas como um dispositivo importante para inserir a Geometria Não Euclidiana na formação de professores de Matemática e fomentar a presença deste campo da geometria na proposta curricular do Curso de Formação de Professor de Matemática no Maranhão. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024002.id589 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024002.id589 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589/539 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024002 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002265067520 |