Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Guerra, Renato Borges, Nunes, José Messildo Viana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589
Resumo: Evidencia-se a necessidade da inserção de conteúdos relativos à Geometria Não Euclidiana na proposta curricular do Curso de Formação de Professores de Matemática. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo, nesta pesquisa, propor Oficinas de Práticas Matemáticas, na formação de professores, para fomentar a inserção de assuntos da Geometria Não Euclidiana no currículo de cursos de licenciaturas em Matemática. Para levar a cabo essa proposição, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com alunos do sétimo semestre da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O quadro teórico adotado foi a Teoria Antropológica do Didático, que elenca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de Oficinas de Práticas Matemáticas como dispositivo de formação de professores. O resultado aponta as oficinas como um dispositivo importante para inserir a Geometria Não Euclidiana na formação de professores de Matemática e fomentar a presença deste campo da geometria na proposta curricular do Curso de Formação de Professor de Matemática no Maranhão.
id UFPA-6_1622591c6c191945168efef9f566296f
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/589
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticasFormação de ProfessoresGeometria Não EuclidianaOficina de Práticas MatemáticasEvidencia-se a necessidade da inserção de conteúdos relativos à Geometria Não Euclidiana na proposta curricular do Curso de Formação de Professores de Matemática. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo, nesta pesquisa, propor Oficinas de Práticas Matemáticas, na formação de professores, para fomentar a inserção de assuntos da Geometria Não Euclidiana no currículo de cursos de licenciaturas em Matemática. Para levar a cabo essa proposição, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com alunos do sétimo semestre da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O quadro teórico adotado foi a Teoria Antropológica do Didático, que elenca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de Oficinas de Práticas Matemáticas como dispositivo de formação de professores. O resultado aponta as oficinas como um dispositivo importante para inserir a Geometria Não Euclidiana na formação de professores de Matemática e fomentar a presença deste campo da geometria na proposta curricular do Curso de Formação de Professor de Matemática no Maranhão.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/58910.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024002.id589REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240022675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589/539Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Alexandre PereiraGuerra, Renato BorgesNunes, José Messildo Viana2024-02-09T22:35:33Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/589Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:33Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
title Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
spellingShingle Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
Sousa, Alexandre Pereira
Formação de Professores
Geometria Não Euclidiana
Oficina de Práticas Matemáticas
title_short Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
title_full Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
title_fullStr Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
title_full_unstemmed Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
title_sort Geometria Não Euclidiana na formação do professor de matemática: oficinas de práticas matemáticas
author Sousa, Alexandre Pereira
author_facet Sousa, Alexandre Pereira
Guerra, Renato Borges
Nunes, José Messildo Viana
author_role author
author2 Guerra, Renato Borges
Nunes, José Messildo Viana
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Alexandre Pereira
Guerra, Renato Borges
Nunes, José Messildo Viana
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores
Geometria Não Euclidiana
Oficina de Práticas Matemáticas
topic Formação de Professores
Geometria Não Euclidiana
Oficina de Práticas Matemáticas
description Evidencia-se a necessidade da inserção de conteúdos relativos à Geometria Não Euclidiana na proposta curricular do Curso de Formação de Professores de Matemática. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo, nesta pesquisa, propor Oficinas de Práticas Matemáticas, na formação de professores, para fomentar a inserção de assuntos da Geometria Não Euclidiana no currículo de cursos de licenciaturas em Matemática. Para levar a cabo essa proposição, desenvolveu-se uma pesquisa-ação com alunos do sétimo semestre da Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. O quadro teórico adotado foi a Teoria Antropológica do Didático, que elenca ferramentas necessárias para o desenvolvimento de Oficinas de Práticas Matemáticas como dispositivo de formação de professores. O resultado aponta as oficinas como um dispositivo importante para inserir a Geometria Não Euclidiana na formação de professores de Matemática e fomentar a presença deste campo da geometria na proposta curricular do Curso de Formação de Professor de Matemática no Maranhão.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024002.id589
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024002.id589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/589/539
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024002
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002265067520