SmartLearning: um processo de aprendizagem baseado na autorregulação
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27479 |
Resumo: | A promoção da aprendizagem de banco de dados nos cursos de tecnologias vem sendo abordada em diversas pesquisas devido a sua importância na formação das habilidades dos profissionais de computação e a necessidade do mercado de trabalho. Entretanto, o ensino tradicional apresenta deficiências para proporcionar o conhecimento sólido aos alunos e motivá-los a aprender. A autorregulação da aprendizagem tem como objetivo auxiliar os estudantes a identificar as causas que influenciam os erros e acertos da sua aprendizagem por meio da autoavaliação, fazendo com que por meio da reflexão aprimorem suas técnicas de aprendizagem de acordo com a individualidade de cada um. Esse trabalho, visando colaborar no desenvolvimento do aprendizado das habilidades de banco de dados, propôs o processo SmartLearning, que foi concebido para complementar junto com as técnicas de aprendizagem, os conceitos de regulação da aprendizagem para melhorar o pensamento crítico do aluno com relação ao modo de aprender de forma personalizada. O processo SmartLearning e o protótipo do SmartDB, elaborado por meio de uma pesquisa exploratória, foram avaliados por professores da área computacional que evidenciaram possível contribuição ao processo de aprendizagem do aluno com o suporte da autorregulação. Após a avaliação dos professores, o processo SmartLearning foi validado por meio de um experimento com estudantes do ensino superior. O experimento refere-se à aplicação de um pré-teste e um pós-teste, no protótipo SmartDB, sobre requisições SQL. Os resultados obtidos no estudo evidenciam a colaboração do processo na aprendizagem do aluno na disciplina de banco de dados. |
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SILVA, Vanessa Cristinehttp://lattes.cnpq.br/3606888589495948http://lattes.cnpq.br/7465148175791735TEDESCO, Patrícia Cabral de Azevedo Restelli2018-11-14T16:33:21Z2018-11-14T16:33:21Z2017-05-04https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27479ark:/64986/001300000549kA promoção da aprendizagem de banco de dados nos cursos de tecnologias vem sendo abordada em diversas pesquisas devido a sua importância na formação das habilidades dos profissionais de computação e a necessidade do mercado de trabalho. Entretanto, o ensino tradicional apresenta deficiências para proporcionar o conhecimento sólido aos alunos e motivá-los a aprender. A autorregulação da aprendizagem tem como objetivo auxiliar os estudantes a identificar as causas que influenciam os erros e acertos da sua aprendizagem por meio da autoavaliação, fazendo com que por meio da reflexão aprimorem suas técnicas de aprendizagem de acordo com a individualidade de cada um. Esse trabalho, visando colaborar no desenvolvimento do aprendizado das habilidades de banco de dados, propôs o processo SmartLearning, que foi concebido para complementar junto com as técnicas de aprendizagem, os conceitos de regulação da aprendizagem para melhorar o pensamento crítico do aluno com relação ao modo de aprender de forma personalizada. O processo SmartLearning e o protótipo do SmartDB, elaborado por meio de uma pesquisa exploratória, foram avaliados por professores da área computacional que evidenciaram possível contribuição ao processo de aprendizagem do aluno com o suporte da autorregulação. Após a avaliação dos professores, o processo SmartLearning foi validado por meio de um experimento com estudantes do ensino superior. O experimento refere-se à aplicação de um pré-teste e um pós-teste, no protótipo SmartDB, sobre requisições SQL. Os resultados obtidos no estudo evidenciam a colaboração do processo na aprendizagem do aluno na disciplina de banco de dados.The promotion of database learning in technology courses has been approached in several researches due to its importance in training the skills of computer professionals and the need of the job market. However, traditional teaching has shortcomings in order to provide students with solid knowledge and motivates them to learn. Self-regulation of learning aims to help students identify the causes that influence their learning errors and successes through self-assessment, who through reflection improve their learning techniques according to the individuality of each one. This paper, aiming to collaborate in the development of the learning of database skills, proposed the SmartLearning process that was designed to complement, along with the learning techniques, the concept of learning regulation to improve student's critical thinking about how to learn in personalized ways. The SmartLearning processs and SmartDB prototype developed through an exploratory research were evaluated by teachers of the computing area who showed a possible contribution to the learning process of the student with the support of self-regulation. After the teacher’s evaluation, the SmartLearning process was validated by means of an experiment with students of higher education. The experiment refers to the application of a pre-test and a post-test, in the SmartDB prototype, on SQL requests. The results obtained in this study show the process to the student learning in the database course.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBanco de dadosEstratégias de aprendizagemSmartLearning: um processo de aprendizagem baseado na autorregulaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Vanessa Cristine Silva.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Vanessa Cristine Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1297https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27479/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vanessa%20Cristine%20Silva.pdf.jpge817aec73ad994905d7c5f50eb2ac343MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Vanessa Cristine Silva.pdfDISSERTAÇÃO Vanessa Cristine Silva.pdfapplication/pdf3395848https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27479/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Vanessa%20Cristine%20Silva.pdf170cd7e66e83015b4aa1f91d9988dea9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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