Duelo de MCs : Avaliatividade e construção de sentido

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA JUNIOR, Valmir Joaquim da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000012mgr
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/50077
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar como e quais recursos léxico-gramaticais e semântico-discursivos são usados para expressar atitude durante duelos de MCs, buscando entender como avaliações constroem sentido no gênero em questão à luz do Sistema de Avaliatividade (Martin, 2000; Martin e Rose, 2003 [2007]; Martin e White, 2005). Tal abordagem teórica insere-se no escopo da Linguística Sistêmico- Funcional (Halliday e Matthiessen, 1999; Halliday e Matthiessen, 2014). Nesse sentido, o Sistema de Transitividade, categoria da LSF, mostra-se relevante, uma vez que os significados ideacionais também podem imprimir uma carga avaliativa. Em relação aos duelos de MCs, também chamados de batalhas de MCs e batalhas de rima, nossas principais fontes teóricas são: Pimentel (1997), Rose (1994), Shusterman (1998), Marques (2013) e Teperman (2013). A batalha de rima é um gênero da esfera oral ligado ao universo do hip-hop e do rap, cuja origem remonta aos jogos verbais de origem africana, tais como the dozens e signifying. Geralmente, os participantes que se engajam nessas disputas são jovens, em sua maioria de periferia, que postulam, além de ter suas vozes ouvidas, exibir suas habilidades com as palavras. Para visualizar esse movimento avaliativo dentro dessa prática, selecionamos seis duelos da “Batalha da Escadaria”, competição que acontece desde 2008 no centro de Recife, sendo uma das mais tradicionais do Brasil. Dezesseis MCs são sorteados para participar da competição e vão se enfrentando até que se chegue a um vencedor. Após a escolha das batalhas, disponibilizadas no Youtube e ocorridas em 2018, 2019 e 2020, começou o processo de transcrição. Em seguida, houve a marcação de todos os itens avaliativos e, por fim, sua classificação de acordo com as categorias do subsistema de atitude, a saber, afeto, julgamento e apreciação. A análise mostra um alto grau de avaliações de julgamento, nos fazendo perceber que o MC tende a construir uma imagem positiva de si mesmo, utilizando recursos que focalizem sua capacidade e competência; alguns processos materiais adquirem, nesses momentos, uma semântica agentiva. Referindo-se ao seu adversário, os MCs costumam associá-los à falta de habilidade com as rimas e à falta de conteúdo, por isso é comum o uso de processos mentais, a fim de questionar a capacidade cognitiva de seu oponente. Uma outra questão revelada diz respeito ao uso de comparações com personalidades, personagens e instituições para realizar avaliações. Os MCs focalizam determinada característica do objeto referenciado para atribuí-la a si ou a seu adversário, tentando, dessa forma, direcionar o olhar do público que acompanha o evento. Vimos que a categoria afeto funcionou como auxiliar na construção dessas personas. Em relação à apreciação, os itens rima e rap são avaliados como texto e discurso, o que remeteu tanto a aspectos ligados à forma quanto relacionados ao conteúdo. A atividade de avaliar, tomada por Martin e White (2005) como intrínseca à realidade humana, ganha relevância nas batalhas na medida em que se configura como ferramenta fundamental para que os MCs se mostrem superiores uns aos outros. É por meio de avaliações que diversas estratégias são mobilizadas para marcar as diferenças entre os oponentes.
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Nesse sentido, o Sistema de Transitividade, categoria da LSF, mostra-se relevante, uma vez que os significados ideacionais também podem imprimir uma carga avaliativa. Em relação aos duelos de MCs, também chamados de batalhas de MCs e batalhas de rima, nossas principais fontes teóricas são: Pimentel (1997), Rose (1994), Shusterman (1998), Marques (2013) e Teperman (2013). A batalha de rima é um gênero da esfera oral ligado ao universo do hip-hop e do rap, cuja origem remonta aos jogos verbais de origem africana, tais como the dozens e signifying. Geralmente, os participantes que se engajam nessas disputas são jovens, em sua maioria de periferia, que postulam, além de ter suas vozes ouvidas, exibir suas habilidades com as palavras. Para visualizar esse movimento avaliativo dentro dessa prática, selecionamos seis duelos da “Batalha da Escadaria”, competição que acontece desde 2008 no centro de Recife, sendo uma das mais tradicionais do Brasil. Dezesseis MCs são sorteados para participar da competição e vão se enfrentando até que se chegue a um vencedor. Após a escolha das batalhas, disponibilizadas no Youtube e ocorridas em 2018, 2019 e 2020, começou o processo de transcrição. Em seguida, houve a marcação de todos os itens avaliativos e, por fim, sua classificação de acordo com as categorias do subsistema de atitude, a saber, afeto, julgamento e apreciação. A análise mostra um alto grau de avaliações de julgamento, nos fazendo perceber que o MC tende a construir uma imagem positiva de si mesmo, utilizando recursos que focalizem sua capacidade e competência; alguns processos materiais adquirem, nesses momentos, uma semântica agentiva. Referindo-se ao seu adversário, os MCs costumam associá-los à falta de habilidade com as rimas e à falta de conteúdo, por isso é comum o uso de processos mentais, a fim de questionar a capacidade cognitiva de seu oponente. Uma outra questão revelada diz respeito ao uso de comparações com personalidades, personagens e instituições para realizar avaliações. Os MCs focalizam determinada característica do objeto referenciado para atribuí-la a si ou a seu adversário, tentando, dessa forma, direcionar o olhar do público que acompanha o evento. Vimos que a categoria afeto funcionou como auxiliar na construção dessas personas. Em relação à apreciação, os itens rima e rap são avaliados como texto e discurso, o que remeteu tanto a aspectos ligados à forma quanto relacionados ao conteúdo. A atividade de avaliar, tomada por Martin e White (2005) como intrínseca à realidade humana, ganha relevância nas batalhas na medida em que se configura como ferramenta fundamental para que os MCs se mostrem superiores uns aos outros. É por meio de avaliações que diversas estratégias são mobilizadas para marcar as diferenças entre os oponentes.CAPESThis research aims to analyze how and which lexical-grammatical and semantic- discourse resources are used to express attitude during dueling MCs, seeking to understand how evaluations construct meaning in the genre in question in light of the Appraisal System (Martin, 2000; Martin and Rose, 2003 [2007]; Martin and White, 2005). Such a theoretical approach falls within the scope of Systemic-Functional Linguistics (Halliday and Matthiessen, 1999; Halliday and Matthiessen, 2014). In this sense, the Transitivity System, a LSF category, proves to be relevant, since ideational meanings can also imprint an evaluative charge. In relation to MC duels, also called MC battles and rhyme battles, our main theoretical sources are: Pimentel (1997), Rose (1994), Shusterman (1998), Marques (2013), and Teperman (2013). The rhyme battle is a genre of the oral sphere linked to the universe of hip-hop and rap, whose origin dates back to verbal games of African origin, such as the dozens and signifying. Generally, the participants who engage in these disputes are young people, mostly from the suburbs, who want, besides having their voices heard, to show off their skills with words. To visualize this evaluative movement within this practice, we selected six duels from "Batalha da Escadaria," a competition that has been held since 2008 in downtown Recife, one of the most traditional in Brazil. Sixteen MCs are drawn to participate in the competition and face each other until a winner is reached. After choosing the battles, which were available on Youtube and occurred in 2018, 2019, and 2020, the transcription process began. Then, all evaluative items were marked and, finally, classified according to the categories of the attitude subsystem, namely, affect, judgment, and appreciation. The analysis shows a high degree of judgmental evaluations, making us realize that the MC tends to build a positive image of himself, using resources that focus on his ability and competence; some material process acquires, in these moments, an agentive semantics. Referring to their opponent, MCs usually associate them with lack of rhyming skills and lack of content, so it is common to use mental processes in order to question their opponent's cognitive capacity. Another issue revealed concerns the use of comparisons with personalities, characters, and institutions to make evaluations. The MCs focus on a certain characteristic of the referenced object to attribute it to themselves or to their opponent, trying, in this way, to direct the gaze of the public that follows the event. We saw that the category affection worked as an auxiliary in the construction of these personas. In relation to appreciation, the items rhyme and rap are evaluated as text and discourse, which referred to aspects related to form as well as to content. The activity of evaluating, taken by Martin and White (2005) as intrinsic to human reality, gains relevance in the battles to the extent that it is configured as a fundamental tool for the MCs to show themselves superior to each other. It is through evaluations that several strategies are mobilized to mark the differences between opponents.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLinguísticaDuelo de MCsHip-hopLinguística sistêmico-funcionalDuelo de MCs : Avaliatividade e construção de sentidoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50077/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53ORIGINALTESE Valmir Joaquim da Silva Junior.pdfTESE Valmir Joaquim da Silva Junior.pdfapplication/pdf1203476https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/50077/1/TESE%20Valmir%20Joaquim%20da%20Silva%20Junior.pdf3ff76b9b42ca679152b6a4969f2fc223MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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