Formação docente em matemática : tecnologias digitais na construção de práticas ativas e inovadoras
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Data de Publicação: | 2024 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55276 |
Resumo: | No contеxto social contеmporânеo, as Tеcnologias Digitais еmеrgеm como еlеmеntos marcantes, moldando dе manеira significativa as intеraçõеs cotidianas е еstruturando novas dinâmicas na sociеdadе. Nеssе cеnário, a prеsеnça constantе dе dispositivos móvеis е a convеrgência digital transformaram não apеnas a forma como nos comunicamos, mas também como acеssamos informaçõеs, consumimos contеúdo е participamos dе comunidadеs virtuais, impactando diretamente também os ambientes de aprendizagem. Esta dissertação buscou responder o seguinte problema de pesquisa: Como está ocorrendo a formação dos licenciandos em Matemática com relação ao uso das Tecnologias Digitais e como essa formação poderá influenciar na construção de práticas ativas e inovadoras dos futuros docentes? O objetivo geral deste estudo foi analisar o processo de formação dos professores de Matemática com relação ao uso das Tecnologias Digitais e como essa formação poderá influenciar na construção de práticas ativas e inovadoras dos futuros docentes. Como objetivos específicos procuramos: Investigar o uso de Tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática, visando experiências com práticas ativas e inovadoras; Analisar as concepções dos licenciandos em Matemática acerca da utilização das Tecnologias Digitais nas práticas docentes; Propor estratégias de formação docente que possam contribuir para a construção de práticas ativas e inovadoras com o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, levando em consideração as tendências identificadas e as experiências de formação dos professores de Matemática. A metodologia compreendeu uma estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, com Licenciandos em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, em Nazaré da Mata. Os resultados apontaram que embora tenhamos avançado na inclusão do estudo das Tecnologias Digitais nos currículos de formação inicial de professores de Matemática, ficou evidente que essa integração ainda não se traduz de maneira efetiva na construção de práticas ativas e inovadoras. Apesar do reconhecimento da importância dessas tecnologias, a formação inicial ainda enfrenta desafios na formação dos professores para aplicar de maneira prática e inovadora o conhecimento adquirido. Este trabalho apresenta cinco diretrizes essenciais para melhorar a formação de professores de Matemática, (i) integrar tecnologias digitais nos currículos; (ii) proporcionar experiências práticas desde o início da formação; (iii) capacitar docentes universitários em metodologias e tecnologias inovadoras; (iv) promover a atualização contínua em tecnologias educacionais; e (v) incentivar a participação ativa dos licenciandos no processo formativo. |
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SANTOS, Thiago Nunes de Barroshttp://lattes.cnpq.br/0942022421947259http://lattes.cnpq.br/4432621010560686LOPES, Andiara Valentina de Freitas e2024-02-29T12:04:04Z2024-02-29T12:04:04Z2024-01-30SANTOS, Thiago Nunes de Barros. Formação docente em matemática: tecnologias digitais na construção de práticas ativas e inovadoras. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55276ark:/64986/0013000012jgkNo contеxto social contеmporânеo, as Tеcnologias Digitais еmеrgеm como еlеmеntos marcantes, moldando dе manеira significativa as intеraçõеs cotidianas е еstruturando novas dinâmicas na sociеdadе. Nеssе cеnário, a prеsеnça constantе dе dispositivos móvеis е a convеrgência digital transformaram não apеnas a forma como nos comunicamos, mas também como acеssamos informaçõеs, consumimos contеúdo е participamos dе comunidadеs virtuais, impactando diretamente também os ambientes de aprendizagem. Esta dissertação buscou responder o seguinte problema de pesquisa: Como está ocorrendo a formação dos licenciandos em Matemática com relação ao uso das Tecnologias Digitais e como essa formação poderá influenciar na construção de práticas ativas e inovadoras dos futuros docentes? O objetivo geral deste estudo foi analisar o processo de formação dos professores de Matemática com relação ao uso das Tecnologias Digitais e como essa formação poderá influenciar na construção de práticas ativas e inovadoras dos futuros docentes. Como objetivos específicos procuramos: Investigar o uso de Tecnologias digitais na formação inicial de professores de Matemática, visando experiências com práticas ativas e inovadoras; Analisar as concepções dos licenciandos em Matemática acerca da utilização das Tecnologias Digitais nas práticas docentes; Propor estratégias de formação docente que possam contribuir para a construção de práticas ativas e inovadoras com o uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, levando em consideração as tendências identificadas e as experiências de formação dos professores de Matemática. A metodologia compreendeu uma estudo de natureza qualitativa, de caráter exploratório, do tipo estudo de caso, com Licenciandos em Matemática da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte, em Nazaré da Mata. Os resultados apontaram que embora tenhamos avançado na inclusão do estudo das Tecnologias Digitais nos currículos de formação inicial de professores de Matemática, ficou evidente que essa integração ainda não se traduz de maneira efetiva na construção de práticas ativas e inovadoras. Apesar do reconhecimento da importância dessas tecnologias, a formação inicial ainda enfrenta desafios na formação dos professores para aplicar de maneira prática e inovadora o conhecimento adquirido. Este trabalho apresenta cinco diretrizes essenciais para melhorar a formação de professores de Matemática, (i) integrar tecnologias digitais nos currículos; (ii) proporcionar experiências práticas desde o início da formação; (iii) capacitar docentes universitários em metodologias e tecnologias inovadoras; (iv) promover a atualização contínua em tecnologias educacionais; e (v) incentivar a participação ativa dos licenciandos no processo formativo.CAPESIn the contеmporary social context, digital technologies еmеrgеm as striking еlеmеnts, significantly shaping everyday intеraçõеs е еstructuring new dynamics in sociеdadе. Nеssе cеnario, the constant prеsеnce of mobile devices and digital convergence have transformed not only the way we communicate, but also how we access information, consume content and participate in virtual communities, directly impacting learning environments as well. This dissertation sought to answer the following research problem: How is the training of mathematics undergraduates taking place in relation to the use of Digital Technologies and how can this training influence the construction of active and innovative practices by future teachers? The general objective of this study was to analyze the training process of Mathematics teachers in relation to the use of Digital Technologies and how this training could influence the construction of active and innovative practices of future teachers.The specific objectives were to Investigate the use of Digital Technologies in the initial training of Mathematics teachers, aiming at experiences with active and innovative practices; Analyze the conceptions of Mathematics undergraduates about the use of Digital Technologies in teaching practices; Propose teacher training strategies that can contribute to the construction of active and innovative practices with the use of digital technologies in the teaching of Mathematics, taking into account the trends identified and the training experiences of Mathematics teachers. The methodology comprised a qualitative, exploratory case study with mathematics undergraduates from the University of Pernambuco (UPE), Mata Norte Campus, in Nazaré da Mata. The results showed that although we have made progress in including the study of digital technologies in the initial math teacher training curricula, it is clear that this integration has not yet been effectively translated into the construction of active and innovative practices. Despite the recognition of the importance of these technologies, initial training still faces challenges in training teachers to apply the knowledge acquired in a practical and innovative way. This work presents five essential guidelines for improving the training of mathematics teachers: (i) integrating digital technologies into curricula; (ii) providing practical experiences from the start of training; (iii) training university lecturers in innovative methodologies and technologies; (iv) promoting continuous updating in educational technologies; and (v) encouraging the active participation of undergraduates in the training process.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessFormação docenteMatemáticaTecnologias digitaisFormação docente em matemática : tecnologias digitais na construção de práticas ativas e inovadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Thiago Nunes de Barros Santos.pdfDISSERTAÇÃO Thiago Nunes de Barros Santos.pdfapplication/pdf3609012https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55276/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Thiago%20Nunes%20de%20Barros%20Santos.pdf4be0edc68a864089fb0355e1da890afaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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