Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45447 |
Resumo: | Este texto de doutoramento, abraçando um exercício de escrita teórico- poética, intentou investigar através de narrativas como alguns corpos estabelecem relações com a performance, percebendo-as como possibilidades formativas. Almejamos – em seu movimento – tanto perceber os saberes que despontam das narrativas de corpos em suas experimentações com a performance, quanto produzir uma escrita poética como reverberação produtiva dos encontros narrativos com corpos em performance. Em seus prólogos, o texto provoca – mediante tensionamento teórico – o aparecimento do corpo como problema, suas mutações e visível declínio. As cenas amalgamaram a proximidade com os poetas Mau e Gleison Nascimento, em seus atravessamentos e performances com a escrita poética; com as drags Márcia Pantera e Maria Luisão, através da subversão performativa da identidade; e com a Gangrena, pela desvirtuação da encenação e do corpo como possibilidade insurgente. Os lampejos incendiários de pensamento – engendrados pela potência do encontro – mobilizaram-nos, por fim, a intuir a tese de que a performance pode ser pensada – em meio a sua polissemia – como uma prática anárquica e possibilidade educativa. Tecemos com isso – de maneira contingente e provisória – a acepção de que algumas ações performáticas e/ou performativas mobilizam a reverberação/difusão de: I) práticas de contradisciplina que tensionam a relação corpo-saber-disciplina; II) desvirtuamentos de medidas que visem naturalizar qualquer enquadramento unitário e imutável à conformidade do visível para o corpo; III) o aditamento de insubordinação corporal mediante práticas – decididas ou não – de contracondutas, denunciando certas formas pelas quais ainda somos governamentalizados; IV) e a construção e proliferação de saberes sobre a performance desprovidos de qualquer captura pedagogizadora. |
id |
UFPE_16ee1d6e126cd98f59c4fda21dba2f0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45447 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
SILVA, Robson Guedes dahttp://lattes.cnpq.br/6509470367386808http://lattes.cnpq.br/9046120983357719ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença2022-08-04T11:33:41Z2022-08-04T11:33:41Z2022-05-09SILVA, Robson Guedes da. Pensar-corpo: a performance como prática anárquica e possibilidade educativa. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45447Este texto de doutoramento, abraçando um exercício de escrita teórico- poética, intentou investigar através de narrativas como alguns corpos estabelecem relações com a performance, percebendo-as como possibilidades formativas. Almejamos – em seu movimento – tanto perceber os saberes que despontam das narrativas de corpos em suas experimentações com a performance, quanto produzir uma escrita poética como reverberação produtiva dos encontros narrativos com corpos em performance. Em seus prólogos, o texto provoca – mediante tensionamento teórico – o aparecimento do corpo como problema, suas mutações e visível declínio. As cenas amalgamaram a proximidade com os poetas Mau e Gleison Nascimento, em seus atravessamentos e performances com a escrita poética; com as drags Márcia Pantera e Maria Luisão, através da subversão performativa da identidade; e com a Gangrena, pela desvirtuação da encenação e do corpo como possibilidade insurgente. Os lampejos incendiários de pensamento – engendrados pela potência do encontro – mobilizaram-nos, por fim, a intuir a tese de que a performance pode ser pensada – em meio a sua polissemia – como uma prática anárquica e possibilidade educativa. Tecemos com isso – de maneira contingente e provisória – a acepção de que algumas ações performáticas e/ou performativas mobilizam a reverberação/difusão de: I) práticas de contradisciplina que tensionam a relação corpo-saber-disciplina; II) desvirtuamentos de medidas que visem naturalizar qualquer enquadramento unitário e imutável à conformidade do visível para o corpo; III) o aditamento de insubordinação corporal mediante práticas – decididas ou não – de contracondutas, denunciando certas formas pelas quais ainda somos governamentalizados; IV) e a construção e proliferação de saberes sobre a performance desprovidos de qualquer captura pedagogizadora.CAPESEste texto doctoral, que abarca un ejercicio de escritura teórico-poética, pretende indagar a través de narrativas, cómo algunos cuerpos establecen relaciones con la performance, percibiéndolos como posibilidades formativas. Apuntando, en su movimiento, tanto a percibir el conocimiento que emerge de las narrativas de los cuerpos en sus experimentos con la performance, como a producir la escritura poética como una reverberación productiva de los encuentros narrativos con los cuerpos en la performance. En sus prólogos, provoca -a través de la tensión teórica- la aparición del cuerpo como problema, sus mutaciones y decadencia visible. Las escenas fusionaron la proximidad con los poetas Mau y Gleison Nascimento - en sus cruces y representaciones con escritura poética -; con las drags Márcia Pantera y Maria Luisão - a través de la subversión performativa de la identidad -; y con Gangrena -por la distorsión de la puesta en escena y el cuerpo como posibilidad insurgente-. Los incendiarios destellos del pensamiento, engendrados por el poder del encuentro, finalmente nos movilizaron para intuir la tesis de que la performance puede ser pensada, en medio de su polisemia, como una práctica anárquica y una posibilidad educativa. Con esto tejemos -de manera contingente y provisional- el sentido de que algunas acciones performativas y / o performativas movilizan la reverberación / difusión de: I) prácticas de contra-disciplina que tensan la relación cuerpo-conocimiento-disciplina; II) distorsiones de medidas que apuntan a naturalizar cualquier marco unitario e inmutable a la conformidad de lo visible al cuerpo; III) la incorporación de la insubordinación corporal a través de prácticas, decididas o no, de contraconductas, denunciando determinadas formas en las que aún estamos gubernamentalizados; IV) Y la construcción y proliferación de conocimientos sobre performance desprovistos de cualquier captura pedagógica.This doctoral text, embracing an exercise of theoretical-poetic writing, intended to investigate through narratives, how some bodies establish relationships with performance, perceiving them as formative possibilities. Aiming - in its movement - both to perceive the knowledge that emerges from the narratives of bodies in their experimentations with performance, and to produce a poetic writing as a productive reverberation of the narrative encounters with bodies in performance. In its prologues, it provokes - through theoretical tension - the appearance of the body as a problem, its mutations and visible decline. The scenes amalgamated the proximity with the poets Mau and Gleison Nascimento - in their crossings and performances with poetic writing -; with the drags Márcia Pantera and Maria Luisão - through the performative subversion of identity -; and with Gangrena - by the distortion of staging and the body as insurgent possibility -. The incendiary flashes of thought - engendered by the potency of the encounter - mobilized us, finally, to intuit the thesis that performance can be thought - in the midst of its polysemy - as an anarchic practice and educational possibility. We weave with this - in a contingent and provisional way- the sense that some performative and/or performative actions mobilize the reverberation/diffusion of: I) practices of contradiscipline that tension the relation body-knower- discipline; II) distortions of measures that aim to naturalize any unitary and immutable framework to the conformity of the visible to the body; III) the addition of bodily insubordination through practices - decided or not - of counterconduct, denouncing certain forms by which we are still governmentalized; IV) And the construction and proliferation of knowledges about performance devoid of any pedagogizing capture.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEducaçãoEducação - CorpoEducação – Corpo - PerformanceUFPE - Pós-graduaçãoPensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE - Robson Guedes da Silva.pdfTESE - Robson Guedes da Silva.pdfapplication/pdf3577210https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/1/TESE%20-%20Robson%20Guedes%20da%20Silva.pdf233abd459e6c629c22563eac424c2658MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTTESE - Robson Guedes da Silva.pdf.txtTESE - Robson Guedes da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain444929https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/4/TESE%20-%20Robson%20Guedes%20da%20Silva.pdf.txt82fe35180e07c715d9e53ef5e5072a8fMD54THUMBNAILTESE - Robson Guedes da Silva.pdf.jpgTESE - Robson Guedes da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1519https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/5/TESE%20-%20Robson%20Guedes%20da%20Silva.pdf.jpgf4657faaccd241006eb62778e61b65edMD55123456789/454472022-08-05 02:16:56.0oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-08-05T05:16:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa |
title |
Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa |
spellingShingle |
Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa SILVA, Robson Guedes da Educação Educação - Corpo Educação – Corpo - Performance UFPE - Pós-graduação |
title_short |
Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa |
title_full |
Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa |
title_fullStr |
Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa |
title_full_unstemmed |
Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa |
title_sort |
Pensar-corpo : a performance como prática anárquica e possibilidade educativa |
author |
SILVA, Robson Guedes da |
author_facet |
SILVA, Robson Guedes da |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6509470367386808 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9046120983357719 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Robson Guedes da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença |
contributor_str_mv |
ALVES, Karina Mirian da Cruz Valença |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação - Corpo Educação – Corpo - Performance UFPE - Pós-graduação |
topic |
Educação Educação - Corpo Educação – Corpo - Performance UFPE - Pós-graduação |
description |
Este texto de doutoramento, abraçando um exercício de escrita teórico- poética, intentou investigar através de narrativas como alguns corpos estabelecem relações com a performance, percebendo-as como possibilidades formativas. Almejamos – em seu movimento – tanto perceber os saberes que despontam das narrativas de corpos em suas experimentações com a performance, quanto produzir uma escrita poética como reverberação produtiva dos encontros narrativos com corpos em performance. Em seus prólogos, o texto provoca – mediante tensionamento teórico – o aparecimento do corpo como problema, suas mutações e visível declínio. As cenas amalgamaram a proximidade com os poetas Mau e Gleison Nascimento, em seus atravessamentos e performances com a escrita poética; com as drags Márcia Pantera e Maria Luisão, através da subversão performativa da identidade; e com a Gangrena, pela desvirtuação da encenação e do corpo como possibilidade insurgente. Os lampejos incendiários de pensamento – engendrados pela potência do encontro – mobilizaram-nos, por fim, a intuir a tese de que a performance pode ser pensada – em meio a sua polissemia – como uma prática anárquica e possibilidade educativa. Tecemos com isso – de maneira contingente e provisória – a acepção de que algumas ações performáticas e/ou performativas mobilizam a reverberação/difusão de: I) práticas de contradisciplina que tensionam a relação corpo-saber-disciplina; II) desvirtuamentos de medidas que visem naturalizar qualquer enquadramento unitário e imutável à conformidade do visível para o corpo; III) o aditamento de insubordinação corporal mediante práticas – decididas ou não – de contracondutas, denunciando certas formas pelas quais ainda somos governamentalizados; IV) e a construção e proliferação de saberes sobre a performance desprovidos de qualquer captura pedagogizadora. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-04T11:33:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-04T11:33:41Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Robson Guedes da. Pensar-corpo: a performance como prática anárquica e possibilidade educativa. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45447 |
identifier_str_mv |
SILVA, Robson Guedes da. Pensar-corpo: a performance como prática anárquica e possibilidade educativa. 2022. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Educacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/1/TESE%20-%20Robson%20Guedes%20da%20Silva.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/4/TESE%20-%20Robson%20Guedes%20da%20Silva.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45447/5/TESE%20-%20Robson%20Guedes%20da%20Silva.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
233abd459e6c629c22563eac424c2658 6928b9260b07fb2755249a5ca9903395 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 82fe35180e07c715d9e53ef5e5072a8f f4657faaccd241006eb62778e61b65ed |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310598562676736 |