O estranhamento nos livros ilustrados de Shaun Tan
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23542 |
Resumo: | Este trabalho busca identificar, nos livros ilustrados de Shaun Tan, os procedimentos artísticos e suas relações com objetivo de causar estranhamento. Assim, através da aproximação teórica e metodológica com a literatura e a arte, propõe-se a ampliar o estudo do estranhamento através do design, expandindo o campo ao colaborar com a discussão dos procedimentos artísticos em geral. Além disso, contribui com o estudo dos livros ilustrados ao lhes lançar um olhar estético e lhes conferir autonomia como um modo de experimentação pictórica e narrativa para ilustradores, artistas e autores. Para responder à problemática, no primeiro capítulo, buscamos particularizar o sentido de estranhamento ao traçar uma genealogia de conceitos e autores associados ao fenômeno cognitivo de estranhar. A seguir, exploramos as principais correntes estéticas modernas e seus conceitos: a alienação, o inquietante e o ostranenie. Em específico, expomos releituras mais recentes do ostranenie – proposto por Victor Shklovsky – que enfatizam suas implicações éticas e políticas em oposição às leituras estruturalistas vigentes até fins do século xx. O segundo capítulo inicia-se pela discussão do conceito de medium, ao adotar a acepção teórica do Formalismo Russo, a fim de defender que os livros ilustrados e os comics são categorias que operam segundo parâmetros das narrativas gráficas. Por fim, estabelecemos as propriedades do medium com o objetivo de explicitar os dispositivos das obras nas análises do capítulo 4. No terceiro capítulo, apresentamos Shaun Tan a fim de investigar os modos como sua produção articula significados entre o mundo e a arte. Através de sua trajetória artística, compreendemos as circunstâncias e motivações pessoais, e ao explorar seus processos pictóricos e seu imaginário, visualizamos suas motivações estéticas que resultam em imagens que compreendem visões de mundo. Por fim, analisamos três obras a partir de diferentes relações entre texto e imagem: A Árvore Vermelha (2001), A Chegada (2006) e Contos de Lugares Distantes (2008). Subjacente às suas especificidades, os livros ilustrados de Shaun Tan apresentam procedimentos de estranhamento, pois são capazes de realizar o fantástico e estranhar o banal, possibilitando que o leitor “trans-viva” a experiência através da percepção poética desencadeada pela obra. |
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SOUZA, Eduardo Antonio Barbosa de Mourahttp://lattes.cnpq.br/6902755126152126http://lattes.cnpq.br/2205907145171008FILHO, Gentil Alfredo Magalhães Duque Porto2018-02-06T17:11:46Z2018-02-06T17:11:46Z2016-07-29https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23542ark:/64986/0013000003hvvEste trabalho busca identificar, nos livros ilustrados de Shaun Tan, os procedimentos artísticos e suas relações com objetivo de causar estranhamento. Assim, através da aproximação teórica e metodológica com a literatura e a arte, propõe-se a ampliar o estudo do estranhamento através do design, expandindo o campo ao colaborar com a discussão dos procedimentos artísticos em geral. Além disso, contribui com o estudo dos livros ilustrados ao lhes lançar um olhar estético e lhes conferir autonomia como um modo de experimentação pictórica e narrativa para ilustradores, artistas e autores. Para responder à problemática, no primeiro capítulo, buscamos particularizar o sentido de estranhamento ao traçar uma genealogia de conceitos e autores associados ao fenômeno cognitivo de estranhar. A seguir, exploramos as principais correntes estéticas modernas e seus conceitos: a alienação, o inquietante e o ostranenie. Em específico, expomos releituras mais recentes do ostranenie – proposto por Victor Shklovsky – que enfatizam suas implicações éticas e políticas em oposição às leituras estruturalistas vigentes até fins do século xx. O segundo capítulo inicia-se pela discussão do conceito de medium, ao adotar a acepção teórica do Formalismo Russo, a fim de defender que os livros ilustrados e os comics são categorias que operam segundo parâmetros das narrativas gráficas. Por fim, estabelecemos as propriedades do medium com o objetivo de explicitar os dispositivos das obras nas análises do capítulo 4. No terceiro capítulo, apresentamos Shaun Tan a fim de investigar os modos como sua produção articula significados entre o mundo e a arte. Através de sua trajetória artística, compreendemos as circunstâncias e motivações pessoais, e ao explorar seus processos pictóricos e seu imaginário, visualizamos suas motivações estéticas que resultam em imagens que compreendem visões de mundo. Por fim, analisamos três obras a partir de diferentes relações entre texto e imagem: A Árvore Vermelha (2001), A Chegada (2006) e Contos de Lugares Distantes (2008). Subjacente às suas especificidades, os livros ilustrados de Shaun Tan apresentam procedimentos de estranhamento, pois são capazes de realizar o fantástico e estranhar o banal, possibilitando que o leitor “trans-viva” a experiência através da percepção poética desencadeada pela obra.CAPESThis graduate thesis aims to identify the artistic devices and their relations on Shaun Tan's picturebooks which are directed to cause estrangement. Thus, by drawing theoretical and methodological relations with Literature and Art, we propose to expand research on the concept of estrangement within the field of Design, broadening its scope on the collaboration of discussions regarding artistic devices in general. Besides, it supports picturebooks studies by an aesthetic approach and conveying autonomy as a mode of pictorial and narrative experimentations for illustrators, artists and authors. To answer our research problem, on the first chapter, we aim to particularize the meaning of estrangement by establishing a genealogy of concepts and authors related to the cognitive phenomenon of estranging. Next, we delve into the main modern aesthetic currents and their concepts: alienation, the uncanny and ostranenie. Specifically, we look over Viktor Shklovsky's recent readings that emphasize the concept's ethical and political implications as opposed to prevailing structuralist readings up to the end of the 20th century. Then, we begin the second chapter by discussing the concept of medium and follow Russian Formalism's meaning in order to argue for the idea that picturebooks and comics are categories that operate according to the parameters of graphic narratives. Then, we establish the properties of the medium aiming to expound their devices on the analyses. On the third chapter, we present Shaun Tan in order to consider the ways that his works relate life and art. Through his artistic path, we understand the circumstances and personal motivations, and by exploring his pictorial techniques and his imagery, we visualize his aesthetic motivations that develop images that comprehend worldviews. At last, we analyze three picturebooks according to their relations between picture and text: The Red Tree (2001), The Arrival, (2006) and Tales from Outer Suburbia (2008). Underlying their specificities, Shaun Tan's picturebooks display devices of estrangement for they are able to realize the fantastic and estrange the mundane, allowing the reader to "trans-live" the experience through the poetic perception unlocked by the work of art.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEstranhamentoFormalismo russoLivros ilustradosMediumEstéticaO estranhamento nos livros ilustrados de Shaun Taninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILSOUZA Eduardo A B M - Design 2016.pdf.jpgSOUZA Eduardo A B M - Design 2016.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1107https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/23542/5/SOUZA%20Eduardo%20A%20B%20M%20-%20Design%202016.pdf.jpgf83d42cb9c0f2b535f944c70338b6cddMD55ORIGINALSOUZA Eduardo A B M - Design 2016.pdfSOUZA Eduardo A B M - Design 2016.pdfapplication/pdf5657102https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/23542/1/SOUZA%20Eduardo%20A%20B%20M%20-%20Design%202016.pdf506267ae5af622367c4d0a644ca88b49MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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