Programa Minha Casa Minha Vida em Pernambuco : formulação, implantação e avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, James Charles Ruas Machado de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49596
Resumo: Esta dissertação se insere no debate das políticas de habitação social no Brasil, as quais, em face do crescimento vertiginoso da demanda habitacional, especialmente entre as famílias de baixa renda, vêm se constituindo no grande desafio das políticas públicas. Pretende avaliar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos no momento de formulação e implantação do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV, instituído em 2009 pelo governo Lula, que se propôs a "construir um milhão de habitações, priorizando famílias com renda bruta de até três salários mínimos, mas que também abrange famílias com renda de até dez salários mínimos", além de se propor a gerar "renda para os trabalhadores e desenvolvimento para o Brasil". Em se tratando de uma avaliação de política, o estudo se pauta em alguns aspectos metodológicos, partido de indicadores de eficácia, eficiência e desempenho. Os resultados alcançados na política são expostos não apenas pelo desenho institucional e normativo das diversas fases do programa, mas numa perspectiva analítica entre a efetividade na produção das habitações e no consumo dos recursos e subsídios prioritariamente voltados às famílias com renda acima de três salários mínimos, em contraponto à maior concentração do déficit habitacional nas famílias com renda até três salários mínimos, tendo como recorte espacial o estado de Pernambuco e seus municípios. Estruturado em três partes, este trabalho inicia com uma breve contextualização da Política Nacional de Habitação, destacando suas mudanças e avanços desde o Sistema Financeiro de Habitação ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social; apresenta, posteriormente, as bases da formulação do PMCMV, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC-Habitação, implantado na segunda metade da década de 2000 para enfrentar a crise que se anunciava em torno do ano 2008, detalhando em seguida o formato institucional do PMCMV; e, por fim, avalia o desempenho deste Programa em Pernambuco, tendo como base de dados as informações da Caixa Econômica Federal a respeito das faixas de renda e empreendimentos implantados nos municípios de Pernambuco. Tal desempenho é analisado segundo as tipologias dos municípios definidas no Plano Nacional de Habitação - PlanHab. É importante ressaltar que desenvolver esse trabalho avaliativo em que se toma como objeto a capacidade das ações implementadas pelo poder público atingirem seus objetivos, não esgota todos os requisitos de avaliação de uma política, mas contribui para se somar a outros estudos que possam colocar em questão os próprios objetivos dessas ações e os seus mecanismos de implementação.
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spelling SOUSA, James Charles Ruas Machado dehttp://lattes.cnpq.br/3577628777564617http://lattes.cnpq.br/8276915082480930SOUZA, Maria Ângela de Almeida2023-04-05T12:24:02Z2023-04-05T12:24:02Z2012-09-12SOUSA, James Charles Ruas Machado de. Programa Minha Casa Minha Vida em Pernambuco: formulação, implantação e avaliação. 2012. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Urbano) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49596Esta dissertação se insere no debate das políticas de habitação social no Brasil, as quais, em face do crescimento vertiginoso da demanda habitacional, especialmente entre as famílias de baixa renda, vêm se constituindo no grande desafio das políticas públicas. Pretende avaliar o cumprimento das metas e objetivos estabelecidos no momento de formulação e implantação do Programa Minha Casa Minha Vida - PMCMV, instituído em 2009 pelo governo Lula, que se propôs a "construir um milhão de habitações, priorizando famílias com renda bruta de até três salários mínimos, mas que também abrange famílias com renda de até dez salários mínimos", além de se propor a gerar "renda para os trabalhadores e desenvolvimento para o Brasil". Em se tratando de uma avaliação de política, o estudo se pauta em alguns aspectos metodológicos, partido de indicadores de eficácia, eficiência e desempenho. Os resultados alcançados na política são expostos não apenas pelo desenho institucional e normativo das diversas fases do programa, mas numa perspectiva analítica entre a efetividade na produção das habitações e no consumo dos recursos e subsídios prioritariamente voltados às famílias com renda acima de três salários mínimos, em contraponto à maior concentração do déficit habitacional nas famílias com renda até três salários mínimos, tendo como recorte espacial o estado de Pernambuco e seus municípios. Estruturado em três partes, este trabalho inicia com uma breve contextualização da Política Nacional de Habitação, destacando suas mudanças e avanços desde o Sistema Financeiro de Habitação ao Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social; apresenta, posteriormente, as bases da formulação do PMCMV, a partir do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC-Habitação, implantado na segunda metade da década de 2000 para enfrentar a crise que se anunciava em torno do ano 2008, detalhando em seguida o formato institucional do PMCMV; e, por fim, avalia o desempenho deste Programa em Pernambuco, tendo como base de dados as informações da Caixa Econômica Federal a respeito das faixas de renda e empreendimentos implantados nos municípios de Pernambuco. Tal desempenho é analisado segundo as tipologias dos municípios definidas no Plano Nacional de Habitação - PlanHab. É importante ressaltar que desenvolver esse trabalho avaliativo em que se toma como objeto a capacidade das ações implementadas pelo poder público atingirem seus objetivos, não esgota todos os requisitos de avaliação de uma política, mas contribui para se somar a outros estudos que possam colocar em questão os próprios objetivos dessas ações e os seus mecanismos de implementação.CAPESThis dissertation approaches the debate on social housing policies in Brazil, which, given the skyrocketing housing demand, especially among low-income families, have become the greatest challenge to public policy-making. It seeks to evaluate how effectively the aims and objectives established by the Minha Casa Minha Vida (My House, My Life) Program – PMCMV are being carried out. The program started in 2009 during President Lula’s term and was intended to build “two million houses for families with a gross income of up to R$ 1.600,00, but also reaching families earning up to R$ 5.000,00", generating “income for workers and development for Brazil”. As this is a policy evaluation, this study covers a few methodological aspects, starting from efficacy, efficiency and performance indicators. The results attained by that policy are shown not only through the institutional and normative design of the program’s several phases, but in an analytical perspective between the effectiveness of housing production and consumption of resources and subsidies mainly given to families earning over three times the minimum wage, as confronted with the higher housing shortage among families earning less than three times the minimum wage in Pernambuco State and its municipalities. With a three-section structure, this work begins with a brief summarization of the National Housing Policy, highlighting the changes carried out in the Financial Housing System and the National Social Interest Housing System; later on, the groundwork of the PMCMV is presented, starting from the Housing Improvement Program – PAC-Housing (implanted in 2005-10 in order to cope with the upcoming crisis which occurred in 2008) and the institutional format of the PMCMV is outlined; lastly, the performance of the this Program in Pernambuco is evaluated with data from Caixa Econômica Federal (Federal Savings Bank) on income ranges and housing projects implanted in Pernambuco’s municipalities. Performance is analyzed according to types established by the National Housing Plan - PlanHab. It is important to stress that the development of this evaluation whose object is the capacity of the actions implemented by the government to reach their goals does not cover all the requirements needed to evaluate a given policy, but adds to other studies which may question the objectives of those actions and their mechanisms of implementation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Desenvolvimento UrbanoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPolítica habitacionalPrograma Minha Casa Minha VidaDéficit habitacionalFinanciamento imobiliárioPrograma Minha Casa Minha Vida em Pernambuco : formulação, implantação e avaliaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTDISSERTAÇÃO James Charles Ruas Machado de Sousa.pdf.txtDISSERTAÇÃO James Charles Ruas Machado de Sousa.pdf.txtExtracted texttext/plain291740https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49596/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20James%20Charles%20Ruas%20Machado%20de%20Sousa.pdf.txtaa94c36a896e342463519f5ba2d9a49bMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO James Charles Ruas Machado de Sousa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO James Charles Ruas Machado de Sousa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1251https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49596/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20James%20Charles%20Ruas%20Machado%20de%20Sousa.pdf.jpgde808a7ab935f18d3e60f7b1ceb06ff8MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO James Charles Ruas Machado de Sousa.pdfDISSERTAÇÃO James Charles Ruas Machado de Sousa.pdfapplication/pdf1149286https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/49596/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20James%20Charles%20Ruas%20Machado%20de%20Sousa.pdf9dd245b6db721e55c1bf0718a733a5c7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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