O uso de sequências didáticas para o fortalecimento da preservação ambiental em municípios da Região do Araripe - Pernambuco
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53683 |
Resumo: | O referido trabalho tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que foram construídas a partir de uma ferramenta participativa: entrevista semiestruturada através do google forms, com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas sequências didáticas foram desenvolvidas para serem aplicadas com professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas foram produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe: que sofre impactos antrópicos relacionados à mineração da gipsita em Araripina-PE e às modificações na paisagem sofridas pela instalação de parques eólicos nos municípios: Araripina – PE, Curral Novo – PI, Simões – PI. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Foi feito um levantamento de dados junto aos professores para entender como eles planejam suas aulas e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores foram selecionados os que mais surgiram como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. A apresentação de sugestões de sequências didáticas que foram desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, atendem ao caráter investigativo na construção do conhecimento e podem subsidiar as ações de divulgação e conscientização de impactos ambientais observadas. As mesmas estão hospedadas de forma virtual e física no site da Escola Eduardo de Souza Carvalho e na página da Prefeitura Municipal de Araripina, aba relacionada à Educação. Na Escola SESI Araripina de forma física como parte do acervo da biblioteca. Pretendeu-se oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas. |
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SILVA, José Jaildo Pereira dahttp://lattes.cnpq.br/1283913732657917http://lattes.cnpq.br/7810302436995638SILVA, Alineaurea Florentino2023-11-22T18:30:55Z2023-11-22T18:30:55Z2023-08-29SILVA, José Jaildo Pereira. O uso de sequências didáticas para o fortalecimento da preservação ambiental em municípios da Região do Araripe - Pernambuco. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/53683ark:/64986/001300000t48fO referido trabalho tem como objetivo apresentar uma seleção de sequências didáticas sobre a Chapada do Araripe, que foram construídas a partir de uma ferramenta participativa: entrevista semiestruturada através do google forms, com professores das escolas atendidas, visando melhoria da educação ambiental nas escolas das cidades que estão inseridas na microrregião do Araripe. Estas sequências didáticas foram desenvolvidas para serem aplicadas com professores das escolas SESI – Araripina e Escola Eduardo de Souza Carvalho. As sequências didáticas foram produzidas com base nos documentos norteadores BNCC, organizadores curriculares do estado de Pernambuco, visando uma adaptação destes para a realidade da chapada do Araripe: que sofre impactos antrópicos relacionados à mineração da gipsita em Araripina-PE e às modificações na paisagem sofridas pela instalação de parques eólicos nos municípios: Araripina – PE, Curral Novo – PI, Simões – PI. Apresenta-se como uma oportunidade de revisão de práticas sobre educação ambiental no ambiente escolar e um fortalecimento das mesmas nas comunidades locais. Foi feito um levantamento de dados junto aos professores para entender como eles planejam suas aulas e se utilizam de instrumentos da sua localidade para abordagem de impactos ambientais a partir do micro para o macro. Dos temas trazidos pelos professores foram selecionados os que mais surgiram como prioritários e com isso serão construídas as sequências didáticas prioritárias para o local. A apresentação de sugestões de sequências didáticas que foram desenvolvidas e aplicadas nas aulas de Ciências e Geografia, atendem ao caráter investigativo na construção do conhecimento e podem subsidiar as ações de divulgação e conscientização de impactos ambientais observadas. As mesmas estão hospedadas de forma virtual e física no site da Escola Eduardo de Souza Carvalho e na página da Prefeitura Municipal de Araripina, aba relacionada à Educação. Na Escola SESI Araripina de forma física como parte do acervo da biblioteca. Pretendeu-se oportunizar a aplicação de conhecimentos para professores e alunos a respeito de impactos antrópicos na chapada do Araripe, lado de Pernambuco, e que fortaleçam a prática de educação ambiental tanto nas escolas como nas comunidades envolvidas.CAPESThis project aims to present a selection of didactic sequences about Chapada do Araripe, which will be built from a participatory tool: semi-structured interview through google forms, with teachers from the schools that will be attended, aiming at improving environmental education in schools of the cities that are inserted in the micro-region of Araripe. These didactic sequences will be developed to be applied with teachers from SESI schools – Araripina and Eduardo de Souza Carvalho School. The didactic sequences will be produced based on the BNCC guiding documents, curricular organizers of the state of Pernambuco, aiming at adapting them to the reality of the Araripe plateau: which suffers anthropic impacts related to gypsum mining in Araripina- PE, and changes in the landscape suffered by the installation of wind farms in the municipalities: Araripina – PE, Curral Novo – PI, Simões – PI. It presents itself as an opportunity to review practices on environmental education in the school environment, and to strengthen them in local communities. A data survey will be carried out together with teachers to understand how they plan their classes, and how they use instruments in their locality to approach environmental impacts from the micro to the macro. Of the topics brought up by the teachers, those that emerge as priorities will be selected and, with this, the priority didactic sequences for the place will be built. And presentation of suggestions for didactic sequences that will be developed and applied in Science and Geography classes, which meet the investigative character in the construction of knowledge and can subsidize the actions of dissemination and awareness of observed environmental impacts. They will be hosted virtually and physically on the website of the Eduardo de Souza Carvalho School and on the page of the Municipality of Araripina, tab related to Education, at the SESI Araripina School in a physical way as part of the library's collection. In order to provide opportunities for the application of knowledge to teachers and students about anthropic impacts in the Araripe plateau, on the Pernambuco side, and to strengthen the practice of environmental education both in schools and in the communities involved.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências AmbientaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação ambientalCurrículosPernambucoO uso de sequências didáticas para o fortalecimento da preservação ambiental em municípios da Região do Araripe - Pernambucoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO José Jaildo Pereira da Silva.pdfDISSERTAÇÃO José Jaildo Pereira da Silva.pdfapplication/pdf2559506https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/53683/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Jos%c3%a9%20Jaildo%20Pereira%20da%20Silva.pdf05ce9c94aba36778e9fb38bd4f5b12deMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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