Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHOLZ, Ricardo Enrique Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33580
Resumo: As tecnologias de captura de movimento (mocap) proporcionam novas possibilidades nas artes performáticas. De fato, alguns espetáculos de dança contemporânea já estão empregando controle interativo ao vivo de projeções de imagens, iluminação, sonorização e objetos conectados. Dados coletados de um questionário que aplicamos a 112 artistas mostram que a maioria deles deseja utilizar tecnologias mocap para explorar novas possibilidades poéticas. Entretanto, apenas alguns poucos têm a chance de fazê-lo, porque as ferramentas atuais com frequência requerem conhecimento em programação e não oferecem integração plug-and-play com os sensores mocap. Isso leva os artistas a dependerem de colaborações com especialistas em Tecnologia da Informação (TI), aumentando o esforço e o custo. Diante disso, executamos trezentas horas de design participativo com quatro dançarinos e um músico de um grupo local de dança contemporânea/performance, atingindo um conjunto de diretrizes para diminuição da barreira de entrada em usabilidade nesses sistemas, com especial foco em inovar a experimentação com poéticas interativas nas artes cênicas. Nós também apresentamos o marine, um sistema de entrada que representa uma das possíveis implementações dessas diretrizes. Após essa etapa de projeto-prototipação-testes, realizamos uma avaliação formal, baseada em testes competitivos e entrevistas com dez dançarinos/performers. Os resultados mostraram que o marine foi capaz de aumentar a efetividade, a eficiência, o engajamento e a facilidade de aprendizado, bem como promover uma experiência de usuário mais agradável, quando comparado com um sistema que utilizava o paradigma de programação visual por fluxo de dados. Este trabalho resultou em seis contribuições distintas. A identificação de barreiras de entrada para utilização das tecnologias mocap nas artes cênicas. Um estudo dos sistemas atualmente utilizados pelos artistas, identificando dois fatores críticos a impedir uma maior apropriação tecnológica nessa área. A proposta de um conjunto de diretrizes que ajudarão os desenvolvedores a superar essas barreiras, bem como a exposição do processo de tomada de decisão sobre a implementação delas. A validação da eficácia do design participativo para lidar com a interdisciplinaridade no design de sistemas voltados para o uso de tecnologia nas artes. A implementação concreta das diretrizes no marine, um sistema de código aberto e gratuito. Finalmente, este trabalho também contribuiu com a criação de um espetáculo cênico e uma instalação artística que foram apresentados ao público recifense.
id UFPE_1f334dae5d6e7b94ef3ee6daf054be15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33580
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SCHOLZ, Ricardo Enrique Pereirahttp://lattes.cnpq.br/4074629083782660http://lattes.cnpq.br/9783292465422902RAMALHO, Geber Lisboa2019-09-24T19:41:42Z2019-09-24T19:41:42Z2018-11-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33580As tecnologias de captura de movimento (mocap) proporcionam novas possibilidades nas artes performáticas. De fato, alguns espetáculos de dança contemporânea já estão empregando controle interativo ao vivo de projeções de imagens, iluminação, sonorização e objetos conectados. Dados coletados de um questionário que aplicamos a 112 artistas mostram que a maioria deles deseja utilizar tecnologias mocap para explorar novas possibilidades poéticas. Entretanto, apenas alguns poucos têm a chance de fazê-lo, porque as ferramentas atuais com frequência requerem conhecimento em programação e não oferecem integração plug-and-play com os sensores mocap. Isso leva os artistas a dependerem de colaborações com especialistas em Tecnologia da Informação (TI), aumentando o esforço e o custo. Diante disso, executamos trezentas horas de design participativo com quatro dançarinos e um músico de um grupo local de dança contemporânea/performance, atingindo um conjunto de diretrizes para diminuição da barreira de entrada em usabilidade nesses sistemas, com especial foco em inovar a experimentação com poéticas interativas nas artes cênicas. Nós também apresentamos o marine, um sistema de entrada que representa uma das possíveis implementações dessas diretrizes. Após essa etapa de projeto-prototipação-testes, realizamos uma avaliação formal, baseada em testes competitivos e entrevistas com dez dançarinos/performers. Os resultados mostraram que o marine foi capaz de aumentar a efetividade, a eficiência, o engajamento e a facilidade de aprendizado, bem como promover uma experiência de usuário mais agradável, quando comparado com um sistema que utilizava o paradigma de programação visual por fluxo de dados. Este trabalho resultou em seis contribuições distintas. A identificação de barreiras de entrada para utilização das tecnologias mocap nas artes cênicas. Um estudo dos sistemas atualmente utilizados pelos artistas, identificando dois fatores críticos a impedir uma maior apropriação tecnológica nessa área. A proposta de um conjunto de diretrizes que ajudarão os desenvolvedores a superar essas barreiras, bem como a exposição do processo de tomada de decisão sobre a implementação delas. A validação da eficácia do design participativo para lidar com a interdisciplinaridade no design de sistemas voltados para o uso de tecnologia nas artes. A implementação concreta das diretrizes no marine, um sistema de código aberto e gratuito. Finalmente, este trabalho também contribuiu com a criação de um espetáculo cênico e uma instalação artística que foram apresentados ao público recifense.The use of motion capture technologies can unveil new possibilities in performing arts. Indeed, some contemporary dance performances are already employing live control over interactive image projections, lighting, sound and connected objects from the stage. Data collected in an original survey of one hundred and twelve (112) artists show that most of the respondents want to use motion capture (mocap) technologies to explore new poetic possibilities. However, only a few have had a chance to do so, probably because the current mocap software programs often require programming knowledge to be used and do not offer built-in integration with mocap sensors. This leads artists to depend on collaboration with IT experts, increasing efforts and costs. Therefore, we excecuted 300 hours of participatory design with four dancers and one musician from a local contemporary dance/performance group, which resulted in a set of guidelines for lowering the usability entry barrier of such systems, with a special focus on innovating experimentation with interactive poetics in the performing arts. We also present marine, an entry-level system that represents one of the possible implementations of these guidelines. Following this designing-prototyping-testing phase, a formal evaluation occurred based on competitive tests and interviews with ten dancers. The results showed that marine leveraged effectiveness, efficiency, engagement, and ease of learning as well as provided a more pleasant user experience when compared to visual programming software. This work resulted in six distinct contributions. The identification of entry barriers preventing the use of mocap technologies in the performing arts. A study of the systems currently used by artists, identifying two critical factors to prevent greater technological appropriation in this area. The proposal for a set of guidelines that will help developers overcome these barriers as well as exposing the decision-making process on implementing them. The validation of the effectiveness of participatory design to deal with interdisciplinarity in the design of systems aimed at the use of technology in the arts. A concrete implementation of these guidelines in marine, a free open-source system. Finaly, this research also contributed with the creation of a performance and an artistic installation presented to the public in Recife.Las tecnologías de captura de movimiento (mocap) proporcionan nuevas posibilidades en las artes escénicas. De hecho, algunos espectáculos de danza contemporánea ya están empleando control interactivo en vivo de proyecciones de imágenes, iluminación, sonorización y objetos conectados. Los datos recogidos de un cuestionario que aplicamos a 112 artistas muestran que la mayoría de ellos quieren utilizar tecnologías mocap para explorar nuevas posibilidades poéticas. Sin embargo, sólo unos pocos tienen la oportunidad de hacerlo, porque las herramientas actuales a menudo requieren conocimiento en programación y no ofrecen integración plug-andplay con los sensores mocap. Esto lleva a los artistas a depender de las colaboraciones con expertos en Tecnología de la Información (TI), aumentando el esfuerzo y el costo. Por eso, ejecutamos trescientas horas de design participativo con cuatro bailarines y un músico de un grupo local de danza contemporánea / performance, alcanzando un conjunto de directrices para disminuir la barrera de entrada en usabilidad en esos sistemas, con especial foco en innovar la experimentación con poéticas interactivas en las artes escénicas. También presentamos el marine, un sistema de entrada que representa una de las posibles implementaciones de esas directrices. Después de esta etapa de proyectoprototipación- pruebas, realizamos una evaluación formal, basada en pruebas competitivas y entrevistas con diez bailarines / performers. Los resultados mostraron que el marine fue capaz de aumentar la efectividad, la eficiencia, el compromiso y la facilidad de aprendizaje, así como promover una experiencia de usuario más agradable, en comparación con un sistema que utilizaba el paradigma de programación visual por flujo de dados. Este trabajo resultó en seis contribuciones distintas. La identificación de barreras de entrada para el uso de las tecnologías mocap en las artes escénicas. Un estudio de los sistemas actualmente utilizados por los artistas, identificando dos factores críticos a impedir una mayor apropiación tecnológica en esa área. La propuesta de un conjunto de directrices para ayudar a los desarrolladores a superar esas barreras, así como la exposición del proceso de toma de decisiones sobre su aplicación. La validación de la eficacia del design participativo para hacer frente a la interdisciplinariedad en el proyecto de sistemas orientados al uso de tecnología en las artes. La implementación concreta de las directrices en el marine, un sistema de código abierto y gratuito. Finalmente, este trabajo también contribuyó con la creación de un espectáculo escénico y una instalación artística que fueron presentados al público en Recife.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCiência da computaçãoCaptura de movimentoDiminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dançainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE Ricardo Enrique Pereira Scholz.pdf.jpgTESE Ricardo Enrique Pereira Scholz.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1337https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/5/TESE%20Ricardo%20Enrique%20Pereira%20Scholz.pdf.jpg73d0859887b3077a8c731eab2d867808MD55ORIGINALTESE Ricardo Enrique Pereira Scholz.pdfTESE Ricardo Enrique Pereira Scholz.pdfapplication/pdf9178949https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/1/TESE%20Ricardo%20Enrique%20Pereira%20Scholz.pdf40ae7ca9ee74f7ca98a6f511ca09e2a8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Ricardo Enrique Pereira Scholz.pdf.txtTESE Ricardo Enrique Pereira Scholz.pdf.txtExtracted texttext/plain307874https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/4/TESE%20Ricardo%20Enrique%20Pereira%20Scholz.pdf.txte379801aea211d4c0ad9cc5461378e78MD54123456789/335802019-10-26 02:22:59.791oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T05:22:59Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança
title Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança
spellingShingle Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança
SCHOLZ, Ricardo Enrique Pereira
Ciência da computação
Captura de movimento
title_short Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança
title_full Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança
title_fullStr Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança
title_full_unstemmed Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança
title_sort Diminuindo a barreira de entrada em usabilidade para experimentação de poéticas interativas na dança
author SCHOLZ, Ricardo Enrique Pereira
author_facet SCHOLZ, Ricardo Enrique Pereira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4074629083782660
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9783292465422902
dc.contributor.author.fl_str_mv SCHOLZ, Ricardo Enrique Pereira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RAMALHO, Geber Lisboa
contributor_str_mv RAMALHO, Geber Lisboa
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência da computação
Captura de movimento
topic Ciência da computação
Captura de movimento
description As tecnologias de captura de movimento (mocap) proporcionam novas possibilidades nas artes performáticas. De fato, alguns espetáculos de dança contemporânea já estão empregando controle interativo ao vivo de projeções de imagens, iluminação, sonorização e objetos conectados. Dados coletados de um questionário que aplicamos a 112 artistas mostram que a maioria deles deseja utilizar tecnologias mocap para explorar novas possibilidades poéticas. Entretanto, apenas alguns poucos têm a chance de fazê-lo, porque as ferramentas atuais com frequência requerem conhecimento em programação e não oferecem integração plug-and-play com os sensores mocap. Isso leva os artistas a dependerem de colaborações com especialistas em Tecnologia da Informação (TI), aumentando o esforço e o custo. Diante disso, executamos trezentas horas de design participativo com quatro dançarinos e um músico de um grupo local de dança contemporânea/performance, atingindo um conjunto de diretrizes para diminuição da barreira de entrada em usabilidade nesses sistemas, com especial foco em inovar a experimentação com poéticas interativas nas artes cênicas. Nós também apresentamos o marine, um sistema de entrada que representa uma das possíveis implementações dessas diretrizes. Após essa etapa de projeto-prototipação-testes, realizamos uma avaliação formal, baseada em testes competitivos e entrevistas com dez dançarinos/performers. Os resultados mostraram que o marine foi capaz de aumentar a efetividade, a eficiência, o engajamento e a facilidade de aprendizado, bem como promover uma experiência de usuário mais agradável, quando comparado com um sistema que utilizava o paradigma de programação visual por fluxo de dados. Este trabalho resultou em seis contribuições distintas. A identificação de barreiras de entrada para utilização das tecnologias mocap nas artes cênicas. Um estudo dos sistemas atualmente utilizados pelos artistas, identificando dois fatores críticos a impedir uma maior apropriação tecnológica nessa área. A proposta de um conjunto de diretrizes que ajudarão os desenvolvedores a superar essas barreiras, bem como a exposição do processo de tomada de decisão sobre a implementação delas. A validação da eficácia do design participativo para lidar com a interdisciplinaridade no design de sistemas voltados para o uso de tecnologia nas artes. A implementação concreta das diretrizes no marine, um sistema de código aberto e gratuito. Finalmente, este trabalho também contribuiu com a criação de um espetáculo cênico e uma instalação artística que foram apresentados ao público recifense.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-11-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-24T19:41:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-24T19:41:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33580
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Computacao
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/5/TESE%20Ricardo%20Enrique%20Pereira%20Scholz.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/1/TESE%20Ricardo%20Enrique%20Pereira%20Scholz.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33580/4/TESE%20Ricardo%20Enrique%20Pereira%20Scholz.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73d0859887b3077a8c731eab2d867808
40ae7ca9ee74f7ca98a6f511ca09e2a8
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
e379801aea211d4c0ad9cc5461378e78
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310887158054912