Atlas mundial em braille com recursos sonoros para deficientes visuais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BARBOSA, Leonardo Carlos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000j0s0
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32139
Resumo: De acordo com a Organização Mundial da Saúde (WHO, 2012) em todo o mundo existem, aproximadamente, 285 milhões de deficientes visuais. Este número representa um desafio social e torna o assunto uma importante área de pesquisa. Mapas geográficos acessíveis são úteis para adquirir conhecimento do meio ambiente. Tradicionalmente, mapas de papel em alto relevo com texto braille são sempre usados na alfabetização cartográfica. Estes mapas revelaram-se eficientes para a aquisição de conhecimento espacial por pessoas com deficiência visual, no entanto, possuem limitações significativas.Por exemplo, devido às especificidades do sentido tátil, apenas uma quantidade limitada de informações pode ser representada no mapa. Além disso, informações específicas como distâncias, são de difícil representação em mapas de alto relevo. Salienta-se, ainda que, apenas uma pequena porcentagem da população com deficiência visual pode ler braille. No Brasil, a LDB – Lei de Diretrizes e Bases (nº.9394/96) e o PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, determinam que a disciplina de Geografia reconhecida como autônoma e não deve ser entendida como complemento de outras disciplinas. Desta forma, a melhoria do ensino da Geografia passa pela alfabetização cartográfica. O foco é oferecer ao estudante a capacidade de realizar a apropriação, análise, reflexão e crítica sobre o espaço geográfico. Os recentes avanços tecnológicos permitiram o desenho de mapas interativos com o objetivo de superar algumas limitações. Uma característica significativa dos mapas, é o potencial de fornecer um amplo monitoramento de fenômenos com conhecimento espacial, independentemente da idade do usuário. É neste sentido que, esta pesquisa apresenta a criação de um recurso computacional que visa habilitar os estudantes deficientes, ou não, da educação básica de ensino na aprendizagem da Cartografia. O software desenvolvido usa recursos de som e imagem simultânea com dados dos 193 países membros da ONU – Organização das Nações Unidas, o que pemite o ensino inclusivo, a interação entre estudantes com ou sem deficiência visual.
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Além disso, informações específicas como distâncias, são de difícil representação em mapas de alto relevo. Salienta-se, ainda que, apenas uma pequena porcentagem da população com deficiência visual pode ler braille. No Brasil, a LDB – Lei de Diretrizes e Bases (nº.9394/96) e o PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais, determinam que a disciplina de Geografia reconhecida como autônoma e não deve ser entendida como complemento de outras disciplinas. Desta forma, a melhoria do ensino da Geografia passa pela alfabetização cartográfica. O foco é oferecer ao estudante a capacidade de realizar a apropriação, análise, reflexão e crítica sobre o espaço geográfico. Os recentes avanços tecnológicos permitiram o desenho de mapas interativos com o objetivo de superar algumas limitações. Uma característica significativa dos mapas, é o potencial de fornecer um amplo monitoramento de fenômenos com conhecimento espacial, independentemente da idade do usuário. É neste sentido que, esta pesquisa apresenta a criação de um recurso computacional que visa habilitar os estudantes deficientes, ou não, da educação básica de ensino na aprendizagem da Cartografia. O software desenvolvido usa recursos de som e imagem simultânea com dados dos 193 países membros da ONU – Organização das Nações Unidas, o que pemite o ensino inclusivo, a interação entre estudantes com ou sem deficiência visual.According to the World Health Organization (WHO, 2012) around the world there are approximately 285 million visually impaired people. This number represents a social challenge and makes it an important area of research. Accessible geographic maps are useful for acquiring knowledge of the environment. Traditionally, embossed paper maps with braille text are always used in cartographic literacy. These maps proved to be efficient for the acquisition of spatial knowledge by people with visual impairment, however, they Have significant limitations. For example, because of the specifics of the tactile sense, only a limited amount of information can be represented on the map. In addition, specific information such as distances are difficult to represent on high relief maps. It should be noted, however, that only a small percentage of the visually impaired population can read Braille. In Brazil, the LDB - Law of Guidelines and Bases (nº.9394 / 96) and the PCN - National Curricular Parameters, determine that the discipline of Geography recognized as autonomous and should not be understood as complementing other disciplines. In this way, the improvement of the teaching of Geography passes through cartographic literacy. The focus is to offer the student the ability to carry out the appropriation, analysis, reflection and criticism about the geographic space. Recent technological advances allowed the design of interactive maps in order to overcome some limitations. A significant feature of maps is the potential to provide extensive monitoring of phenomena with spatial knowledge, regardless of the age of the user. It is in this sense that, this research presents the creation of a computational resource that aims to enable disabled students, or not, of basic education in the teaching of Cartography. The developed software uses simultaneous sound and image resources with data from the 193 member countries of the United Nations, which allows for inclusive education, interaction between students with or without visual impairment.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencias Geodesicas e Tecnologias da GeoinformacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessGeoinformaçãoDeficientes visuaisCartografia tátilAplicativo computacionalAtlas mundialAtlas mundial em braille com recursos sonoros para deficientes visuais.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Leonardo Carlos Barbosa.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Leonardo Carlos Barbosa.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1421https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32139/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Carlos%20Barbosa.pdf.jpgade7740dc97dc1b79eaf692c6c04117eMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Leonardo Carlos Barbosa.pdfDISSERTAÇÃO Leonardo Carlos Barbosa.pdfapplication/pdf2799993https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/32139/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Carlos%20Barbosa.pdfd0ea6e01466e004e2b39fc999f9c4320MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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