De “Futuro do País” a um “Problema Social”: estudo sobre a construção da identidade social do drogado em escolas de ensino médio
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Data de Publicação: | 2016 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20271 |
Resumo: | O objeto da presente tese se inclui na preocupação com os processos a partir dos quais os comportamentos dos indivíduos respondem, positiva ou negativamente, às expectativas dos outros, inscrevendo-se na problemática da delimitação de grupos sociais e dinâmicas de demarcação de suas respectivas posições sociais. Há processos de categorização social que remetem a determinado quadro relacional de oposição entre “normais” e “desviantes”, e ações de imputação de identidades centradas em algum atributo considerado depreciativo. É o caso do indivíduo acusado de usar drogas, cuja identidade social pode ser demarcada pelo caráter depreciativo de tais práticas em nossa sociedade. Esse estigma reflete, enquanto atributo significativamente depreciativo, nos processos de identificação social típicos dos distintos cenários de interações sociais. Em contextos como a escola – normalidade; homogeneização; racionalidade científica contraposta à irracionalidade de se consumir drogas – essa projeção pode trazer repercussões importantes para os estudantes associados a tais práticas. Esse é um atributo que tem o potencial de se sobrepor aos diversos outros que um indivíduo acusado de usar drogas é passível de possuir. Sobretudo, esta é uma prática concebida como terminantemente incompatível com os espaços de desenvolvimento da “cultura escolar”. Através da abordagem qualitativa e da análise das distintas modalidades de entrevistas em profundidade e registros das observações em lócus realizadas em quatro escolas de ensino médio da zona urbana do município de Juazeiro-Ba, discuto o confronto entre acusadores e acusados, problematizando as perspectivas de pessoas caretas (não usuários) em relação aos estudantes considerados drogados – signos, significados e práticas relacionadas ao consumo de drogas e à construção dessa categoria social. A partir das concepções mais gerais sobre o fenômeno, busca-se uma imersão no entendimento dos processos de acusação que opõe “acusadores” e “acusados” de consumirem drogas, e de ações na imputação de identidades; bem como analiso as dinâmicas e reações à possibilidade do estigma, por parte de estudantes desviantes secretos, usuários de alguma droga, portanto, passíveis de serem rotulados como drogados. |
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COSTA, José Hermógenes Moura dahttp://lattes.cnpq.br/0446672105586918http://lattes.cnpq.br/5704991442247075MUTZENBERG, Remo2017-08-04T15:05:06Z2017-08-04T15:05:06Z2016-07-19https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20271ark:/64986/0013000001b7nO objeto da presente tese se inclui na preocupação com os processos a partir dos quais os comportamentos dos indivíduos respondem, positiva ou negativamente, às expectativas dos outros, inscrevendo-se na problemática da delimitação de grupos sociais e dinâmicas de demarcação de suas respectivas posições sociais. Há processos de categorização social que remetem a determinado quadro relacional de oposição entre “normais” e “desviantes”, e ações de imputação de identidades centradas em algum atributo considerado depreciativo. É o caso do indivíduo acusado de usar drogas, cuja identidade social pode ser demarcada pelo caráter depreciativo de tais práticas em nossa sociedade. Esse estigma reflete, enquanto atributo significativamente depreciativo, nos processos de identificação social típicos dos distintos cenários de interações sociais. Em contextos como a escola – normalidade; homogeneização; racionalidade científica contraposta à irracionalidade de se consumir drogas – essa projeção pode trazer repercussões importantes para os estudantes associados a tais práticas. Esse é um atributo que tem o potencial de se sobrepor aos diversos outros que um indivíduo acusado de usar drogas é passível de possuir. Sobretudo, esta é uma prática concebida como terminantemente incompatível com os espaços de desenvolvimento da “cultura escolar”. Através da abordagem qualitativa e da análise das distintas modalidades de entrevistas em profundidade e registros das observações em lócus realizadas em quatro escolas de ensino médio da zona urbana do município de Juazeiro-Ba, discuto o confronto entre acusadores e acusados, problematizando as perspectivas de pessoas caretas (não usuários) em relação aos estudantes considerados drogados – signos, significados e práticas relacionadas ao consumo de drogas e à construção dessa categoria social. 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This is the case of individual accused of using drugs, whose social identity can be demarcated by the derogatory nature of such practices in our society. This reflects stigma, while significantly derogatory attribute in social identification processes typical of different scenarios of social interactions. In contexts like school - normality; homogenization; scientific rationality counterpoint to the irrationality of consuming drugs - this projection may have important implications for students associated with such practices. This is an attribute that has the potential to overlap with many others, that one accused of using drugs individual is likely to possess. Above all, this is a practice conceived as strictly incompatible with the development of areas of "school culture". Through the qualitative approach and the analysis of various forms of in-depth interviews and records of observations in locus carried out in 4 high schools in the urban area of the municipality of Juazeiro-Ba; We discuss the confrontation between accusers and accused, questioning the prospects of faces people (not users) compared to students considered drug addicts - signs, meanings and practices related to drug use and the construction of this social category. From the most general conceptions about the phenomenon, we seek an immersion in the understanding of prosecutions, which opposes "accusers" and "accused" of using drugs, and actions in the identities of imputation; and analyze the dynamics and reactions to the possibility of stigma, by secret deviant students, users of some drugs, so that can be labeled as drug addicts.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em SociologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDrogasrotulaçãoestigmaescolaprocessos de identificaçãoDe “Futuro do País” a um “Problema Social”: estudo sobre a construção da identidade social do drogado em escolas de ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTESE José Hermógenes Moura da Costa PPGS_UFPE.pdf.jpgTESE José Hermógenes Moura da Costa PPGS_UFPE.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1321https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20271/5/TESE%20Jos%c3%a9%20Herm%c3%b3genes%20Moura%20da%20Costa%20PPGS_UFPE.pdf.jpge5a10155115d64215cfaf120f33ed078MD55ORIGINALTESE José Hermógenes Moura da Costa PPGS_UFPE.pdfTESE José Hermógenes Moura da Costa PPGS_UFPE.pdfapplication/pdf1663276https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/20271/1/TESE%20Jos%c3%a9%20Herm%c3%b3genes%20Moura%20da%20Costa%20PPGS_UFPE.pdf56f2a77bc4b436b81bcf81ddeca82593MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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