Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Ailce Moreira de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17092
Resumo: A presente pesquisa investiga como se desenvolve o processo de construção dramatúrgica em videodanças, tendo como objeto de análise a videodança Maxixe, da Cia. Etc. A pesquisa está inserida no Mestrado Acadêmico em Artes Visuais das Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba (UFPE/UFPB) e configura-se como aprofundamento de uma pesquisa histórica sobre a produção de videodanças em Recife, realizada no Acervo RecorDança. Durante o desenvolvimento da pesquisa, interessou-me estudar como o processo criativo, as instâncias dramatúrgicas e as circunstâncias de produção da obra contribuíram para a construção da dramaturgia nessa videodança. Essas instâncias a que me refiro estão divididas em: proposições corporais, textura espacial, figurino, sonorização, filmagem e edição. Para isso, desenvolvo um estudo de caso, utilizando como fundamentação teórica, principalmente, bibliografias que contemplam o campo da videodança, da dramaturgia e dos processos criativos. Nesse estudo, considero como dramaturgia o conjunto de elementos de uma criação, incluindo tanto às escolhas estéticas quanto às ideológicas, que contribui para a coerência dramatúrgica da obra (HERCOLES, 2005; PAVIS, 1999). E ressalto que cada um desses elementos estudados possui potencialmente uma parcela contributiva na construção dos nexos de sentido da videodança. A escolha de uma obra da Cia. Etc. dá-se por ser esta uma companhia atuante na cidade do Recife, que, além de produzir espetáculos e outros produtos artísticos, possui uma ação sistemática de estudo e produção de videodanças, configurando-se como única companhia de dança profissional que mantém tal prática na cidade. Dessa forma, me propus a fazer entrevistas com integrantes e ex-integrantes da companhia, a fim de realizar coleta e cruzamento de dados. Assim, considerando aspectos do processo criativo e dos resultados estéticos, foi possível entender as peculiaridades da forma como a dramaturgia é construída especificamente em Maxixe.
id UFPE_2040b48be03951e21d62236f0eed6940
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17092
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Melo, Ailce Moreira dehttp://lattes.cnpq.br/6019590508681257http://lattes.cnpq.br/4616139892651946Marques, Roberta Ramos2016-06-14T12:02:13Z2016-06-14T12:02:13Z2014-08-27https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17092A presente pesquisa investiga como se desenvolve o processo de construção dramatúrgica em videodanças, tendo como objeto de análise a videodança Maxixe, da Cia. Etc. A pesquisa está inserida no Mestrado Acadêmico em Artes Visuais das Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba (UFPE/UFPB) e configura-se como aprofundamento de uma pesquisa histórica sobre a produção de videodanças em Recife, realizada no Acervo RecorDança. Durante o desenvolvimento da pesquisa, interessou-me estudar como o processo criativo, as instâncias dramatúrgicas e as circunstâncias de produção da obra contribuíram para a construção da dramaturgia nessa videodança. Essas instâncias a que me refiro estão divididas em: proposições corporais, textura espacial, figurino, sonorização, filmagem e edição. Para isso, desenvolvo um estudo de caso, utilizando como fundamentação teórica, principalmente, bibliografias que contemplam o campo da videodança, da dramaturgia e dos processos criativos. Nesse estudo, considero como dramaturgia o conjunto de elementos de uma criação, incluindo tanto às escolhas estéticas quanto às ideológicas, que contribui para a coerência dramatúrgica da obra (HERCOLES, 2005; PAVIS, 1999). E ressalto que cada um desses elementos estudados possui potencialmente uma parcela contributiva na construção dos nexos de sentido da videodança. A escolha de uma obra da Cia. Etc. dá-se por ser esta uma companhia atuante na cidade do Recife, que, além de produzir espetáculos e outros produtos artísticos, possui uma ação sistemática de estudo e produção de videodanças, configurando-se como única companhia de dança profissional que mantém tal prática na cidade. Dessa forma, me propus a fazer entrevistas com integrantes e ex-integrantes da companhia, a fim de realizar coleta e cruzamento de dados. Assim, considerando aspectos do processo criativo e dos resultados estéticos, foi possível entender as peculiaridades da forma como a dramaturgia é construída especificamente em Maxixe.CAPEsLa presente pesquisa investiga cómo se desarrolla el proceso de construcción dramatúrgica en videodanzas, teniendo como objeto de análisis la videodanza Maxixe, de la Cia. Etc. La pesquisa está inserida en la Maestría Académica en Artes Visuales de las Universidades Federales de Pernambuco e de Paraíba (UFPE/UFPB) y es caracterizada como profundización de una pesquisa histórica acerca de la producción de videodanzas en Recife, hecha en el Acervo RecorDança. Durante el desarrollo de la pesquisa, me interesó estudiar como el proceso creativo, las instancias dramatúrgicas y las circunstancias de producción de la obra, contribuyeron para la construcción de la dramaturgia en esa videodanza. Las instancias las cuales me refiero están divididas en: proposiciones corporales, textura espacial, figurín, sonorización, filmación y edición. Para eso, desarrollo un estudio de caso, utilizando como fundamentación teórica, principalmente, bibliografías que contemplan el campo de la videodanza, de la dramaturgia y de los procesos creativos. En este estudio, considero como dramaturgia el conjunto de elementos de una creación, incluyendo tanto las selecciones estéticas cuanto las ideológicas, que contribuye para la coherencia dramatúrgica de la obra (HERCOLES, 2005; PAVIS, 1999). Resalto también que cada uno de esos elementos estudiados tiene potencialmente una parcela contributiva en la construcción de los nexos de sentido de la videodanza. La elección de una obra de la Cia Etc. es por esta ser una compañía actuante en la ciudad de Recife, que, además de producir espectáculos y otros productos artísticos, tiene una acción sistemática de estudio y producción de videodanzas, configurándose como única compañía de danza profesional que mantiene tal práctica en la ciudad. De esa forma, hice entrevistas con integrantes y ex-integrantes de la compañía, para realizar la colecta y el cruzamiento de los datos. Así, considerando aspectos del proceso creativo y de los resultados estéticos, fue posible entender las peculiaridades de como la dramaturgia es construida específicamente en el Maxixe.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVideodançaDramaturgiaMaxixeCiaEtcVideodanzaDramaturgiaMaxixeCiaEtcNexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILAilce Moreira_dissertação versão final_sem assinaturas.pdf.jpgAilce Moreira_dissertação versão final_sem assinaturas.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1219https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/5/Ailce%20Moreira_disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20final_sem%20assinaturas.pdf.jpgb911c2c5bb4a7bcb3101967ef8621fcbMD55ORIGINALAilce Moreira_dissertação versão final_sem assinaturas.pdfAilce Moreira_dissertação versão final_sem assinaturas.pdfapplication/pdf4525291https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/1/Ailce%20Moreira_disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20final_sem%20assinaturas.pdfa240422a8d93f2b583fc33c8c4a3b78cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTAilce Moreira_dissertação versão final_sem assinaturas.pdf.txtAilce Moreira_dissertação versão final_sem assinaturas.pdf.txtExtracted texttext/plain581952https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/4/Ailce%20Moreira_disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20final_sem%20assinaturas.pdf.txt5d82864a55d7688324dabeb8f95d3250MD54123456789/170922019-10-25 05:29:37.699oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T08:29:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe
title Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe
spellingShingle Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe
Melo, Ailce Moreira de
Videodança
Dramaturgia
Maxixe
Cia
Etc
Videodanza
Dramaturgia
Maxixe
Cia
Etc
title_short Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe
title_full Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe
title_fullStr Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe
title_full_unstemmed Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe
title_sort Nexos da videodança: a construção dramatúrgica em Maxixe
author Melo, Ailce Moreira de
author_facet Melo, Ailce Moreira de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6019590508681257
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616139892651946
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Ailce Moreira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marques, Roberta Ramos
contributor_str_mv Marques, Roberta Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Videodança
Dramaturgia
Maxixe
Cia
Etc
Videodanza
Dramaturgia
Maxixe
Cia
Etc
topic Videodança
Dramaturgia
Maxixe
Cia
Etc
Videodanza
Dramaturgia
Maxixe
Cia
Etc
description A presente pesquisa investiga como se desenvolve o processo de construção dramatúrgica em videodanças, tendo como objeto de análise a videodança Maxixe, da Cia. Etc. A pesquisa está inserida no Mestrado Acadêmico em Artes Visuais das Universidades Federais de Pernambuco e da Paraíba (UFPE/UFPB) e configura-se como aprofundamento de uma pesquisa histórica sobre a produção de videodanças em Recife, realizada no Acervo RecorDança. Durante o desenvolvimento da pesquisa, interessou-me estudar como o processo criativo, as instâncias dramatúrgicas e as circunstâncias de produção da obra contribuíram para a construção da dramaturgia nessa videodança. Essas instâncias a que me refiro estão divididas em: proposições corporais, textura espacial, figurino, sonorização, filmagem e edição. Para isso, desenvolvo um estudo de caso, utilizando como fundamentação teórica, principalmente, bibliografias que contemplam o campo da videodança, da dramaturgia e dos processos criativos. Nesse estudo, considero como dramaturgia o conjunto de elementos de uma criação, incluindo tanto às escolhas estéticas quanto às ideológicas, que contribui para a coerência dramatúrgica da obra (HERCOLES, 2005; PAVIS, 1999). E ressalto que cada um desses elementos estudados possui potencialmente uma parcela contributiva na construção dos nexos de sentido da videodança. A escolha de uma obra da Cia. Etc. dá-se por ser esta uma companhia atuante na cidade do Recife, que, além de produzir espetáculos e outros produtos artísticos, possui uma ação sistemática de estudo e produção de videodanças, configurando-se como única companhia de dança profissional que mantém tal prática na cidade. Dessa forma, me propus a fazer entrevistas com integrantes e ex-integrantes da companhia, a fim de realizar coleta e cruzamento de dados. Assim, considerando aspectos do processo criativo e dos resultados estéticos, foi possível entender as peculiaridades da forma como a dramaturgia é construída especificamente em Maxixe.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-08-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-14T12:02:13Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-14T12:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17092
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17092
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/5/Ailce%20Moreira_disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20final_sem%20assinaturas.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/1/Ailce%20Moreira_disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20final_sem%20assinaturas.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17092/4/Ailce%20Moreira_disserta%c3%a7%c3%a3o%20vers%c3%a3o%20final_sem%20assinaturas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b911c2c5bb4a7bcb3101967ef8621fcb
a240422a8d93f2b583fc33c8c4a3b78c
66e71c371cc565284e70f40736c94386
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
5d82864a55d7688324dabeb8f95d3250
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310759195082752