Professoras negras e docência : práticas de valorização do pertencimento étnico-racial no espaço escola
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/52698 |
Resumo: | A pesquisa desenvolvida no Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco trata da prática docente-discente de valorização do pertencimento étnico-racial nos anos iniciais do Ensino Fundamental, em uma perspectiva crítica (FREIRE, 2019, 2020a, 2020b; SOUZA, 2009). O estudo objetivou compreender as práticas de valorização do pertencimento étnico-racial das/os docentes-discentes no contexto escolar. Especificamente, propôs-se analisar como as práticas pedagógicas docente-discente contribuem para a percepção do pertencimento étnico-racial dos estudantes; identificar possíveis articulações entre a construção de práticas de valorização do pertencimento étnico-racial e o enfrentamento ao racismo; e analisar práticas de valorização do pertencimento étnico-racial elaboradas pelas professoras que possibilitem a construção de uma autoimagem positiva das/os estudantes. Tomamos como categorias analíticas currículo, prática pedagógica docente-discente e valorização étnico-racial, as quais deram sustentabilidade teórica ao trabalho. Currículo, sustentado por Freire (2019, 2020a, 2020b); Santiago (1998); e Carvalho (2019), como projeto político e coletivo de sociedade, relacionado à vida da escola e articulado a um contexto sócio-histórico. A prática pedagógica como uma ação coletiva específica que se desenvolve numa instituição seguindo objetivos para se alcançar uma finalidade e que se desdobra num contexto que legaliza e legitima o exercício profissional foi referenciada nos estudos de Souza (2009). Para a prática pedagógica docente-discente buscamos Souza (2009), Freire (2019, 2020a, 2020b); Santiago e Batista Neto (2016). A discussão da valorização do pertencimento étnico- racial foi referenciada nos estudos de Cavalleiro (2001), Munanga (2004); Silva (2013), Silva (2018) e Gomes (1995, 1997, 2001, 2003, 2017). A opção teórico- metodológica pautou-se na abordagem qualitativa. Foram eleitas como sujeitas da pesquisa docentes em exercício, responsáveis por turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental em instituições públicas de ensino da Região Metropolitana do Recife. O questionário e a entrevista semiestruturada foram utilizados para coleta e produção dos dados, organizados e tratados a partir da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). O estudo evidenciou a valorização do pertencimento étnico-racial como processo construído a partir de vivências individuais e coletivas, relacionado à compreensão e afirmação da identidade racial. As professoras participantes da pesquisa revelaram-se profissionais reflexivas, que ressignificaram suas práticas ao assumirem um compromisso político-pedagógico com vistas ao desenvolvimento da valorização do pertencimento étnico-racial no espaço escolar. As iniciativas das participantes organizaram-se em atitudes pedagógicas mediadas pela literatura e por atividades didáticas que contribuíram para o desenvolvimento de um pensamento positivo sobre a cultura africana e afro-brasileira. A pesquisa apontou que a construção da prática pedagógica docente-discente voltada à formação humana, numa perspectiva antirracista, encontrou subsídios e estrutura na Lei 10.639/2003, que oportunizou o combate ao racismo efetivando a valorização étnico-racial. |
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O questionário e a entrevista semiestruturada foram utilizados para coleta e produção dos dados, organizados e tratados a partir da Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin (2016). O estudo evidenciou a valorização do pertencimento étnico-racial como processo construído a partir de vivências individuais e coletivas, relacionado à compreensão e afirmação da identidade racial. As professoras participantes da pesquisa revelaram-se profissionais reflexivas, que ressignificaram suas práticas ao assumirem um compromisso político-pedagógico com vistas ao desenvolvimento da valorização do pertencimento étnico-racial no espaço escolar. As iniciativas das participantes organizaram-se em atitudes pedagógicas mediadas pela literatura e por atividades didáticas que contribuíram para o desenvolvimento de um pensamento positivo sobre a cultura africana e afro-brasileira. A pesquisa apontou que a construção da prática pedagógica docente-discente voltada à formação humana, numa perspectiva antirracista, encontrou subsídios e estrutura na Lei 10.639/2003, que oportunizou o combate ao racismo efetivando a valorização étnico-racial.FACEPEThe research conducted at the Center for Teacher Education and Pedagogical Practice of the Graduate Program in Education at the Federal University of Pernambuco focuses on the teacher-student practice of valuing ethnic-racial belonging in the early years of elementary school from a critical perspective (FREIRE, 2019, 2020a, 2020b; SOUZA, 2009). The study aimed to understand the practices of valuing ethnic-racial belonging of teachers and students in the school context. Specifically, it sought to analyze how teacher-student pedagogical practices contribute to students' perception of ethnic-racial belonging, to identify possible connections between the construction of practices that value ethnic-racial belonging and the fight against racism, and to analyze practices of valuing ethnic-racial belonging developed by teachers that enable the construction of a positive self-image for students. The analytical categories used were curriculum, teacher-student pedagogical practice, and ethnic-racial valorization, which provided theoretical support for the work. Curriculum, as a political and collective project related to the life of the school and connected to a socio-historical context, was supported by Freire (2019, 2020a, 2020b); Santiago (1998); and Carvalho (2019). Pedagogical practice, as a specific collective action that develops within an institution with the aim of achieving a goal and unfolds in a context that legitimizes and validates professional exercise, was referenced in Souza's studies (2009). For teacher- student pedagogical practice, we referred to Souza (2009), Freire (2019, 2020a, 2020b); and Santiago and Batista Neto (2016). The discussion of valuing ethnic-racial belonging was based on the studies of Cavalleiro (2001), Munanga (2004); Silva (2013), Silva (2018) and Gomes (1995, 1997, 2001, 2003, 2017). The theoretical and methodological approach adopted was qualitative. In-service teachers responsible for classes in the early years of elementary school in public educational institutions in the Metropolitan Region of Recife were chosen as research subjects. Questionnaires and semi-structured interviews were used for data collection and production, which were organized and analyzed using Content Analysis according to Bardin's perspective (2016). The study highlighted the valorization of ethnic-racial belonging as a process built upon individual and collective experiences, related to the understanding and affirmation of racial identity. The participating teachers in the research revealed themselves to be reflective professionals who redefined their practices by taking on a political-pedagogical commitment towards the development of ethnic-racial valorization in the school space. Their initiatives were organized in pedagogical attitudes mediated by literature and didactic activities that contributed to the development of a positive perception of African and Afro-Brazilian cultures. The research indicated that the construction of teacher-student pedagogical practices focused on human formation from an anti-racist perspective found support and structure in the Law 10.639/2003, which provided the opportunity to combat racism and effectively promote ethnic-racial valorization.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessNegros - Identidade racialPrática de ensinoProfessoras negrasNegros - EducaçãoProfessoras negras e docência : práticas de valorização do pertencimento étnico-racial no espaço escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Daniele Maria Soares de Carvalho.pdfDISSERTAÇÃO Daniele Maria Soares de Carvalho.pdfapplication/pdf1237679https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/52698/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniele%20Maria%20Soares%20de%20Carvalho.pdf8569cf2a9a19d3ac832426099884d1acMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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