Discursos sobre o ensino da disciplina de educação moral e cívica em Pernambuco: análise comparativa nas escolas Sizenando Silveira e Ginásio Pernambucano no período da ditadura militar (1972-1985).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Alexsandro Barbosa da
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18065
Resumo: Em 1964, um golpe de Estado fez com que os militares assumissem o poder no Brasil, implantando uma nova ditadura. Porém, no início deste governo, manifestações foram realizadas contra as suas ações; sublinha-se a atitude do movimento estudantil que foi brutalmente reprimido por esse grupo de governantes. Em tal contexto, os militares buscaram alternativas para se legitimar. A educação foi usada para este fim, ou seja, ajudá-los a ter apoio social em suas iniciativas. Foi desse modo que a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) acabou sendo reimplantada, fazendo parte de uma conjuntura na qual se tornava a principal responsável por disseminar a ideologia dos governantes dentro das escolas, através de um ensino regido pela Tendência Pedagógica Tecnicista que visava, dentre outras coisas, uma formação de cunho expositivo, impositivo e movido pela reprodução. Dessa forma, buscava-se formar pessoas aptas a assumirem cargos junto ao mercado de trabalho, mas com pouco nível de criticidade ao sistema existente naquele momento no país. Diante disso, foi objetivo desse trabalho a análise de discursos referentes ao ensino de EMC nas escolas Sizenando Silveira e Ginásio Pernambucano, tendo como foco o período da ditadura militar (1972-1985), isso feito com vistas a entender processos de desenvolvimento acrítico e/ou não de formação educacional, que possam ter influenciado aquela época e estar a influenciar a educação atual, assim como, observar processos de subversão a esse modelo dentro do cenário educacional Pernambucano. Para isso, fizemos uso da metodologia da História Oral desenvolvida por Paul Thompson e da Análise de Discurso trabalhada por Eni Orlandi adicionado ao diálogo com categorias teóricas elaboradas pelo filosofo e historiador Michel Foucault. Procurou-se assim, fundamentar e consubstanciar a pesquisa no sentido de realizar uma reflexão importante para a área educacional, em especial, para o Núcleo de Teoria e História da Educação do qual ela faz parte.
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spelling COSTA, Alexsandro Barbosa dahttp://lattes.cnpq.br/8241909844325724OLIVEIRA, Aurenéa Maria de2016-12-01T15:20:26Z2016-12-01T15:20:26Z2016-05-06https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18065ark:/64986/001300000s9fxEm 1964, um golpe de Estado fez com que os militares assumissem o poder no Brasil, implantando uma nova ditadura. Porém, no início deste governo, manifestações foram realizadas contra as suas ações; sublinha-se a atitude do movimento estudantil que foi brutalmente reprimido por esse grupo de governantes. Em tal contexto, os militares buscaram alternativas para se legitimar. A educação foi usada para este fim, ou seja, ajudá-los a ter apoio social em suas iniciativas. Foi desse modo que a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) acabou sendo reimplantada, fazendo parte de uma conjuntura na qual se tornava a principal responsável por disseminar a ideologia dos governantes dentro das escolas, através de um ensino regido pela Tendência Pedagógica Tecnicista que visava, dentre outras coisas, uma formação de cunho expositivo, impositivo e movido pela reprodução. Dessa forma, buscava-se formar pessoas aptas a assumirem cargos junto ao mercado de trabalho, mas com pouco nível de criticidade ao sistema existente naquele momento no país. Diante disso, foi objetivo desse trabalho a análise de discursos referentes ao ensino de EMC nas escolas Sizenando Silveira e Ginásio Pernambucano, tendo como foco o período da ditadura militar (1972-1985), isso feito com vistas a entender processos de desenvolvimento acrítico e/ou não de formação educacional, que possam ter influenciado aquela época e estar a influenciar a educação atual, assim como, observar processos de subversão a esse modelo dentro do cenário educacional Pernambucano. Para isso, fizemos uso da metodologia da História Oral desenvolvida por Paul Thompson e da Análise de Discurso trabalhada por Eni Orlandi adicionado ao diálogo com categorias teóricas elaboradas pelo filosofo e historiador Michel Foucault. Procurou-se assim, fundamentar e consubstanciar a pesquisa no sentido de realizar uma reflexão importante para a área educacional, em especial, para o Núcleo de Teoria e História da Educação do qual ela faz parte.1964, aCoup D’etat caused the military to assume power in Brazil, implanting a New Dictatorship. However, since the beginning of this government, manifestations were realizedagainst their actions. To give prominence the student’s movement that was brutally repressed by this group of rulers. In this context, militaries searched alternatives to legitimate themselves. In this aspect, education was used for this purpose: help them to have social support to their initiatives. This way, the subject Moral and Civic Education (MCE) was redeployed, taking part of a conjecture in which it would be the most important to disseminate itsmilitary ideology in the schools though the rigid teaching with a Pedagogic and Technic Trend that to aimed, among others things, the upbringing just expositive, imposing and moving by reproduction. This way, lookedfor to make be able people to accept the positions in the job market, but with low level criticism about the system in that moment in the nation. Before that it was objective this paper to analyze the speeches referring to teaching of the Moral and Civic Education at SizenandoSilveira and GinásioPernambucano Schools focusing the period of the Military Dictatorship (1064 – 1085) to understand processes of uncritical development and or no education that could influence that time and can influence education in the present-day. And observe processes of subversion to this model in the pernambucanoscene educational. For this, we used the Oral History methodology developed by Paul Thompson and Analysis of Discurse by EniOrlandi; added dialogue with theories categories elaborated by philosopher and historian Michel Foucault.This paper searched justify this rummage in the sense of do an importantreflection to educational area, specially to the Center of Theory and History of EducationporUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEducação Moral e CívicaDitadura MilitarDiscursosMoral and Civic EducationMilitary DictatorshipSpeechesDiscursos sobre o ensino da disciplina de educação moral e cívica em Pernambuco: análise comparativa nas escolas Sizenando Silveira e Ginásio Pernambucano no período da ditadura militar (1972-1985).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILTEXTO PARA DEPOSITO DEFINITIVO COM CARTA CATALOGRÀFICA.pdf.jpgTEXTO PARA DEPOSITO DEFINITIVO COM CARTA CATALOGRÀFICA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1367https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18065/5/TEXTO%20PARA%20DEPOSITO%20DEFINITIVO%20COM%20CARTA%20CATALOGR%c3%80FICA.pdf.jpg0e72a770be1540c95896764aa4907f67MD55ORIGINALTEXTO PARA DEPOSITO DEFINITIVO COM CARTA CATALOGRÀFICA.pdfTEXTO PARA DEPOSITO DEFINITIVO COM CARTA CATALOGRÀFICA.pdfapplication/pdf1426406https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/18065/1/TEXTO%20PARA%20DEPOSITO%20DEFINITIVO%20COM%20CARTA%20CATALOGR%c3%80FICA.pdf95acd03823dde163a2f7cdfc82f83ebbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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