Avaliação da implementação do programa descolado na prevenção de drogas no contexto escolar
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46735 |
Resumo: | A prevenção do uso abusivo de álcool e drogas na adolescência tem se tornado um tema transversal nas políticas públicas e incentivado a construção de programas preventivos e de promoção de saúde neste campo. Entretanto, ainda existe uma necessidade de avaliar o processo de implementação dos programas preventivos por meio de evidências científicas. Assim, esta tese tem o objetivo de avaliar a implementação do Programa “DESCOLADO” no contexto de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. Caracterizou-se como um estudo avaliativo com natureza descritiva e uso de abordagens metodológicas qualitativas que ocorreu em dois momentos: Estudo de Avaliabilidade e Avaliação do processo de implantação do programa. O estudo de Avaliabilidade foi baseado nos sete elementos propostos por Thurston e Ramaliu, dentre eles foi construído o modelo lógico do programa, seguido de sua validação por experts através da Técnica Delphi, além de identificar e pactuar com a equipe do programa os procedimentos para realização do estudo de avaliação. O estudo de avaliação do processo de implementação do Descolado seguiu o referencial da Medida de Fidelidade, categorizado nas dimensões de Dosagem, Aderência, Qualidade da entrega e Responsividade. Foi realizado em uma escola municipal de referência da cidade do Recife, participaram da pesquisa estudantes de duas turmas do 6o ano, professores, gestores, e equipe técnica do Descolado. As técnicas de coleta de evidências foram a observação direta, entrevista curta, entrevistas de levantamento e grupo focal. A análise das evidências foi realizada através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados do EA indicaram que o programa é avaliável, auxiliaram na organização e descrição de forma lógica do programa, contribuíram para o aprimoramento da sua estruturação, indicando pontos de ajustes nos objetivos, atividades, recursos, além de nortearem o estudo de avaliação. Os resultados da avaliação da implementação, demonstraram aspectos que indicam fidelidade na implementação do Descolado na escola, como também se identificou algumas “lacunas” que precisam ser preenchidas, como por exemplo, inserir no programa critérios para definição dos horários para realização das oficinas com os adolescentes; ampliar o olhar para além do cumprimento dos conteúdos das oficinas, mas direcionar a prioridade para o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no Descolado; melhorar a sintonia entre as duplas de implementadores durante as oficinas, bem como a assunção de posturas condizentes com os referenciais teóricos em que o Descolado está fundamentado. Elaborou-se uma síntese de sugestões, provenientes das duas etapas da pesquisa, a fim de que os desenvolvedores do programa possam aperfeiçoar o Descolado, e consequentemente, potencializar a fidelidade da implementação. |
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OLIVEIRA, Marcela Paula Conceição de Andradehttp://lattes.cnpq.br/3523349952785229http://lattes.cnpq.br/3664459834123929http://lattes.cnpq.br/1040247745662055GONTIJO, Daniela TavaresSAMICO, Isabella Chagas2022-09-27T15:47:17Z2022-09-27T15:47:17Z2022-03-17OLIVEIRA, Marcela Paula Conceição de Andrade. Avaliação da implementação do programa descolado na prevenção de drogas no contexto escolar. 2022. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46735A prevenção do uso abusivo de álcool e drogas na adolescência tem se tornado um tema transversal nas políticas públicas e incentivado a construção de programas preventivos e de promoção de saúde neste campo. Entretanto, ainda existe uma necessidade de avaliar o processo de implementação dos programas preventivos por meio de evidências científicas. Assim, esta tese tem o objetivo de avaliar a implementação do Programa “DESCOLADO” no contexto de prevenção ao uso de drogas no ambiente escolar. Caracterizou-se como um estudo avaliativo com natureza descritiva e uso de abordagens metodológicas qualitativas que ocorreu em dois momentos: Estudo de Avaliabilidade e Avaliação do processo de implantação do programa. O estudo de Avaliabilidade foi baseado nos sete elementos propostos por Thurston e Ramaliu, dentre eles foi construído o modelo lógico do programa, seguido de sua validação por experts através da Técnica Delphi, além de identificar e pactuar com a equipe do programa os procedimentos para realização do estudo de avaliação. O estudo de avaliação do processo de implementação do Descolado seguiu o referencial da Medida de Fidelidade, categorizado nas dimensões de Dosagem, Aderência, Qualidade da entrega e Responsividade. Foi realizado em uma escola municipal de referência da cidade do Recife, participaram da pesquisa estudantes de duas turmas do 6o ano, professores, gestores, e equipe técnica do Descolado. As técnicas de coleta de evidências foram a observação direta, entrevista curta, entrevistas de levantamento e grupo focal. A análise das evidências foi realizada através da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados do EA indicaram que o programa é avaliável, auxiliaram na organização e descrição de forma lógica do programa, contribuíram para o aprimoramento da sua estruturação, indicando pontos de ajustes nos objetivos, atividades, recursos, além de nortearem o estudo de avaliação. Os resultados da avaliação da implementação, demonstraram aspectos que indicam fidelidade na implementação do Descolado na escola, como também se identificou algumas “lacunas” que precisam ser preenchidas, como por exemplo, inserir no programa critérios para definição dos horários para realização das oficinas com os adolescentes; ampliar o olhar para além do cumprimento dos conteúdos das oficinas, mas direcionar a prioridade para o desenvolvimento de competências e habilidades previstas no Descolado; melhorar a sintonia entre as duplas de implementadores durante as oficinas, bem como a assunção de posturas condizentes com os referenciais teóricos em que o Descolado está fundamentado. Elaborou-se uma síntese de sugestões, provenientes das duas etapas da pesquisa, a fim de que os desenvolvedores do programa possam aperfeiçoar o Descolado, e consequentemente, potencializar a fidelidade da implementação.The prevention of abusive use of alcohol and drugs in adolescence has become a cross-cutting theme in public policies and has encouraged the construction of preventive and health promotion programs in this field. However, there is still a need to evaluate the process of implementing preventive programs through scientific evidence. Thus, this thesis aims to evaluate the implementation of the Descolado Program in the context of drug use prevention in the school environment. It was characterized as an evaluative study with a descriptive nature and use of qualitative methodological approaches that took place in two moments: Evaluability Study and Evaluation of the program implementation process. The Evaluability study was based on the seven elements proposed by Thurston and Ramaliu , among which the logical model of the program was built, followed by its validation by experts through the Delphi Technique, in addition to identifying and agreeing with the program team the procedures for carrying out of the evaluation study. The evaluation study of the Descolado implementation process followed the Fidelity Measure reference, categorized in the dimensions of Dosage, Adherence, Quality of delivery and Responsiveness. It was carried out in a reference municipal school in the city of Recife, students from two 6th grade classes, teachers, managers, and Descolado's technical team participated in the research. Evidence collection techniques were direct observation, short interview, survey interviews and focus group. Evidence analysis was performed using Bardin's Content Analysis. The EA results indicated that the program can be evaluated, helped in the organization and description of the program in a logical way, contributed to the improvement of its structuring, indicating points of adjustment in the objectives, activities, resources, in addition to guiding the evaluation study. The results of the implementation evaluation showed aspects that indicate fidelity in the implementation of Descolado at school, as well as some "gaps" that need to be filled, such as, for example, inserting criteria in the program to define the times for carrying out the workshops with the teenagers; broaden the look beyond the fulfillment of the contents of the workshops, but direct the priority to the development of competences and abilities foreseen in Descolado; to improve the harmony between the pairs of implementers during the workshops, as well as the assumption of positions consistent with the theoretical references on which Descolado is based. A synthesis of suggestions from the two stages of the research was elaborated, so that the program developers can improve Descolado, and consequently, enhance the fidelity of the implementation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Saude da Crianca e do AdolescenteUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessAvaliação de Programas e Projetos de SaúdePrevenção PrimáriaAdolescenteTranstornos Relacionados ao Uso de SubstânciasServiços de Saúde EscolarAvaliação da implementação do programa descolado na prevenção de drogas no contexto escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Marcela Paula Conceição de Andrade Oliveira.pdf.txtTESE Marcela Paula Conceição de Andrade Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain423684https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46735/4/TESE%20Marcela%20Paula%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20de%20Andrade%20Oliveira.pdf.txtfd3402aefe1ff38b80bd61b8e3739915MD54THUMBNAILTESE Marcela Paula Conceição de Andrade Oliveira.pdf.jpgTESE Marcela Paula Conceição de Andrade Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1289https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46735/5/TESE%20Marcela%20Paula%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20de%20Andrade%20Oliveira.pdf.jpgc5f1970265ceff02d89536f74eb2db27MD55ORIGINALTESE Marcela Paula Conceição de Andrade Oliveira.pdfTESE Marcela Paula Conceição de Andrade Oliveira.pdfapplication/pdf1819506https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46735/1/TESE%20Marcela%20Paula%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20de%20Andrade%20Oliveira.pdf51a4c0c17eb8646fa7893b133c7562f6MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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