O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACÊDO, Álison de Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40914
Resumo: O aumento dos estudos de comportamento do consumidor bem como de seu consumo de experiência se revela um campo necessário de investigação. Um consumidor ativo, considerado como um prossumidor pela literatura, tem ganhado cada vez mais ênfase nos estudos de seus comportamentos, interferindo no processo de consumo e principalmente no de produção. Determinados comportamentos levam o consumidor a gerar seu próprio contexto e consumo, consequentemente seu próprio consumo de experiência. Dessa maneira, o consumo de determinados bens se mostra como um ponto final, uma forma de materializar os significados dessa experiência, numa sociedade simbólica de consumo, que consome signos. Um centro de compras, o Polo Comercial de Caruaru, se mostrou como um contexto significativo para essa investigação, tendo em vista ser um espaço de consumo de moda-vestuário, em que as pessoas consomem no varejo, com o intuito de assumir os principais atributos do sistema de moda, de diferenciação e individualidade. Assim, a nossa investigação foi guiada pela pergunta de pesquisa: Como o consumidor de moda-vestuário do Polo Comercial de Caruaru significa seu consumo de experiência nesse varejo? Essa pesquisa interpretativista buscou no recurso da tradição biográfica entender, sob a ótica de uma consumidora, como a mesma construiu e significou sua experiência de consumo atrelada a esse espaço de compras. Apoiados na Cultura Material e na Culture Consumer Theory – CCT, nosso estudo biográfico utilizou o protocolo de investigação de Leão et al. (2015) que já havia sido desenvolvido para essa abordagem e que nos conduziu a investigar duas dimensões da narrativa: a histórica e a discursiva. A análise nos desvelou sintagmas que nos conduziram a sentidos norteadores formadores do consumo de experiência da respondente. O consumo de experiência investigado se mostrou constituído por diversas facetas, essas encontradas na literatura consultada, mas os fatores motivacionais que os constituíram foram singulares, partiram de sua condição de existência social e, foi a partir desses, que a consumidora considerou os aspectos situacionais do ambiente de venda, lhes atribuindo significações também específicas. Assim, a experiência de consumo se desvelou como uma experiência social e afetiva constitutiva do cotidiano da respondente, sendo o consumo apenas um meio de reafirmação social da mesma e de suas relações. Como diz Slate, práticas de consumo são essencialmente criativas e não aceitam normas limitadoras, pois envolvem a negociação dos significados por consumidores.
id UFPE_21a545e331e1a7ef15ccad392bd4b0e2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/40914
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling MACÊDO, Álison de Limahttp://lattes.cnpq.br/8864831414314232http://lattes.cnpq.br/5484105489714622COSTA, Flávia Zirmmerle da Nóbrega2021-08-10T14:11:42Z2021-08-10T14:11:42Z2021-05-28MACÊDO, Álison de Lima. O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru: vivência mundana, aspectos de socialização e consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40914O aumento dos estudos de comportamento do consumidor bem como de seu consumo de experiência se revela um campo necessário de investigação. Um consumidor ativo, considerado como um prossumidor pela literatura, tem ganhado cada vez mais ênfase nos estudos de seus comportamentos, interferindo no processo de consumo e principalmente no de produção. Determinados comportamentos levam o consumidor a gerar seu próprio contexto e consumo, consequentemente seu próprio consumo de experiência. Dessa maneira, o consumo de determinados bens se mostra como um ponto final, uma forma de materializar os significados dessa experiência, numa sociedade simbólica de consumo, que consome signos. Um centro de compras, o Polo Comercial de Caruaru, se mostrou como um contexto significativo para essa investigação, tendo em vista ser um espaço de consumo de moda-vestuário, em que as pessoas consomem no varejo, com o intuito de assumir os principais atributos do sistema de moda, de diferenciação e individualidade. Assim, a nossa investigação foi guiada pela pergunta de pesquisa: Como o consumidor de moda-vestuário do Polo Comercial de Caruaru significa seu consumo de experiência nesse varejo? Essa pesquisa interpretativista buscou no recurso da tradição biográfica entender, sob a ótica de uma consumidora, como a mesma construiu e significou sua experiência de consumo atrelada a esse espaço de compras. Apoiados na Cultura Material e na Culture Consumer Theory – CCT, nosso estudo biográfico utilizou o protocolo de investigação de Leão et al. (2015) que já havia sido desenvolvido para essa abordagem e que nos conduziu a investigar duas dimensões da narrativa: a histórica e a discursiva. A análise nos desvelou sintagmas que nos conduziram a sentidos norteadores formadores do consumo de experiência da respondente. O consumo de experiência investigado se mostrou constituído por diversas facetas, essas encontradas na literatura consultada, mas os fatores motivacionais que os constituíram foram singulares, partiram de sua condição de existência social e, foi a partir desses, que a consumidora considerou os aspectos situacionais do ambiente de venda, lhes atribuindo significações também específicas. Assim, a experiência de consumo se desvelou como uma experiência social e afetiva constitutiva do cotidiano da respondente, sendo o consumo apenas um meio de reafirmação social da mesma e de suas relações. Como diz Slate, práticas de consumo são essencialmente criativas e não aceitam normas limitadoras, pois envolvem a negociação dos significados por consumidores.CAPESThe increase in studies of consumer behavior as well as their consumption of experience reveals a necessary field of investigation. An active consumer, considered as a prosumer by the literature, has gained more and more emphasis in the studies of their behavior, interfering in the consumption process and mainly in the production process. Certain behaviors lead consumers to generate their own context and consumption, consequently their own consumption of experience. In this way, the consumption of certain goods is shown as an end point, a way to materialize the meanings of this experience, in a symbolic society of consumption, which consumes signs. A shopping center, the Polo Comercial de Caruaru, proved to be a significant context for this investigation, as it is a space for consumption of fashion and clothing, in which people consume in retail, with the aim of assuming the main attributes of the fashion, differentiation and individuality system. Thus, our investigation was guided by the research question: How does the fashion-clothing consumer at the Polo Comercial de Caruaru mean their experience consumption in this retail? This interpretive research sought to use the biographical tradition to understand, from the perspective of a consumer, how she constructed and meant her consumption experience linked to this shopping space. Supported by Material Culture and Culture Consumer Theory – CCT, our biographical study used the investigation protocol by Leão et al. (2015), which had already been developed for this approach and which led us to investigate two dimensions of the narrative: the historical and the discursive. The analysis unveiled the phrases that led us to guiding meanings that shape the respondent's consumption of experience. The experience consumption investigated was shown to consist of several facets, these found in the consulted literature, but the motivational factors that constituted them were unique, departing from their condition of social existence, and it was from these that the consumer considered the situational aspects of sales environment, giving them also specific meanings. Thus, the consumption experience was unveiled as a social and affective experience constitutive of the respondent's daily life, with consumption being just a means of social reaffirmation of the respondent and its relationships. As Slate says, consumption practices are essentially creative and do not accept limiting norms, as they involve the negotiation of meanings by consumers.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessConsumo (Economia)Status social – Caruaru (PE)Comportamento do consumidor – Caruaru (PE)Cultura material – Caruaru (PE)Clientes – Fidelização – Caruaru (PE)Satisfação do consumidor – Caruaru (PE)O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Álison de Lima Macêdo.pdfDISSERTAÇÃO Álison de Lima Macêdo.pdfapplication/pdf804055https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20de%20Lima%20Mac%c3%aado.pdfcd89fe6d1c6392d7c3052ff2a5af4f68MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Álison de Lima Macêdo.pdf.txtDISSERTAÇÃO Álison de Lima Macêdo.pdf.txtExtracted texttext/plain257737https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20de%20Lima%20Mac%c3%aado.pdf.txte6d5d17c23abe2e61c167800bd50b810MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Álison de Lima Macêdo.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Álison de Lima Macêdo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20de%20Lima%20Mac%c3%aado.pdf.jpge0789025a9525cd91f6f78c6492f40aaMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52123456789/409142021-08-11 02:14:11.22oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-08-11T05:14:11Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.
title O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.
spellingShingle O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.
MACÊDO, Álison de Lima
Consumo (Economia)
Status social – Caruaru (PE)
Comportamento do consumidor – Caruaru (PE)
Cultura material – Caruaru (PE)
Clientes – Fidelização – Caruaru (PE)
Satisfação do consumidor – Caruaru (PE)
title_short O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.
title_full O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.
title_fullStr O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.
title_full_unstemmed O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.
title_sort O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru : vivência mundana, aspectos de socialização e consumo.
author MACÊDO, Álison de Lima
author_facet MACÊDO, Álison de Lima
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8864831414314232
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5484105489714622
dc.contributor.author.fl_str_mv MACÊDO, Álison de Lima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv COSTA, Flávia Zirmmerle da Nóbrega
contributor_str_mv COSTA, Flávia Zirmmerle da Nóbrega
dc.subject.por.fl_str_mv Consumo (Economia)
Status social – Caruaru (PE)
Comportamento do consumidor – Caruaru (PE)
Cultura material – Caruaru (PE)
Clientes – Fidelização – Caruaru (PE)
Satisfação do consumidor – Caruaru (PE)
topic Consumo (Economia)
Status social – Caruaru (PE)
Comportamento do consumidor – Caruaru (PE)
Cultura material – Caruaru (PE)
Clientes – Fidelização – Caruaru (PE)
Satisfação do consumidor – Caruaru (PE)
description O aumento dos estudos de comportamento do consumidor bem como de seu consumo de experiência se revela um campo necessário de investigação. Um consumidor ativo, considerado como um prossumidor pela literatura, tem ganhado cada vez mais ênfase nos estudos de seus comportamentos, interferindo no processo de consumo e principalmente no de produção. Determinados comportamentos levam o consumidor a gerar seu próprio contexto e consumo, consequentemente seu próprio consumo de experiência. Dessa maneira, o consumo de determinados bens se mostra como um ponto final, uma forma de materializar os significados dessa experiência, numa sociedade simbólica de consumo, que consome signos. Um centro de compras, o Polo Comercial de Caruaru, se mostrou como um contexto significativo para essa investigação, tendo em vista ser um espaço de consumo de moda-vestuário, em que as pessoas consomem no varejo, com o intuito de assumir os principais atributos do sistema de moda, de diferenciação e individualidade. Assim, a nossa investigação foi guiada pela pergunta de pesquisa: Como o consumidor de moda-vestuário do Polo Comercial de Caruaru significa seu consumo de experiência nesse varejo? Essa pesquisa interpretativista buscou no recurso da tradição biográfica entender, sob a ótica de uma consumidora, como a mesma construiu e significou sua experiência de consumo atrelada a esse espaço de compras. Apoiados na Cultura Material e na Culture Consumer Theory – CCT, nosso estudo biográfico utilizou o protocolo de investigação de Leão et al. (2015) que já havia sido desenvolvido para essa abordagem e que nos conduziu a investigar duas dimensões da narrativa: a histórica e a discursiva. A análise nos desvelou sintagmas que nos conduziram a sentidos norteadores formadores do consumo de experiência da respondente. O consumo de experiência investigado se mostrou constituído por diversas facetas, essas encontradas na literatura consultada, mas os fatores motivacionais que os constituíram foram singulares, partiram de sua condição de existência social e, foi a partir desses, que a consumidora considerou os aspectos situacionais do ambiente de venda, lhes atribuindo significações também específicas. Assim, a experiência de consumo se desvelou como uma experiência social e afetiva constitutiva do cotidiano da respondente, sendo o consumo apenas um meio de reafirmação social da mesma e de suas relações. Como diz Slate, práticas de consumo são essencialmente criativas e não aceitam normas limitadoras, pois envolvem a negociação dos significados por consumidores.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-10T14:11:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-10T14:11:42Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MACÊDO, Álison de Lima. O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru: vivência mundana, aspectos de socialização e consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40914
identifier_str_mv MACÊDO, Álison de Lima. O consumo de experiências no Polo Comercial de Caruaru: vivência mundana, aspectos de socialização e consumo. 2021. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/40914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv PPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20de%20Lima%20Mac%c3%aado.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20de%20Lima%20Mac%c3%aado.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20%c3%81lison%20de%20Lima%20Mac%c3%aado.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/40914/2/license_rdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cd89fe6d1c6392d7c3052ff2a5af4f68
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
e6d5d17c23abe2e61c167800bd50b810
e0789025a9525cd91f6f78c6492f40aa
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310662728187904