Modelagem hidro-geoquímica da formação de carste em rochas solúveis
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33021 |
Resumo: | Nos últimos anos têm-se observado crescentes estudos voltados a reservatórios naturalmente fraturados na indústria do petróleo. Geralmente, a presença de fraturas impacta a produção de óleo uma vez que cria uma alta heterogeneidade e anisotropia hidráulica e mecânica na rocha. Isto é ainda potencializado, especialmente em reservatórios carbonáticos e em rochas evaporíticas, pela formação de cavidades por dissolução da rocha, seja em virtude do escoamento de água hidrotermal, meteórica ou de fluidos injetados. A estas cavidades dá-se o nome de feições cársticas ou carste. Diante disso, torna-se necessária a predição de ocorrência destas feições bem como de sua geometria de forma que estas possam ser contempladas em um modelo geológico que possa incluir diferentes configurações de sistema de fratura-rocha e de carstificação. Portanto, neste trabalho propõe-se simular numericamente a formação e evolução de carste em cenários sintéticos de rocha evaporítica (gipsita) devido ao fluxo de fluido em fraturas. Para isso empregou-se uma formulação de transporte reativo em um programa em elementos finitos que resolve o problema hidráulico e químico de forma acoplada. À medida que o fluido com baixa concentração de minerais solúveis entra em contato com a rocha reativa, esta sofre dissolução levando a um consequente aumento da porosidade e permeabilidade, formando-se assim o carste. O modelo empregado para análise química, com a formulação de transporte reativo, deriva da equação de balanço de massa de cada uma das espécies presentes no meio. As equações finais de transporte independentes são obtidas usando as restrições provenientes das diversas reações químicas reversíveis (suposição de equilíbrio químico). Neste trabalho o programa foi inicialmente testado em um caso de sensibilidade e posteriormente foram simulados dois problemas sintéticos, baseados em observações de afloramentos com feições cársticas, para os quais se observou a formação do carste bem como as geometrias de carste. Verificou-se que o processo de carstificação modifica a matriz permoporosa da rocha o que deve influenciar o regime de fluxo e pode levar a impactos geomecânicos em virtude das deformações que poderão ocorrer pelo alívio de tensões induzido pelo carste. |
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BERNARDES, Pedro Romero Rochahttp://lattes.cnpq.br/7090146914803930http://lattes.cnpq.br/7454305406070791GOMES, Igor Fernandes2019-09-17T18:00:22Z2019-09-17T18:00:22Z2018-08-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33021ark:/64986/0013000003dqmNos últimos anos têm-se observado crescentes estudos voltados a reservatórios naturalmente fraturados na indústria do petróleo. Geralmente, a presença de fraturas impacta a produção de óleo uma vez que cria uma alta heterogeneidade e anisotropia hidráulica e mecânica na rocha. Isto é ainda potencializado, especialmente em reservatórios carbonáticos e em rochas evaporíticas, pela formação de cavidades por dissolução da rocha, seja em virtude do escoamento de água hidrotermal, meteórica ou de fluidos injetados. A estas cavidades dá-se o nome de feições cársticas ou carste. Diante disso, torna-se necessária a predição de ocorrência destas feições bem como de sua geometria de forma que estas possam ser contempladas em um modelo geológico que possa incluir diferentes configurações de sistema de fratura-rocha e de carstificação. Portanto, neste trabalho propõe-se simular numericamente a formação e evolução de carste em cenários sintéticos de rocha evaporítica (gipsita) devido ao fluxo de fluido em fraturas. Para isso empregou-se uma formulação de transporte reativo em um programa em elementos finitos que resolve o problema hidráulico e químico de forma acoplada. À medida que o fluido com baixa concentração de minerais solúveis entra em contato com a rocha reativa, esta sofre dissolução levando a um consequente aumento da porosidade e permeabilidade, formando-se assim o carste. O modelo empregado para análise química, com a formulação de transporte reativo, deriva da equação de balanço de massa de cada uma das espécies presentes no meio. 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This is further potentialized, especially in carbonate reservoirs and evaporitic rocks, by the formation of cavities by rock dissolution, either by hydrothermal, meteoric or injected fluid flow. These cavities are called karstic or karst features. Therefore, it is necessary to predict the occurrence of these features as well as their geometry so that they can be contemplated in a geological model in function of different fracture-rock settings. Consequently, this work proposes to simulate numerically the formation and evolution of karst in synthetic scenarios of evaporite rock (gypsite) due to fluid flow in fractures. For this, it is employed a reactive transport formulation in a finite elements program that solves the hydraulic and chemical problems in a coupled manner. As the fluid with low concentration of soluble minerals comes into contact with the reactive rock, the latter undergoes dissolution leading to a resulting increase in porosity and permeability, thus forming karst. The model used for chemical analysis derives from the equation of mass balance of each of the species present in the porous media. Independent final transport equations are obtained using the constraints from various reversible chemical reactions (local equilibrium assumption). In this work the program was initially validated and then two synthetic problems were simulated, based on observations in analogous carbonate outcrops and diagram blocks of fractured environment and with karstic features, for which the karst formation as well as karst geometries were observed. It was verified that the karsification process modifies the permoporous matrix of the rock, which should influence the flow regime and may lead to geomechanical impacts due to deformations that may occur due to stress decrease provided by karst.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilCarsteTransporte reativoElementos finitosAcoplamento hidroquímicoModelagem hidro-geoquímica da formação de carste em rochas solúveisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Pedro Romero Rocha Bernardes.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Pedro Romero Rocha Bernardes.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1173https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33021/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Romero%20Rocha%20Bernardes.pdf.jpg76c11ed0692b0b662edf1facf387f447MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Pedro Romero Rocha Bernardes.pdfDISSERTAÇÃO Pedro Romero Rocha Bernardes.pdfapplication/pdf3002316https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33021/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Pedro%20Romero%20Rocha%20Bernardes.pdf58258935e00eab36b5b349943227cdaaMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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