Música e o ensino de química: abordando o conceito de calor por meio da teoria dos perfis conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Isaac Bruno Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000006vb2
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39281
Resumo: A presente pesquisa se propõe a analisar as potencialidades da utilização da canção, a partir da relação entre Ciência e arte, para a aprendizagem do conceito de calor em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em uma Escola de Referência em Ensino Médio na cidade de Caruaru, agreste pernambucano. Para coleta de dados, elaboramos uma intervenção didática estruturada em cinco etapas, a saber: discussão inicial sobre o conceito de calor, apresentação das canções e paródias elaboradas pelos estudantes, aula dialogada, apresentação de uma nova versão das canções ou paródias elaboradas pelos estudantes e, por fim, entrevista semiestruturada. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos as letras das canções e paródias elaboradas por cada grupo e a gravação em vídeo e em áudio para registrar as falas dos estudantes. Por meio da transcrição dessas gravações e dos registros escritos, buscamos identificar os diferentes modos de pensar, a partir das formas de falar, relacionadas ao calor. Esses modos de pensar podem ser representativos de alguma(s) zona(s) desse perfil conceitual. A análise dos dados na primeira etapa, nos mostrou a emergência de todas as zonas, sendo predominante a zona calor como sensação térmica. Da mesma forma, o conjunto das canções e paródias elaboradas revelou a emergência de todas as zonas, no entanto, nenhuma delas abordou as cinco zonas simultaneamente. Entretanto, após a discussão sobre os diversos modos de pensar e formas falar o calor durante as aulas, na etapa de apresentação da nova versão das canções e paródias, cada grupo conseguiu incorporar novos modos de pensar, sejam eles científicos ou não científicos. O Grupo 1 conseguiu incorporar as zona calor como temperatura alta e calor como substância, passando a contemplar todas as cinco zonas do perfil conceitual de calor na letra da composição; o Grupo 2 acrescentou as zonas calor como movimento e calor como energia, considerando um total de quatro, zonas e o Grupo 4 incorporou as zonas calor como substância e calor como movimento, alcançando um total de três, o que nos indica que houve o enriquecimento das zonas de perfil conceitual em todos os grupos. Além do mais, os estudantes que participaram da entrevista buscaram, na maioria das vezes, conceituar o calor como energia e conseguiram reconhecer os diferentes significados atribuídos ao calor nas letras das canções e paródias, o que também nos dar indícios da tomada de consciência do contexto em que significado assume valor pragmático. Com isso, consideramos que a utilização da canção, em um contexto de relação entre Ciência e arte, contribui para a aprendizagem do conceito de calor, considerando a perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais.
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spelling SOUZA, Isaac Bruno Silvahttp://lattes.cnpq.br/5367166090635694http://lattes.cnpq.br/3560726840212196SIMÕES NETO, José Euzébio2021-02-23T16:47:42Z2021-02-23T16:47:42Z2020-06-30SOUZA, Isaac Bruno Silva. Música e o ensino de química: abordando o conceito de calor por meio da teoria dos perfis conceituais. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39281ark:/64986/0013000006vb2A presente pesquisa se propõe a analisar as potencialidades da utilização da canção, a partir da relação entre Ciência e arte, para a aprendizagem do conceito de calor em uma turma do 2° ano do Ensino Médio em uma Escola de Referência em Ensino Médio na cidade de Caruaru, agreste pernambucano. Para coleta de dados, elaboramos uma intervenção didática estruturada em cinco etapas, a saber: discussão inicial sobre o conceito de calor, apresentação das canções e paródias elaboradas pelos estudantes, aula dialogada, apresentação de uma nova versão das canções ou paródias elaboradas pelos estudantes e, por fim, entrevista semiestruturada. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos as letras das canções e paródias elaboradas por cada grupo e a gravação em vídeo e em áudio para registrar as falas dos estudantes. Por meio da transcrição dessas gravações e dos registros escritos, buscamos identificar os diferentes modos de pensar, a partir das formas de falar, relacionadas ao calor. Esses modos de pensar podem ser representativos de alguma(s) zona(s) desse perfil conceitual. A análise dos dados na primeira etapa, nos mostrou a emergência de todas as zonas, sendo predominante a zona calor como sensação térmica. Da mesma forma, o conjunto das canções e paródias elaboradas revelou a emergência de todas as zonas, no entanto, nenhuma delas abordou as cinco zonas simultaneamente. Entretanto, após a discussão sobre os diversos modos de pensar e formas falar o calor durante as aulas, na etapa de apresentação da nova versão das canções e paródias, cada grupo conseguiu incorporar novos modos de pensar, sejam eles científicos ou não científicos. O Grupo 1 conseguiu incorporar as zona calor como temperatura alta e calor como substância, passando a contemplar todas as cinco zonas do perfil conceitual de calor na letra da composição; o Grupo 2 acrescentou as zonas calor como movimento e calor como energia, considerando um total de quatro, zonas e o Grupo 4 incorporou as zonas calor como substância e calor como movimento, alcançando um total de três, o que nos indica que houve o enriquecimento das zonas de perfil conceitual em todos os grupos. Além do mais, os estudantes que participaram da entrevista buscaram, na maioria das vezes, conceituar o calor como energia e conseguiram reconhecer os diferentes significados atribuídos ao calor nas letras das canções e paródias, o que também nos dar indícios da tomada de consciência do contexto em que significado assume valor pragmático. Com isso, consideramos que a utilização da canção, em um contexto de relação entre Ciência e arte, contribui para a aprendizagem do conceito de calor, considerando a perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais.This research proposes to analyze the potentialities of the use of song, from the relationship between Science and art, for the learning of the concept of heat in a class of High School, second year in a Reference School in Caruaru, agreste region of Pernambuco. For data collection, we elaborate a didactic intervention structured in five stages, namely: initial discussion on the concept of heat, presentation of songs and parodies elaborated by students, lecture, presentation of a new version of the songs or parodies elaborated by students and, finally, semi-structured interview. As a data collection tool, we use the lyrics of the songs and parodies elaborated by each group and the video and audio recording to record the students' speeches. Through the transcription of these recordings and the written records, we seek to identify the different ways of thinking, from the ways of speaking, related to heat. These modes of thinking may be representative of some(s) zone(s) of this conceptual profile. The analysis of the data in the first stage showed us the emergence of all the zones, being predominant the heat zone as thermal sensation. Similarly, the set of songs and parodies elaborated revealed the emergence of all zones, however, none of them addressed the five zones simultaneously. However, after the discussion about the various ways of thinking and ways to speak the heat during classes, in the stage of presentation of the new version of the songs and parodies, each group was able to incorporate new ways of thinking, be they scientific or non-scientific. Group 1 was able to incorporate the heat zones as high temperature and heat as substance, taking into account all five zones of the conceptual heat profile in the letter of the composition; Group 2 added the heat zones as movement and heat as energy, considering a total of four zones and Group 4 incorporated the heat zones as substance and heat as movement, reaching a total of three, which indicates that there was the enrichment of the conceptual profile zones in all groups. Moreover, the students who participated in the interview most often sought to conceptualize heat as energy and were able to recognize the different meanings attributed to heat in the lyrics of the songs and parodies, which also gives us indications of awareness of the context in which meaning assumes pragmatic value. With this, we consider that the use of music, in a context of relationship between Science and art, contribute to the learning of the concept of heat, considering the perspective of the Theory of Conceptual ProfilesporUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica na educação – Caruaru (PE)CalorConceitosCiência e as artes – Caruaru (PE)Química (Segundo grau)Música e o ensino de química: abordando o conceito de calor por meio da teoria dos perfis conceituaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Isaac Bruno Silva Souza.pdfDISSERTAÇÃO Isaac Bruno Silva Souza.pdfapplication/pdf2494811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39281/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Isaac%20Bruno%20Silva%20Souza.pdfae86d12e3b47774a1f8974b60ca54196MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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