“Chora sanfona sentida” : um estudo sobre as estratégias de sobrevivência da população de trios de forró em Caruaru/PE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: AMORIM, Emanuel Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48581
Resumo: A indústria cultural impõe padrões de consumo, estimulando determinado senso estético em detrimento de outros, gerando dificuldades para a sobrevivência de toda a população de organizações da indústria criativa que estão à margem do mainstream da produção. No contexto de Caruaru, os trios de forró (organizações significativas para a identidade da região) ficam à margem dos principais circuitos de shows, principal forma de obtenção de rendas. Sendo assim, os trios de forró necessitam implementar estratégias que viabilizem sua sobrevivência. A partir desse contexto, esta pesquisa buscou identificar quais estratégias viabilizam a sobrevivência dos trios de forró na cidade de Caruaru. Foi utilizado como quadro teórico a compreensão sobre formação de estratégias e os estudos da ecologia populacional, com destaque para os diferentes níveis ecológicos presentes no ambiente que os trios de forró disputam recursos. Para produzir este estudo de caso único incorporado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove gestores de trios de forró e com o presidente da associação destas organizações, totalizando quinze horas de entrevistas, análise de editais e observações de campo que foram analisadas qualitativamente considerando as posições dentro da ecologia populacional (indivíduo, organização e população). Ao nível do indivíduo foram percebidas seis estratégias: (1) possuir outras fontes de renda genéricas; (2) docência do instrumento; (3) tocar para outros grupos; (4) explorar recursos e competências técnicas adquiridas em função de atividades ligadas ao trio; (5) utilizar os recursos existentes para explorar outros mercados, e (6) apresentar-se individualmente. Ao nível organizacional, foram observados posicionamentos voltados para o regionalismo ou aproximação das linguagens dominantes, com nichos de mercados específicos para cada posição. Ao nível populacional, foi percebida a tentativa de gerenciar a percepção dos contratantes. A pesquisa também descreveu alguns critérios de adequação impostos pelo ambiente que, se atendidos, promovem uma atuação mais profissional das organizações estudadas e contribuem para acessar e manter recursos. Por fim, ficou evidenciado que os trios de Caruaru não dependem das ações do Estado para garantir a sua sobrevivência, tendo em vista que a maioria das contratações de suas apresentações são oriundas da iniciativa privada, sobretudo de festas particulares e de estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas. Porém, o Estado pode atuar como indutor do crescimento e estabilidade do mercado dos trios, impulsionando o caráter turístico da região, do qual os trios tiram proveito.
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spelling AMORIM, Emanuel Rodrigueshttp://lattes.cnpq.br/6113853684122897http://lattes.cnpq.br/5224764351459285XAVIER FILHO, José Lindenberg Julião2023-01-10T15:57:18Z2023-01-10T15:57:18Z2022-12-06AMORIM, Emanuel Rodrigues. “Chora sanfona sentida”: um estudo sobre as estratégias de sobrevivência da população de trios de forró em Caruaru/PE. 2022. Dissertação (Mestrado em Gestão, Inovação e Consumo) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/48581ark:/64986/001300000n1xqA indústria cultural impõe padrões de consumo, estimulando determinado senso estético em detrimento de outros, gerando dificuldades para a sobrevivência de toda a população de organizações da indústria criativa que estão à margem do mainstream da produção. No contexto de Caruaru, os trios de forró (organizações significativas para a identidade da região) ficam à margem dos principais circuitos de shows, principal forma de obtenção de rendas. Sendo assim, os trios de forró necessitam implementar estratégias que viabilizem sua sobrevivência. A partir desse contexto, esta pesquisa buscou identificar quais estratégias viabilizam a sobrevivência dos trios de forró na cidade de Caruaru. Foi utilizado como quadro teórico a compreensão sobre formação de estratégias e os estudos da ecologia populacional, com destaque para os diferentes níveis ecológicos presentes no ambiente que os trios de forró disputam recursos. Para produzir este estudo de caso único incorporado, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com nove gestores de trios de forró e com o presidente da associação destas organizações, totalizando quinze horas de entrevistas, análise de editais e observações de campo que foram analisadas qualitativamente considerando as posições dentro da ecologia populacional (indivíduo, organização e população). Ao nível do indivíduo foram percebidas seis estratégias: (1) possuir outras fontes de renda genéricas; (2) docência do instrumento; (3) tocar para outros grupos; (4) explorar recursos e competências técnicas adquiridas em função de atividades ligadas ao trio; (5) utilizar os recursos existentes para explorar outros mercados, e (6) apresentar-se individualmente. Ao nível organizacional, foram observados posicionamentos voltados para o regionalismo ou aproximação das linguagens dominantes, com nichos de mercados específicos para cada posição. Ao nível populacional, foi percebida a tentativa de gerenciar a percepção dos contratantes. A pesquisa também descreveu alguns critérios de adequação impostos pelo ambiente que, se atendidos, promovem uma atuação mais profissional das organizações estudadas e contribuem para acessar e manter recursos. Por fim, ficou evidenciado que os trios de Caruaru não dependem das ações do Estado para garantir a sua sobrevivência, tendo em vista que a maioria das contratações de suas apresentações são oriundas da iniciativa privada, sobretudo de festas particulares e de estabelecimentos do setor de alimentos e bebidas. Porém, o Estado pode atuar como indutor do crescimento e estabilidade do mercado dos trios, impulsionando o caráter turístico da região, do qual os trios tiram proveito.The cultural industry imposes consumption patterns, stimulating a certain aesthetic sense to the detriment of others, generating difficulties for the survival of the entire population of creative industry organizations that are on the fringes of the mainstream of production. In the context of Caruaru, the trios of forró (organizations significant for the identity of the region) are on the margins of the main circuits of shows, the main way to obtain rents. Thus, the trios of forró need to implement strategies that enable their survival. From this context, this research sought to identify which strategies enable the survival of forró trios in the city of Caruaru. It was used as a theoretical framework the understanding of the formation of strategies and the studies of population ecology, with emphasis on the different ecological levels present in the environment that the trios of forró dispute resources. To produce this incorporated single-case study, semi-structured interviews were conducted with nine managers of forró trios and with the president of the association of these organizations, totaling fifteen hours of interviews, analysis of edicts and field observations that were analyzed qualitatively considering the positions within the population ecology (individual, organization and population). At the individual level, six strategies were perceived: (1) having other generic sources of income; (2) teaching of the instrument; (3) play for other groups; (4) exploit technical resources and skills acquired as a function of activities related to the trio; (5) use existing resources to explore other markets, and (6) present themselves individually. At the organizational level, positions focused on regionalism or approximation of the dominant languages were observed, with niche markets specific to each position. At the population level, it was perceived the attempt to manage the perception of the contractors. The research also described some adequacy criteria imposed by the environment that, if met, promote a more professional performance of the organizations studied and contribute to access and maintain resources. Finally, it was evidenced that the trios of Caruaru do not depend on the actions of the State to ensure their survival, considering that the majority of the contracts of their presentations come from the private initiative, especially from private parties and establishments in the food and beverage sector. However, the State can act as an inducer of the growth and stability of the trios market, boosting the tourist character of the region, from which the trios benefit.porUniversidade Federal de PernambucoPPrograma de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e ConsumoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPlanejamento empresarial – Caruaru (PE)Forró (Música)Instituições sociais – Caruaru (PE)Eficiência organizacional – Caruaru (PE)Capacidade executivaIndústria cultural – Caruaru (PE)“Chora sanfona sentida” : um estudo sobre as estratégias de sobrevivência da população de trios de forró em Caruaru/PEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPECC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/48581/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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