Uso pedagógico de tecnologias educativas: uma análise da formação continuada do ProInfo no município de Garanhuns - Pernambuco.
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/11281 |
Resumo: | Esta investigação teve como objetivo compreender se a formação continuada de professores oferecida pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional, ProInfo, no município de Garanhuns, se revelava eficaz para viabilização do uso pedagógico, pelos professores, da tecnologia educativa, promovendo domínio dos aspectos técnicos e estratégicos desta de modo que seus recursos pudessem ser postos a serviço dos processos didático-metodológicos envolvidos na docência. Partiu-se do pressuposto que as formações continuadas apresentariam um modelo rígido e padronizado de formação, sem espaço para construção processual e sem escuta das demandas do público atendido, resultando, dessa forma, ineficientes e pouco contribuindo para uma inserção exitosa das Tecnologias de Informação e Comunicação, TIC, no cotidiano escolar. A reflexão sobre esse tema foi norteada pelo entendimento de que uma formação continuada de boa qualidade deveria integrar a abordagem operacional dos recursos tecnológicos à utilização pedagógica das TIC a partir da escuta da demanda dos cursistas, privilegiando estratégias para desenvolvimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. O campo empírico dessa pesquisa constituiu-se pelas formações continuadas do ProInfo e os sujeitos foram os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE, e os professores cursistas das formações. Foram nossos alicerces teóricos Almeida (2006), Kenski (2007), Tardif (2012) e Bardin (2012). Os resultados da pesquisa indicam que, apesar de a proposta contar com boa direção teórica, a formação oferecida pelo ProInfo não atende aos objetivos estabelecidos em suas diretrizes. |
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A reflexão sobre esse tema foi norteada pelo entendimento de que uma formação continuada de boa qualidade deveria integrar a abordagem operacional dos recursos tecnológicos à utilização pedagógica das TIC a partir da escuta da demanda dos cursistas, privilegiando estratégias para desenvolvimento dos conteúdos trabalhados em sala de aula. O campo empírico dessa pesquisa constituiu-se pelas formações continuadas do ProInfo e os sujeitos foram os multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional, NTE, e os professores cursistas das formações. Foram nossos alicerces teóricos Almeida (2006), Kenski (2007), Tardif (2012) e Bardin (2012). Os resultados da pesquisa indicam que, apesar de a proposta contar com boa direção teórica, a formação oferecida pelo ProInfo não atende aos objetivos estabelecidos em suas diretrizes.porUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessSociedade atualTecnologias da Informação e Comunicação – TICFormação de professoresProInfoDificuldades docentesUso de TICUso pedagógico de tecnologias educativas: uma análise da formação continuada do ProInfo no município de Garanhuns - Pernambuco.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Daniel Silva Santos.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Daniel Silva Santos.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1156https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11281/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Silva%20Santos.pdf.jpg9aa5c34159d3ddbfd4469f368f66594dMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Daniel Silva Santos.pdfDISSERTAÇÃO Daniel Silva Santos.pdfapplication/pdf1555307https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/11281/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Daniel%20Silva%20Santos.pdf28fa808d43e2d9baea5b72a54ba01867MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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