Transporte aéreo, infraestrutura aeroportuária e controle urbano: O estudo de caso do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes-Gilberto Freyre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: José Leão e Silva, Celso
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000r1sw
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/5229
Resumo: Esta dissertação trata da questão de que as relações entre os agentes de produção e reprodução do espaço da área de entorno do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freyre não estão promovendo o adequado controle do uso do solo, tendo como base o que dispõe as legislação urbana municipal e legislação aeronáutica federal. São referenciadas as particularidades do desenvolvimento e operação de um aeroporto, sob o aspecto das restrições impostas sobre a região em que ele se insere, no tocante à criação de zona de proteção contra obstáculos, zoneamento de ruído e criação de área de segurança aeroportuária, espaços imaginários que se estendem por quase toda a porção do território do município. Apresentando as especificidades com que a atividade aeroportuária se desenvolve, o estudo situa o aeroporto no contexto mundial e brasileiro de desenvolvimento aeroportuário e de investimentos financeiros recebidos, destacando a sua importância como equipamento necessário à cidade, porém com deficiências no controle do uso e ocupação do solo do seu entorno, visado por diferentes agentes com políticas fragilmente integradas. Através de entrevistas com representantes de prefeituras, da administração do aeroporto e da autoridade de aviação civil são identificadas medidas que possam vir minimizar as incompatibilidades na ocupação do espaço no entorno do aeroporto, mediando conflitos e negociando interesses, de maneira a garantir o desenvolvimento do aeroporto, em harmonia com seu entorno
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São referenciadas as particularidades do desenvolvimento e operação de um aeroporto, sob o aspecto das restrições impostas sobre a região em que ele se insere, no tocante à criação de zona de proteção contra obstáculos, zoneamento de ruído e criação de área de segurança aeroportuária, espaços imaginários que se estendem por quase toda a porção do território do município. Apresentando as especificidades com que a atividade aeroportuária se desenvolve, o estudo situa o aeroporto no contexto mundial e brasileiro de desenvolvimento aeroportuário e de investimentos financeiros recebidos, destacando a sua importância como equipamento necessário à cidade, porém com deficiências no controle do uso e ocupação do solo do seu entorno, visado por diferentes agentes com políticas fragilmente integradas. 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