A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230 |
Resumo: | Esta pesquisa busca apresentar uma proposta de solução para a crise com que a educação e a escola brasileiras são afetadas. Crise parece ser a palavra da moda, mas fato é que nós, educadores, precisamos romper com toda forma de limitação ao projeto emancipatório que tem na educação sua linha de frente. Com a finalidade de responder a questão: “Pode a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas contribuir para uma educação emancipadora que promova uma reflexão sobre as religiões na esfera pública?”, trabalhamos o texto produzido em três momentos. No primeiro capítulo, discorremos sobre os principais pontos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas apresentando as distinções entre a racionalidade instrumental e a racionalidade comunicativa. Continuamos neste capítulo explorando a reviravolta linguístico-pragmática com que Habermas opera a mudança do paradigma da relação sujeito-objeto para a relação sujeito-sujeito, o que representa uma verdadeira revolução copernicana. A seguir, descrevemos os conceitos de mundo da vida, sistema e o fenômeno da colonização daquele por este. No capítulo segundo, relacionamos a obra habermasiana com as questões educativas. Enfatizamos as críticas á recepção da obra do autor na academia brasileira pontuando que o mesmo não possui obra específica sobre o tema. Por este motivo, a seção posterior tem como objetivo trazer os antecedentes habermasianos na educação, cujos textos de Kant, Horkheimer e Adorno são imprescindíveis para a compreensão do que a teoria estudada oferece á educação. Na última parte deste segundo capítulo, os conceitos de emancipação, consciência e consenso presentes na teoria habermasiana são descritos sob a ótica educativa, com vistas a busca de superação dos entraves e patologias ocasionadas pela visão instrumental de uma educação bancária. No terceiro capítulo, descrevemos nossa proposta de intervenção consistente na utilização de ferramentas do método qualitativo para a promoção de uma reflexão sobre as religiões a partir do referencial teórico da teoria do agir comunicativo no Colégio Santa Helena, em Olinda/PE. |
id |
UFPE_285788fd374945766955ff9900bb8116 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/55230 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
RINCOSKI FILHO, Antonio Ozirishttp://lattes.cnpq.br/6776075507145026http://lattes.cnpq.br/3996757440963288MENEZES, Anderson de Alencar2024-02-28T16:32:03Z2024-02-28T16:32:03Z2022-12-19RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris. A perspectiva habermasiana dos processos educativos: a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230Esta pesquisa busca apresentar uma proposta de solução para a crise com que a educação e a escola brasileiras são afetadas. Crise parece ser a palavra da moda, mas fato é que nós, educadores, precisamos romper com toda forma de limitação ao projeto emancipatório que tem na educação sua linha de frente. Com a finalidade de responder a questão: “Pode a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas contribuir para uma educação emancipadora que promova uma reflexão sobre as religiões na esfera pública?”, trabalhamos o texto produzido em três momentos. No primeiro capítulo, discorremos sobre os principais pontos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas apresentando as distinções entre a racionalidade instrumental e a racionalidade comunicativa. Continuamos neste capítulo explorando a reviravolta linguístico-pragmática com que Habermas opera a mudança do paradigma da relação sujeito-objeto para a relação sujeito-sujeito, o que representa uma verdadeira revolução copernicana. A seguir, descrevemos os conceitos de mundo da vida, sistema e o fenômeno da colonização daquele por este. No capítulo segundo, relacionamos a obra habermasiana com as questões educativas. Enfatizamos as críticas á recepção da obra do autor na academia brasileira pontuando que o mesmo não possui obra específica sobre o tema. Por este motivo, a seção posterior tem como objetivo trazer os antecedentes habermasianos na educação, cujos textos de Kant, Horkheimer e Adorno são imprescindíveis para a compreensão do que a teoria estudada oferece á educação. Na última parte deste segundo capítulo, os conceitos de emancipação, consciência e consenso presentes na teoria habermasiana são descritos sob a ótica educativa, com vistas a busca de superação dos entraves e patologias ocasionadas pela visão instrumental de uma educação bancária. No terceiro capítulo, descrevemos nossa proposta de intervenção consistente na utilização de ferramentas do método qualitativo para a promoção de uma reflexão sobre as religiões a partir do referencial teórico da teoria do agir comunicativo no Colégio Santa Helena, em Olinda/PE.CAPESThis research seeks to presente a propostal for a solution to the crisis with which brasilian education and schools are affected. Crisis seems to be buzzword, but the fact is that we, educators, need to break with all forms of limitation to the emancipatory Project that has education as its front line. In order to answer the question: “Can Jurgen Habermas’s theory of communicative action contribute to na emancipatory eeducation that promotes reflection on religions in the public sphere?”, we worked on the text produced in three moments. In the firs chapter, we discuss the main point of Jurgen Habermas ́s Theory of Communicative Action, presenting the distinctions between instrumental rationality ans communicative rationality. We continue in this chapteer by exploring the linguistic-pragmatic turnaround with which Habermas operates the paradigma shift from the subject-object relationship to the subject-subject relationship, which representes a true Copernican revolution. Next, we describe the concepts of lifeworld system and the colonization phenomenon of the former by later. In the second chapter, we relate Habermas ́ work to educational issues. We emphasize the criticismo of the reception of the author ́s work in the brazilian academy, pointing out that he does not have a specific work on the subject. For this reason, the later section aims to bring the Habermasian antecedentes in education, whose texts by Kant, Horkheimer and Adorno are essential for understanding what the studied theory offers to education. In the last part of this second chpater, the concepts of emancipation, understanding ans consensus, so dear to Habermasian theory, are described from na educational perspective, with a view to overcoming the obstacles and pathologies caused by the instrumental view of banking education. In te third chapter, we describe our intervention proposal consisting of the use of qualitative method tools to promote a reflection on religions from the theoretical framewok of the theory of communicative action as Colégio Santa Helena, In Olinda/PE.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em FilosofiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessFilosofiaAgir comunicativoConsenso (Filosofia)TolerânciaA perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Antonio Oziris Rincoski Filho.pdfDISSERTAÇÃO Antonio Oziris Rincoski Filho.pdfapplication/pdf511847https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Antonio%20Oziris%20Rincoski%20Filho.pdfc013efa78d046a94cabe622ca043a231MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82362https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/3/license.txt5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973MD53TEXTDISSERTAÇÃO Antonio Oziris Rincoski Filho.pdf.txtDISSERTAÇÃO Antonio Oziris Rincoski Filho.pdf.txtExtracted texttext/plain237601https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Antonio%20Oziris%20Rincoski%20Filho.pdf.txtb665611e1e62be6f14c05dcedaead4fbMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Antonio Oziris Rincoski Filho.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Antonio Oziris Rincoski Filho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1262https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Antonio%20Oziris%20Rincoski%20Filho.pdf.jpgb59cab5eeec0bfd60bcb71321710f98cMD55123456789/552302024-02-29 02:24:45.21oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212024-02-29T05:24:45Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena |
title |
A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena |
spellingShingle |
A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris Filosofia Agir comunicativo Consenso (Filosofia) Tolerância |
title_short |
A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena |
title_full |
A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena |
title_fullStr |
A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena |
title_full_unstemmed |
A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena |
title_sort |
A perspectiva habermasiana dos processos educativos : a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena |
author |
RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris |
author_facet |
RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6776075507145026 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3996757440963288 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MENEZES, Anderson de Alencar |
contributor_str_mv |
MENEZES, Anderson de Alencar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Agir comunicativo Consenso (Filosofia) Tolerância |
topic |
Filosofia Agir comunicativo Consenso (Filosofia) Tolerância |
description |
Esta pesquisa busca apresentar uma proposta de solução para a crise com que a educação e a escola brasileiras são afetadas. Crise parece ser a palavra da moda, mas fato é que nós, educadores, precisamos romper com toda forma de limitação ao projeto emancipatório que tem na educação sua linha de frente. Com a finalidade de responder a questão: “Pode a teoria do agir comunicativo de Jürgen Habermas contribuir para uma educação emancipadora que promova uma reflexão sobre as religiões na esfera pública?”, trabalhamos o texto produzido em três momentos. No primeiro capítulo, discorremos sobre os principais pontos da Teoria do Agir Comunicativo de Jürgen Habermas apresentando as distinções entre a racionalidade instrumental e a racionalidade comunicativa. Continuamos neste capítulo explorando a reviravolta linguístico-pragmática com que Habermas opera a mudança do paradigma da relação sujeito-objeto para a relação sujeito-sujeito, o que representa uma verdadeira revolução copernicana. A seguir, descrevemos os conceitos de mundo da vida, sistema e o fenômeno da colonização daquele por este. No capítulo segundo, relacionamos a obra habermasiana com as questões educativas. Enfatizamos as críticas á recepção da obra do autor na academia brasileira pontuando que o mesmo não possui obra específica sobre o tema. Por este motivo, a seção posterior tem como objetivo trazer os antecedentes habermasianos na educação, cujos textos de Kant, Horkheimer e Adorno são imprescindíveis para a compreensão do que a teoria estudada oferece á educação. Na última parte deste segundo capítulo, os conceitos de emancipação, consciência e consenso presentes na teoria habermasiana são descritos sob a ótica educativa, com vistas a busca de superação dos entraves e patologias ocasionadas pela visão instrumental de uma educação bancária. No terceiro capítulo, descrevemos nossa proposta de intervenção consistente na utilização de ferramentas do método qualitativo para a promoção de uma reflexão sobre as religiões a partir do referencial teórico da teoria do agir comunicativo no Colégio Santa Helena, em Olinda/PE. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-12-19 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-28T16:32:03Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-28T16:32:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris. A perspectiva habermasiana dos processos educativos: a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230 |
identifier_str_mv |
RINCOSKI FILHO, Antonio Oziris. A perspectiva habermasiana dos processos educativos: a teoria do agir comunicativo como fundamento para a reflexão sobre religiões no âmbito do Colégio Santa Helena. 2022. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/embargoedAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
embargoedAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Filosofia |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Antonio%20Oziris%20Rincoski%20Filho.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Antonio%20Oziris%20Rincoski%20Filho.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/55230/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Antonio%20Oziris%20Rincoski%20Filho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
c013efa78d046a94cabe622ca043a231 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 5e89a1613ddc8510c6576f4b23a78973 b665611e1e62be6f14c05dcedaead4fb b59cab5eeec0bfd60bcb71321710f98c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310883943120896 |