A inserção da álgebra nos anos iniciais com ênfase no pensamento algébrico : uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Reinaldo Manoel da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45692
Resumo: O objetivo geral desta pesquisa é analisar, à luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) a BNCC e as praxeologias matemáticas presentes nas duas coleções mais vendidas no Plano Nacional do Livro Didático- PNLD (2019) buscando indícios de tarefas que possibilitem o trabalho com o pensamento algébrico dos estudantes nos anos iniciais. Analisamos a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC (BRASIL, 2017). Em seguida duas coleções dos anos iniciais usando como referencial teórico a noção de praxeologia que faz parte da teoria antropológica do didático (TAD) de Yves Chevallard (1999). A análise foi realizada seguindo as dez subcategorias criadas por Blanton e Kaput (2005) para o pensamento algébrico. Percebemos, na análise, que ambas as coleções apresentam indícios do trabalho com o pensamento algébrico ao longo dos anos. Entre as situações apresentadas estão o trabalho com a equivalência explorando o aspecto relacional do sinal de igual, descoberta de regularidades em sequências recursivas numéricas e geométricas, o cálculo de valores desconhecidos, o trabalho com a proporcionalidade, estruturas das operações e suas propriedades. Há uma interrelação entre as outras unidades temáticas e Álgebra ao tratar situações promissoras do pensamento algébrico. Algumas carências foram notadas como: tarefas que tratassem o número de forma algébrica. Relações Funcionais buscando a determinação de uma lei de formação e a descobertas de termos mais distantes na abordagem das sequências numéricas recursivas.
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Em seguida duas coleções dos anos iniciais usando como referencial teórico a noção de praxeologia que faz parte da teoria antropológica do didático (TAD) de Yves Chevallard (1999). A análise foi realizada seguindo as dez subcategorias criadas por Blanton e Kaput (2005) para o pensamento algébrico. Percebemos, na análise, que ambas as coleções apresentam indícios do trabalho com o pensamento algébrico ao longo dos anos. Entre as situações apresentadas estão o trabalho com a equivalência explorando o aspecto relacional do sinal de igual, descoberta de regularidades em sequências recursivas numéricas e geométricas, o cálculo de valores desconhecidos, o trabalho com a proporcionalidade, estruturas das operações e suas propriedades. Há uma interrelação entre as outras unidades temáticas e Álgebra ao tratar situações promissoras do pensamento algébrico. Algumas carências foram notadas como: tarefas que tratassem o número de forma algébrica. Relações Funcionais buscando a determinação de uma lei de formação e a descobertas de termos mais distantes na abordagem das sequências numéricas recursivas.The general objective of this research is to analyze, in the light of the Anthropological Theory of Didactics (TAD), the BNCC and the mathematical praxeologies present in the two best-selling collections in the Plano Nacional do Livro Didático - PNLD (2019) seeking evidence of tasks that make it possible to work with students' algebraic thinking in the early years. We analyzed the National Curricular Common Base, the BNCC (BRASIL, 2017). Then two collections from the early years using as a theoretical framework the notion of praxeology that is part of Yves Chevallard's (1999) anthropological theory of the didactic (ADT). The analysis was carried out following the ten subcategories created by Blanton and Kaput (2005) for algebraic thinking. We noticed, in the analysis, that both collections show evidence of work with algebraic thinking over the years. Among the situations presented are working with equivalence exploring the relational aspect of the equal sign, finding regularities in numerical and geometric recursive sequences, calculating unknown values, working with proportionality, structures of operations and their properties. There is an interrelationship between the other thematic units and Algebra when dealing with promising situations of algebraic thinking. Some shortcomings were noted such as: tasks that treated the number algebraically. Functional Relations seeking the determination of a formation law and the discovery of more distant terms in the approach of recursive numerical sequences.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e MatematicaUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁlgebraLivros didáticosBase Nacional Comum CurricularA inserção da álgebra nos anos iniciais com ênfase no pensamento algébrico : uma análise sob a ótica da teoria antropológica do didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Reinaldo Manoel da Silva.pdfDISSERTAÇÃO Reinaldo Manoel da Silva.pdfapplication/pdf5213326https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45692/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Reinaldo%20Manoel%20da%20Silva.pdf302c98f9f4b4a1887e4e617bb0916b05MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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