Contribuições da consciência fonológica e das correspondências grafofônicas em estudantes com indícios de dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Niedja Karla da Cruz e Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44944
Resumo: A dissertação intitulada Contribuições da Consciência Fonológica e das Correspondências Grafofônicas em Estudantes com sinais de Dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamental objetiva contribuir para uma melhor compreensão dos aspectos da consciência fonológica e as relações grafofonêmicas no desenvolvimento da fluência de alunos da modalidade de ensino citada que apresentam sinais de dislexia. A presente pesquisa apresenta como aporte teórico abordagens sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner com reflexões sobre a dislexia: definição do transtorno; abordagens de ensino; reflexão de um paradigma educacional na política de inclusão; explanação de metodologias para o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em estudantes que apresentem qualquer tipo ineficiência no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Foram planejadas, organizadas e desenvolvidas oficinas com procedimentos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológica e das relações grafofonêmicas. Em consonância com as premissas defendidas por autores como Gardner (1995), Morais (2019), entre outros, percebeu-se que as metodologias voltadas para reflexão acerca da consciência fonológica contribuem para melhorar as habilidades de leitura dos alunos, os quais podem obter benefícios expressivos em fluência e precisão. O estudo consubstanciado através de leituras pertinentes e intrínsecas ao objeto de pesquisa, além da investigação e análise integrativa de artigos relacionados ao tema, indica a urgente necessidade de pesquisas e estudos científicos relacionados às estratégias de ensino da Língua Portuguesa destinada aos estudantes disléxicos. Nas considerações finais, são apresentadas propostas direcionadas à melhoria da qualidade do ensino de estudantes portadores de dislexia.
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A presente pesquisa apresenta como aporte teórico abordagens sobre as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner com reflexões sobre a dislexia: definição do transtorno; abordagens de ensino; reflexão de um paradigma educacional na política de inclusão; explanação de metodologias para o desenvolvimento das habilidades de consciência fonológica em estudantes que apresentem qualquer tipo ineficiência no processo ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa. Foram planejadas, organizadas e desenvolvidas oficinas com procedimentos voltados para o desenvolvimento da consciência fonológica e das relações grafofonêmicas. Em consonância com as premissas defendidas por autores como Gardner (1995), Morais (2019), entre outros, percebeu-se que as metodologias voltadas para reflexão acerca da consciência fonológica contribuem para melhorar as habilidades de leitura dos alunos, os quais podem obter benefícios expressivos em fluência e precisão. O estudo consubstanciado através de leituras pertinentes e intrínsecas ao objeto de pesquisa, além da investigação e análise integrativa de artigos relacionados ao tema, indica a urgente necessidade de pesquisas e estudos científicos relacionados às estratégias de ensino da Língua Portuguesa destinada aos estudantes disléxicos. Nas considerações finais, são apresentadas propostas direcionadas à melhoria da qualidade do ensino de estudantes portadores de dislexia.The dissertation entitled Contributions of Phonological Awareness and Graphophonic Correspondences in Students with signs of Dyslexia in the Final Years of Elementary School aims to contribute to a better understanding of the aspects of phonological awareness and graphophonemic relationships in the development of fluency in students belonging to the previously mentioned teaching modality who show signs of dyslexia. The present research uses as theoretical support approaches on the Multiple Intelligences by Howard Gardner with reflections regarding dyslexia: definition of the disorder; teaching approaches; reflection of an educational paradigm in the inclusion policy; explanation of methodologies for the development of phonological awareness skills in students who present any type of inefficiency in the teaching and learning process of the Portuguese Language. Workshops were planned, organized and developed with procedures directed to the development of phonological awareness and graphophonemic relationships In agreement with the assumptions defended by authors such as Gardner (1995), Morais (2019), among others, it was noticed that the methodologies aimed at the reflection on phonological awareness contribute to improve the students' reading skills, since they can obtain significant benefits in fluency and accuracy. The study consolidated through pertinent and intrinsic readings to the research object, in addition to the investigation and integrative analysis of articles related to the subject, suggests the urgent need for research and scientific studies related to Portuguese Language teaching strategies directed to dyslexic students. In the final considerations, proposals aimed at improving the quality of teaching of students with dyslexia are presented.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessDislexiaEnsino de Língua PortuguesaConsciência fonológicaInclusãoContribuições da consciência fonológica e das correspondências grafofônicas em estudantes com indícios de dislexia nos Anos Finais do Ensino Fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44944/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTDISSERTAÇÃO Niedja Karla da Cruz e Silva Rodrigues.pdf.txtDISSERTAÇÃO Niedja Karla da Cruz e Silva Rodrigues.pdf.txtExtracted texttext/plain171483https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44944/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Niedja%20Karla%20da%20Cruz%20e%20Silva%20Rodrigues.pdf.txt904d55cc25b97729cb173cba92f2e6aaMD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Niedja Karla da Cruz e Silva Rodrigues.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Niedja Karla da Cruz e Silva Rodrigues.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/44944/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Niedja%20Karla%20da%20Cruz%20e%20Silva%20Rodrigues.pdf.jpgd486e6069acd90c4d288098316a20d14MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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