Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300001093j |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35880 |
Resumo: | Esta dissertação se propõe a investigar qual o papel do continuísta no cinema contemporâneo. Tendo o sistema de continuidade surgido junto com as bases que sedimentaram o paradigma do cinema clássico, de que maneira essas normas ainda podem ser observadas nos filmes realizados nos dias de hoje? Suas diretrizes estariam fadadas ao desaparecimento? Nossa hipótese é a de que, ao lado de todas as transformações que acompanharam o desenvolvimento da linguagem cinematográfica ao longo dos anos, o papel do continuísta também tenha passado por transformações. Assim, sua função não mais se restringiria a garantir que determinadas normas clássicas de linguagem sejam cumpridas para que a montagem do filme flua de maneira “invisível”, mas sim, assegurar coerência e coesão à obra, independente da opção estética-narrativa do realizador. No intuito de responder a nossas indagações, fazemos um breve percurso pela história do cinema, buscando mostrar como se deu o surgimento do sistema de continuidade, bem como as obras e ciclos que se propuseram a romper com esses padrões ao longo desta trajetória. Em seguida, nos dedicamos a esmiuçar quais as atribuições de um continuísta nos dias de hoje. Por último, analisamos o trabalho de dois realizadores pernambucanos que possuem diferentes visões a respeito do papel da continuidade em sua obra: Hilton Lacerda e Marcelo Gomes. |
id |
UFPE_29f832668e5022d1eaed4983269d841c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/35880 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
FERREIRA, Adelina Pontualhttp://lattes.cnpq.br/4683003041769146http://lattes.cnpq.br/0263456536361820CARREIRO, Rodrigo Octávio d’Azevedo2020-01-06T17:56:45Z2020-01-06T17:56:45Z2019-08-21FERREIRA, Adelina Pontual. Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35880ark:/64986/001300001093jEsta dissertação se propõe a investigar qual o papel do continuísta no cinema contemporâneo. Tendo o sistema de continuidade surgido junto com as bases que sedimentaram o paradigma do cinema clássico, de que maneira essas normas ainda podem ser observadas nos filmes realizados nos dias de hoje? Suas diretrizes estariam fadadas ao desaparecimento? Nossa hipótese é a de que, ao lado de todas as transformações que acompanharam o desenvolvimento da linguagem cinematográfica ao longo dos anos, o papel do continuísta também tenha passado por transformações. Assim, sua função não mais se restringiria a garantir que determinadas normas clássicas de linguagem sejam cumpridas para que a montagem do filme flua de maneira “invisível”, mas sim, assegurar coerência e coesão à obra, independente da opção estética-narrativa do realizador. No intuito de responder a nossas indagações, fazemos um breve percurso pela história do cinema, buscando mostrar como se deu o surgimento do sistema de continuidade, bem como as obras e ciclos que se propuseram a romper com esses padrões ao longo desta trajetória. Em seguida, nos dedicamos a esmiuçar quais as atribuições de um continuísta nos dias de hoje. Por último, analisamos o trabalho de dois realizadores pernambucanos que possuem diferentes visões a respeito do papel da continuidade em sua obra: Hilton Lacerda e Marcelo Gomes.This dissertation aims to investigate the role of the script supervisor in contemporary cinema. Since the continuity system emerged along with the foundations that solidified the classic cinema paradigm, how can these norms still be observed in today's films? Would these guidelines be doomed to disappear? Our hypothesis is that, alongside all the transformations that have accompanied the development of film language over the years, the script supervisor´s role has also undergone transformations. Thus, his or her function would no longer be restricted to ensuring that certain classical norms of language are fulfilled in a way that the montage of a film flows in an “invisible” manner, but to ensure coherence and cohesion to the work, regardless of the filmmaker’s aesthetic-narrative option. In order to answer our questions, we make a brief journey through the history of cinema, attempting to show how the continuity system emerged also observing how works and cycles were proposed to break with various patterns along this trajectory. Then, we scrutinize the attributions of a script supervisor nowadays. Finally, we analyse the work of two Pernambucan directors who have different views on the role of continuity in their work: Hilton Lacerda and Marcelo Gomes.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinemaContinuidadeLinguagem CinematográficaMontagemContinuidade cinematográfica e narrativas contemporâneasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53ORIGINALDISSERTAÇÃO Adelina Pontual Ferreira.pdfDISSERTAÇÃO Adelina Pontual Ferreira.pdfapplication/pdf10504016https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adelina%20Pontual%20Ferreira.pdf452a4ed022a6140bc46787a13b0efe93MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52TEXTDISSERTAÇÃO Adelina Pontual Ferreira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Adelina Pontual Ferreira.pdf.txtExtracted texttext/plain438183https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adelina%20Pontual%20Ferreira.pdf.txt2883f52baccbe45a5c17cf59c0e12806MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Adelina Pontual Ferreira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Adelina Pontual Ferreira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adelina%20Pontual%20Ferreira.pdf.jpg7ba061b652c373bf545d3c76b4941791MD55123456789/358802020-01-07 02:12:56.969oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-01-07T05:12:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas |
title |
Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas |
spellingShingle |
Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas FERREIRA, Adelina Pontual Cinema Continuidade Linguagem Cinematográfica Montagem |
title_short |
Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas |
title_full |
Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas |
title_fullStr |
Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas |
title_full_unstemmed |
Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas |
title_sort |
Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas |
author |
FERREIRA, Adelina Pontual |
author_facet |
FERREIRA, Adelina Pontual |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4683003041769146 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0263456536361820 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Adelina Pontual |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
CARREIRO, Rodrigo Octávio d’Azevedo |
contributor_str_mv |
CARREIRO, Rodrigo Octávio d’Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Continuidade Linguagem Cinematográfica Montagem |
topic |
Cinema Continuidade Linguagem Cinematográfica Montagem |
description |
Esta dissertação se propõe a investigar qual o papel do continuísta no cinema contemporâneo. Tendo o sistema de continuidade surgido junto com as bases que sedimentaram o paradigma do cinema clássico, de que maneira essas normas ainda podem ser observadas nos filmes realizados nos dias de hoje? Suas diretrizes estariam fadadas ao desaparecimento? Nossa hipótese é a de que, ao lado de todas as transformações que acompanharam o desenvolvimento da linguagem cinematográfica ao longo dos anos, o papel do continuísta também tenha passado por transformações. Assim, sua função não mais se restringiria a garantir que determinadas normas clássicas de linguagem sejam cumpridas para que a montagem do filme flua de maneira “invisível”, mas sim, assegurar coerência e coesão à obra, independente da opção estética-narrativa do realizador. No intuito de responder a nossas indagações, fazemos um breve percurso pela história do cinema, buscando mostrar como se deu o surgimento do sistema de continuidade, bem como as obras e ciclos que se propuseram a romper com esses padrões ao longo desta trajetória. Em seguida, nos dedicamos a esmiuçar quais as atribuições de um continuísta nos dias de hoje. Por último, analisamos o trabalho de dois realizadores pernambucanos que possuem diferentes visões a respeito do papel da continuidade em sua obra: Hilton Lacerda e Marcelo Gomes. |
publishDate |
2019 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-08-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-06T17:56:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-06T17:56:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FERREIRA, Adelina Pontual. Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35880 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300001093j |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Adelina Pontual. Continuidade cinematográfica e narrativas contemporâneas. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. ark:/64986/001300001093j |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adelina%20Pontual%20Ferreira.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adelina%20Pontual%20Ferreira.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/35880/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Adelina%20Pontual%20Ferreira.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd573a5ca8288eb7272482765f819534 452a4ed022a6140bc46787a13b0efe93 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 2883f52baccbe45a5c17cf59c0e12806 7ba061b652c373bf545d3c76b4941791 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172961186873344 |