Formação humana, memória e escrita de si em Província Submersa, de Octacílio Alecrim

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SKEETE, Nadir Arruda
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
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Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39035
Resumo: A relação entre literatura e formação humana enfocada em pesquisas nas áreas de Letras e Educação remonta à Antiguidade Clássica, com Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) e Horácio (65 a.C. - 8 a.C), que ligavam à arte literária uma experiência especial das paixões, em cuja origem estava também o prazer de aprender. Sob essa perspectiva, a leitura de obras literárias exerceria um papel importante na formação dos indivíduos, porquanto lhes possibilitaria acessar o conhecimento através da experiência estética mediada pela linguagem da poesia ou das histórias narradas por outrem ou por si mesmos. É nesse quadro constitutivo da crítica e da teoria literária, que inserimos esta pesquisa, a qual tem como objetivo geral discutir a relação entre literatura e formação humana a partir da análise do livro de memórias Província submersa do escritor norte-rio-grandense Octacílio Alecrim. Trata-se de uma narrativa autobiográfica da infância e juventude do autor, que testemunha o papel da literatura como multiplicadora das experiências vividas por ele, cujas leituras literárias produz efeitos notáveis, dentre os quais se destaca o fato de tê-lo levado a tornar-se também um escritor. Nesse objetivo geral, circunscrevem-se os seguintes objetivos específicos: descrever os processos da memória envolvidos na construção da obra, a partir das relações com a espacialidade, a percepção sensorial, a afetividade e a representação estética; caracterizar a obra do ponto de vista do gênero literário autobiográfico; recuperar conteúdos relevantes evocados e selecionados pela memória no processo de (re)construção de significados; fazer um levantamento das principais obras e autores aí referidos; e descrever experiências significativas de leitura. A pesquisa de cunho teórico-bibliográfico fundamentou-se no pensamento de diferentes autores que abordam a relação entre literatura e formação humana, além de outros que discutem memória e escrita de si. Os resultados da análise apontam para uma ampliação da capacidade de conhecer a si mesmo, ao outro e ao mundo, com impactos na (trans)formação de Octacílio Alecrim e no seu desenvolvimento intelectual e humano, através da vivência experienciada no contato com o universo literário.
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spelling SKEETE, Nadir Arrudahttp://lattes.cnpq.br/2588061384793077http://lattes.cnpq.br/7253950282205343NAOUAR, Oussama2021-01-12T19:12:40Z2021-01-12T19:12:40Z2020-09-23SKEETE, Nadir Arruda. Formação humana, memória e escrita de si em Província Submersa, de Octacílio Alecrim. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39035ark:/64986/001300000mx2wA relação entre literatura e formação humana enfocada em pesquisas nas áreas de Letras e Educação remonta à Antiguidade Clássica, com Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.) e Horácio (65 a.C. - 8 a.C), que ligavam à arte literária uma experiência especial das paixões, em cuja origem estava também o prazer de aprender. Sob essa perspectiva, a leitura de obras literárias exerceria um papel importante na formação dos indivíduos, porquanto lhes possibilitaria acessar o conhecimento através da experiência estética mediada pela linguagem da poesia ou das histórias narradas por outrem ou por si mesmos. É nesse quadro constitutivo da crítica e da teoria literária, que inserimos esta pesquisa, a qual tem como objetivo geral discutir a relação entre literatura e formação humana a partir da análise do livro de memórias Província submersa do escritor norte-rio-grandense Octacílio Alecrim. Trata-se de uma narrativa autobiográfica da infância e juventude do autor, que testemunha o papel da literatura como multiplicadora das experiências vividas por ele, cujas leituras literárias produz efeitos notáveis, dentre os quais se destaca o fato de tê-lo levado a tornar-se também um escritor. Nesse objetivo geral, circunscrevem-se os seguintes objetivos específicos: descrever os processos da memória envolvidos na construção da obra, a partir das relações com a espacialidade, a percepção sensorial, a afetividade e a representação estética; caracterizar a obra do ponto de vista do gênero literário autobiográfico; recuperar conteúdos relevantes evocados e selecionados pela memória no processo de (re)construção de significados; fazer um levantamento das principais obras e autores aí referidos; e descrever experiências significativas de leitura. A pesquisa de cunho teórico-bibliográfico fundamentou-se no pensamento de diferentes autores que abordam a relação entre literatura e formação humana, além de outros que discutem memória e escrita de si. Os resultados da análise apontam para uma ampliação da capacidade de conhecer a si mesmo, ao outro e ao mundo, com impactos na (trans)formação de Octacílio Alecrim e no seu desenvolvimento intelectual e humano, através da vivência experienciada no contato com o universo literário.DINTER IFRN/UFPEThe relationship between literature and human formation focused on research in the areas of Letters and Education dates back to Classical Antiquity, with Aristotle (384 BC - 322 BC) and Horace (65 BC - 8 BC), who linked literary art to a special experience of passions, in whose origin there was also the pleasure of learning. From this perspective, reading literary works could play an important role in the formation of individuals, as it would enable them to access knowledge through the aesthetic experience mediated by the language of poetry or the stories narrated by others or by themselves. It is in this framework constitutive of literary theory and criticism that we insert this research, which has the general objective of discussing the relationship between literature and human formation from the analysis of the memoir Província submersa (Submerged Province) by Octacílio Alecrim, writer from Rio Grande do Norte. It is an autobiographical narrative of the author's childhood and youth, which evidences to the role of literature as a multiplier of the experiences lived by him, and whose literary readings produced notable effects, among which the fact of having led him to become a writer himself. In this general objective, the following specific objectives are circumscribed: to describe the memory processes involved in the construction of the literary work, from the relations with spatiality, sensory perception, affectivity and aesthetic representation; characterize the work from the point of view of the autobiographical literary genre; retrieve relevant content evoked and selected by memory in the process of (re) construction of meanings; assess the main works and authors mentioned there; and describe significant reading experiences. The theoretical-bibliographic research was based on the thinking of different authors who approach the relationship between literature and human formation, in addition to others that discuss memory and self-writing. The results of the analysis point to an expansion of the capacity to know oneself, the other and the world, with impacts on the (trans) formation of Octacílio Alecrim and on his intellectual and human development, through the experience experienced in contact with the literary universe.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessOctacílio AlecrimProvíncia SubmersaAutobiografiaFormação humanaLiteratura PotiguarFormação humana, memória e escrita de si em Província Submersa, de Octacílio Alecriminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Nadir Arruda Skeete.pdf.txtTESE Nadir Arruda Skeete.pdf.txtExtracted texttext/plain605714https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39035/4/TESE%20Nadir%20Arruda%20Skeete.pdf.txt53c425c3d3122d18483475769d20b57aMD54THUMBNAILTESE Nadir Arruda Skeete.pdf.jpgTESE Nadir Arruda Skeete.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1200https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39035/5/TESE%20Nadir%20Arruda%20Skeete.pdf.jpgf64cda8f2f4d60a2ef9cbe4b25b9ba34MD55ORIGINALTESE Nadir Arruda Skeete.pdfTESE Nadir Arruda Skeete.pdfapplication/pdf2654141https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39035/1/TESE%20Nadir%20Arruda%20Skeete.pdf4346022dc89a115ea161fb43575d2c6cMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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