Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
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Data de Publicação: | 2020 |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39358 |
Resumo: | Devido ao intenso processo de urbanização e à falta de planejamento para atender a demanda populacional, surgiram vários problemas urbanos nas cidades como aumento da frota veicular, congestionamentos, poluição do ar, entre outros. Essa problemática no tocante à mobilidade urbana, além de atingir as grandes cidades, se tornou realidade nas cidades brasileiras de pequeno porte (aqui entendidas com população de até 100 mil habitantes). Diante disso, foi necessária uma mudança no planejamento urbano das cidades, buscando padrões mais sustentáveis de deslocamento, através de políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. No Brasil, essa mudança teve início com a formulação da Lei Federal nº 12.587/2012 (conhecida como Lei de Mobilidade), que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e seu instrumento de efetivação, o Plano de Mobilidade Urbana. Porém, até o momento, dos 3.476 municípios brasileiras que devem elaborar o plano, apenas 321 declararam possuí-los. O planejamento da mobilidade urbana ainda é um processo muito deficiente nas cidades de pequeno porte, devido à falta de estratégias de mobilidade urbana sustentável adequadas as características destas cidades. De modo a contribuir com essa deficiência, o objetivo desta tese foi identificar um conjunto de estratégias de mobilidade urbana sustentável mais adequado de ser implantado nas políticas públicas das cidades de pequeno porte que ainda não possuem o plano de mobilidade, mas necessitam atender aos preceitos da Lei de Mobilidade. Para alcançar este objetivo, foram identificadas vinte estratégias, através da literatura acadêmica, as quais foram apresentadas em formato de questionário a dois grupos de entrevistados, especialistas na área de transportes e gestores públicos municipais de todo o Brasil. O método de pesquisa utilizado para validação das estratégias foi desenvolvido de acordo com os seguintes procedimentos: confiabilidade das respostas (alfa de Cronbach), estatística descritiva, correlação entre as estratégias (coeficiente de Spearman) e método dos intervalos sucessivos, estes para ambos os grupos de entrevistados (especialistas e gestores). O método da análise de componentes principais foi utilizado apenas na pesquisa com os gestores. Os resultados indicaram um conjunto de oito estratégias de mobilidade urbana sustentável mais relevantes de serem implantadas em cidades de pequeno porte. Destas, quatro estão relacionadas aos aspectos políticos (investimento na capacitação de técnicos e gestores; participação da população nos processos de tomada de decisão; cumprimento da legislação municipal; avaliação contínua da política municipal de mobilidade urbana), três ao incentivo ao transporte ativo (melhoria da infraestrutura para deslocamentos a pé e de bicicleta; integração do transporte ativo com o transporte público) e uma ao incentivo ao transporte público (melhoria do serviço oferecido). |
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PIRES, Dannúbia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5993670594010554http://lattes.cnpq.br/9191737269930161http://lattes.cnpq.br/5700316938245061MEIRA, Leonardo HerszonOLIVEIRA, Leise Kelli de2021-03-10T13:53:36Z2021-03-10T13:53:36Z2020-10-30PIRES, Dannúbia Ribeiro. Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39358ark:/64986/001300000xbxdDevido ao intenso processo de urbanização e à falta de planejamento para atender a demanda populacional, surgiram vários problemas urbanos nas cidades como aumento da frota veicular, congestionamentos, poluição do ar, entre outros. Essa problemática no tocante à mobilidade urbana, além de atingir as grandes cidades, se tornou realidade nas cidades brasileiras de pequeno porte (aqui entendidas com população de até 100 mil habitantes). Diante disso, foi necessária uma mudança no planejamento urbano das cidades, buscando padrões mais sustentáveis de deslocamento, através de políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. No Brasil, essa mudança teve início com a formulação da Lei Federal nº 12.587/2012 (conhecida como Lei de Mobilidade), que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e seu instrumento de efetivação, o Plano de Mobilidade Urbana. Porém, até o momento, dos 3.476 municípios brasileiras que devem elaborar o plano, apenas 321 declararam possuí-los. O planejamento da mobilidade urbana ainda é um processo muito deficiente nas cidades de pequeno porte, devido à falta de estratégias de mobilidade urbana sustentável adequadas as características destas cidades. De modo a contribuir com essa deficiência, o objetivo desta tese foi identificar um conjunto de estratégias de mobilidade urbana sustentável mais adequado de ser implantado nas políticas públicas das cidades de pequeno porte que ainda não possuem o plano de mobilidade, mas necessitam atender aos preceitos da Lei de Mobilidade. Para alcançar este objetivo, foram identificadas vinte estratégias, através da literatura acadêmica, as quais foram apresentadas em formato de questionário a dois grupos de entrevistados, especialistas na área de transportes e gestores públicos municipais de todo o Brasil. O método de pesquisa utilizado para validação das estratégias foi desenvolvido de acordo com os seguintes procedimentos: confiabilidade das respostas (alfa de Cronbach), estatística descritiva, correlação entre as estratégias (coeficiente de Spearman) e método dos intervalos sucessivos, estes para ambos os grupos de entrevistados (especialistas e gestores). O método da análise de componentes principais foi utilizado apenas na pesquisa com os gestores. Os resultados indicaram um conjunto de oito estratégias de mobilidade urbana sustentável mais relevantes de serem implantadas em cidades de pequeno porte. Destas, quatro estão relacionadas aos aspectos políticos (investimento na capacitação de técnicos e gestores; participação da população nos processos de tomada de decisão; cumprimento da legislação municipal; avaliação contínua da política municipal de mobilidade urbana), três ao incentivo ao transporte ativo (melhoria da infraestrutura para deslocamentos a pé e de bicicleta; integração do transporte ativo com o transporte público) e uma ao incentivo ao transporte público (melhoria do serviço oferecido).CAPESDue to the intense urbanization process and lack of planning to meet the population demand, several urban problems arose in cities, such as increase in vehicle fleet, congestion, air pollution, among others. This problem regarding urban mobility, in addition to reaching large cities, has become a reality in Brazil’s small cities (here understood as a city with a population of up to 100 thousand inhabitants). Therefore, it was necessary to change the urban planning of cities, seeking more sustainable patterns of mobility, through public policies for sustainable urban mobility. In Brazil, this change began with the formulation of Federal Law 12,587/2012 (known as Mobility Law), which instituted the guidelines of the National Urban Mobility Policy and its effective instrument, the Urban Mobility Plan. However, so far, of the 3,476 Brazilian municipalities that must prepare the plan, only 321 have claimed to have them. The planning of urban mobility is still a very deficient process in small cities, due to lack of sustainable urban mobility strategies suited to the characteristics of these cities. To contribute to mitigate this deficiency, the objective of this thesis is to identify a set of sustainable urban mobility strategies more appropriate to be implemented in public policies of small cities that do not yet have a mobility plan but need to meet the precepts of the Mobility Law. To achieve this goal, twenty strategies were identified through the academic literature, which were presented in a questionnaire format to two groups of interviewees, specialists in transports and municipal public managers from all over Brazil. The research method used to validate the strategies was developed according to the following procedures: reliability of the strategies (Cronbach's alpha), descriptive statistics, correlation between the strategies (Spearman's coefficient) and the successive interval method, these for both groups of interviewees (specialists and managers). The principal component analysis method was used only in the survey with managers. The results indicated a set of eight sustainable urban mobility strategies most relevant to be implemented in small cities. Of these, four are related to political aspects (investment in training of technicians and managers; participation of the population in decision-making process; compliance with municipal legislation; continuous evaluation of the municipal urban mobility policy), three to incentive active transport (improvement of infrastructure for walking and cycling, integration of active transport with public transport) and one to encourage public transport (improvement of the service offered).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilPolíticas públicasMobilidade urbana sustentávelPlanejamento urbanoPolítica Nacional de Mobilidade UrbanaCidades brasileiras de pequeno porteEstratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Dannúbia Ribeiro Pires.pdfTESE Dannúbia Ribeiro Pires.pdfapplication/pdf4029140https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/1/TESE%20Dann%c3%babia%20Ribeiro%20Pires.pdf3ff9e0457167e14337cb87c79ff57a11MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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