Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIRES, Dannúbia Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39358
Resumo: Devido ao intenso processo de urbanização e à falta de planejamento para atender a demanda populacional, surgiram vários problemas urbanos nas cidades como aumento da frota veicular, congestionamentos, poluição do ar, entre outros. Essa problemática no tocante à mobilidade urbana, além de atingir as grandes cidades, se tornou realidade nas cidades brasileiras de pequeno porte (aqui entendidas com população de até 100 mil habitantes). Diante disso, foi necessária uma mudança no planejamento urbano das cidades, buscando padrões mais sustentáveis de deslocamento, através de políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. No Brasil, essa mudança teve início com a formulação da Lei Federal nº 12.587/2012 (conhecida como Lei de Mobilidade), que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e seu instrumento de efetivação, o Plano de Mobilidade Urbana. Porém, até o momento, dos 3.476 municípios brasileiras que devem elaborar o plano, apenas 321 declararam possuí-los. O planejamento da mobilidade urbana ainda é um processo muito deficiente nas cidades de pequeno porte, devido à falta de estratégias de mobilidade urbana sustentável adequadas as características destas cidades. De modo a contribuir com essa deficiência, o objetivo desta tese foi identificar um conjunto de estratégias de mobilidade urbana sustentável mais adequado de ser implantado nas políticas públicas das cidades de pequeno porte que ainda não possuem o plano de mobilidade, mas necessitam atender aos preceitos da Lei de Mobilidade. Para alcançar este objetivo, foram identificadas vinte estratégias, através da literatura acadêmica, as quais foram apresentadas em formato de questionário a dois grupos de entrevistados, especialistas na área de transportes e gestores públicos municipais de todo o Brasil. O método de pesquisa utilizado para validação das estratégias foi desenvolvido de acordo com os seguintes procedimentos: confiabilidade das respostas (alfa de Cronbach), estatística descritiva, correlação entre as estratégias (coeficiente de Spearman) e método dos intervalos sucessivos, estes para ambos os grupos de entrevistados (especialistas e gestores). O método da análise de componentes principais foi utilizado apenas na pesquisa com os gestores. Os resultados indicaram um conjunto de oito estratégias de mobilidade urbana sustentável mais relevantes de serem implantadas em cidades de pequeno porte. Destas, quatro estão relacionadas aos aspectos políticos (investimento na capacitação de técnicos e gestores; participação da população nos processos de tomada de decisão; cumprimento da legislação municipal; avaliação contínua da política municipal de mobilidade urbana), três ao incentivo ao transporte ativo (melhoria da infraestrutura para deslocamentos a pé e de bicicleta; integração do transporte ativo com o transporte público) e uma ao incentivo ao transporte público (melhoria do serviço oferecido).
id UFPE_2c00b75002b7706b0ceb28c4989d635c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/39358
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling PIRES, Dannúbia Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/5993670594010554http://lattes.cnpq.br/9191737269930161http://lattes.cnpq.br/5700316938245061MEIRA, Leonardo HerszonOLIVEIRA, Leise Kelli de2021-03-10T13:53:36Z2021-03-10T13:53:36Z2020-10-30PIRES, Dannúbia Ribeiro. Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39358Devido ao intenso processo de urbanização e à falta de planejamento para atender a demanda populacional, surgiram vários problemas urbanos nas cidades como aumento da frota veicular, congestionamentos, poluição do ar, entre outros. Essa problemática no tocante à mobilidade urbana, além de atingir as grandes cidades, se tornou realidade nas cidades brasileiras de pequeno porte (aqui entendidas com população de até 100 mil habitantes). Diante disso, foi necessária uma mudança no planejamento urbano das cidades, buscando padrões mais sustentáveis de deslocamento, através de políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. No Brasil, essa mudança teve início com a formulação da Lei Federal nº 12.587/2012 (conhecida como Lei de Mobilidade), que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e seu instrumento de efetivação, o Plano de Mobilidade Urbana. Porém, até o momento, dos 3.476 municípios brasileiras que devem elaborar o plano, apenas 321 declararam possuí-los. O planejamento da mobilidade urbana ainda é um processo muito deficiente nas cidades de pequeno porte, devido à falta de estratégias de mobilidade urbana sustentável adequadas as características destas cidades. De modo a contribuir com essa deficiência, o objetivo desta tese foi identificar um conjunto de estratégias de mobilidade urbana sustentável mais adequado de ser implantado nas políticas públicas das cidades de pequeno porte que ainda não possuem o plano de mobilidade, mas necessitam atender aos preceitos da Lei de Mobilidade. Para alcançar este objetivo, foram identificadas vinte estratégias, através da literatura acadêmica, as quais foram apresentadas em formato de questionário a dois grupos de entrevistados, especialistas na área de transportes e gestores públicos municipais de todo o Brasil. O método de pesquisa utilizado para validação das estratégias foi desenvolvido de acordo com os seguintes procedimentos: confiabilidade das respostas (alfa de Cronbach), estatística descritiva, correlação entre as estratégias (coeficiente de Spearman) e método dos intervalos sucessivos, estes para ambos os grupos de entrevistados (especialistas e gestores). O método da análise de componentes principais foi utilizado apenas na pesquisa com os gestores. Os resultados indicaram um conjunto de oito estratégias de mobilidade urbana sustentável mais relevantes de serem implantadas em cidades de pequeno porte. Destas, quatro estão relacionadas aos aspectos políticos (investimento na capacitação de técnicos e gestores; participação da população nos processos de tomada de decisão; cumprimento da legislação municipal; avaliação contínua da política municipal de mobilidade urbana), três ao incentivo ao transporte ativo (melhoria da infraestrutura para deslocamentos a pé e de bicicleta; integração do transporte ativo com o transporte público) e uma ao incentivo ao transporte público (melhoria do serviço oferecido).CAPESDue to the intense urbanization process and lack of planning to meet the population demand, several urban problems arose in cities, such as increase in vehicle fleet, congestion, air pollution, among others. This problem regarding urban mobility, in addition to reaching large cities, has become a reality in Brazil’s small cities (here understood as a city with a population of up to 100 thousand inhabitants). Therefore, it was necessary to change the urban planning of cities, seeking more sustainable patterns of mobility, through public policies for sustainable urban mobility. In Brazil, this change began with the formulation of Federal Law 12,587/2012 (known as Mobility Law), which instituted the guidelines of the National Urban Mobility Policy and its effective instrument, the Urban Mobility Plan. However, so far, of the 3,476 Brazilian municipalities that must prepare the plan, only 321 have claimed to have them. The planning of urban mobility is still a very deficient process in small cities, due to lack of sustainable urban mobility strategies suited to the characteristics of these cities. To contribute to mitigate this deficiency, the objective of this thesis is to identify a set of sustainable urban mobility strategies more appropriate to be implemented in public policies of small cities that do not yet have a mobility plan but need to meet the precepts of the Mobility Law. To achieve this goal, twenty strategies were identified through the academic literature, which were presented in a questionnaire format to two groups of interviewees, specialists in transports and municipal public managers from all over Brazil. The research method used to validate the strategies was developed according to the following procedures: reliability of the strategies (Cronbach's alpha), descriptive statistics, correlation between the strategies (Spearman's coefficient) and the successive interval method, these for both groups of interviewees (specialists and managers). The principal component analysis method was used only in the survey with managers. The results indicated a set of eight sustainable urban mobility strategies most relevant to be implemented in small cities. Of these, four are related to political aspects (investment in training of technicians and managers; participation of the population in decision-making process; compliance with municipal legislation; continuous evaluation of the municipal urban mobility policy), three to incentive active transport (improvement of infrastructure for walking and cycling, integration of active transport with public transport) and one to encourage public transport (improvement of the service offered).porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilPolíticas públicasMobilidade urbana sustentávelPlanejamento urbanoPolítica Nacional de Mobilidade UrbanaCidades brasileiras de pequeno porteEstratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Dannúbia Ribeiro Pires.pdfTESE Dannúbia Ribeiro Pires.pdfapplication/pdf4029140https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/1/TESE%20Dann%c3%babia%20Ribeiro%20Pires.pdf3ff9e0457167e14337cb87c79ff57a11MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTTESE Dannúbia Ribeiro Pires.pdf.txtTESE Dannúbia Ribeiro Pires.pdf.txtExtracted texttext/plain467713https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/4/TESE%20Dann%c3%babia%20Ribeiro%20Pires.pdf.txt347de87a23b18ad5d9d5f809c007780fMD54THUMBNAILTESE Dannúbia Ribeiro Pires.pdf.jpgTESE Dannúbia Ribeiro Pires.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1240https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/5/TESE%20Dann%c3%babia%20Ribeiro%20Pires.pdf.jpg04cedd02fbed5ac3d79ff718c410035aMD55123456789/393582021-03-11 02:10:52.362oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212021-03-11T05:10:52Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
title Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
spellingShingle Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
PIRES, Dannúbia Ribeiro
Engenharia Civil
Políticas públicas
Mobilidade urbana sustentável
Planejamento urbano
Política Nacional de Mobilidade Urbana
Cidades brasileiras de pequeno porte
title_short Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
title_full Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
title_fullStr Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
title_full_unstemmed Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
title_sort Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte
author PIRES, Dannúbia Ribeiro
author_facet PIRES, Dannúbia Ribeiro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5993670594010554
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9191737269930161
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5700316938245061
dc.contributor.author.fl_str_mv PIRES, Dannúbia Ribeiro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MEIRA, Leonardo Herszon
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv OLIVEIRA, Leise Kelli de
contributor_str_mv MEIRA, Leonardo Herszon
OLIVEIRA, Leise Kelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Civil
Políticas públicas
Mobilidade urbana sustentável
Planejamento urbano
Política Nacional de Mobilidade Urbana
Cidades brasileiras de pequeno porte
topic Engenharia Civil
Políticas públicas
Mobilidade urbana sustentável
Planejamento urbano
Política Nacional de Mobilidade Urbana
Cidades brasileiras de pequeno porte
description Devido ao intenso processo de urbanização e à falta de planejamento para atender a demanda populacional, surgiram vários problemas urbanos nas cidades como aumento da frota veicular, congestionamentos, poluição do ar, entre outros. Essa problemática no tocante à mobilidade urbana, além de atingir as grandes cidades, se tornou realidade nas cidades brasileiras de pequeno porte (aqui entendidas com população de até 100 mil habitantes). Diante disso, foi necessária uma mudança no planejamento urbano das cidades, buscando padrões mais sustentáveis de deslocamento, através de políticas públicas de mobilidade urbana sustentável. No Brasil, essa mudança teve início com a formulação da Lei Federal nº 12.587/2012 (conhecida como Lei de Mobilidade), que instituiu as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana e seu instrumento de efetivação, o Plano de Mobilidade Urbana. Porém, até o momento, dos 3.476 municípios brasileiras que devem elaborar o plano, apenas 321 declararam possuí-los. O planejamento da mobilidade urbana ainda é um processo muito deficiente nas cidades de pequeno porte, devido à falta de estratégias de mobilidade urbana sustentável adequadas as características destas cidades. De modo a contribuir com essa deficiência, o objetivo desta tese foi identificar um conjunto de estratégias de mobilidade urbana sustentável mais adequado de ser implantado nas políticas públicas das cidades de pequeno porte que ainda não possuem o plano de mobilidade, mas necessitam atender aos preceitos da Lei de Mobilidade. Para alcançar este objetivo, foram identificadas vinte estratégias, através da literatura acadêmica, as quais foram apresentadas em formato de questionário a dois grupos de entrevistados, especialistas na área de transportes e gestores públicos municipais de todo o Brasil. O método de pesquisa utilizado para validação das estratégias foi desenvolvido de acordo com os seguintes procedimentos: confiabilidade das respostas (alfa de Cronbach), estatística descritiva, correlação entre as estratégias (coeficiente de Spearman) e método dos intervalos sucessivos, estes para ambos os grupos de entrevistados (especialistas e gestores). O método da análise de componentes principais foi utilizado apenas na pesquisa com os gestores. Os resultados indicaram um conjunto de oito estratégias de mobilidade urbana sustentável mais relevantes de serem implantadas em cidades de pequeno porte. Destas, quatro estão relacionadas aos aspectos políticos (investimento na capacitação de técnicos e gestores; participação da população nos processos de tomada de decisão; cumprimento da legislação municipal; avaliação contínua da política municipal de mobilidade urbana), três ao incentivo ao transporte ativo (melhoria da infraestrutura para deslocamentos a pé e de bicicleta; integração do transporte ativo com o transporte público) e uma ao incentivo ao transporte público (melhoria do serviço oferecido).
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-10-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-03-10T13:53:36Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-03-10T13:53:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PIRES, Dannúbia Ribeiro. Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39358
identifier_str_mv PIRES, Dannúbia Ribeiro. Estratégias para políticas públicas de mobilidade urbana sustentável para cidades brasileiras de pequeno porte. 2020. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39358
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/1/TESE%20Dann%c3%babia%20Ribeiro%20Pires.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/4/TESE%20Dann%c3%babia%20Ribeiro%20Pires.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39358/5/TESE%20Dann%c3%babia%20Ribeiro%20Pires.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3ff9e0457167e14337cb87c79ff57a11
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
347de87a23b18ad5d9d5f809c007780f
04cedd02fbed5ac3d79ff718c410035a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310836902952960