O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17041 |
Resumo: | A necessidade de se aproximar do mundo extra-tela é uma das principais premissas da televisão: programas jornalísticos, realities shows, documentários, programas apresentados ao vivo (transmissão direta) atestam essa relação entre TV e realismo, mesmo que obedeçam sutilmente a regras do melodrama. Com a ficção, o jogo se inverte e é o melodrama que se submete ao real. A minissérie Capitu é um enfrentamento a essa ordem, é um ponto de fuga que valoriza a ilusão em detrimento do parecer ser verdadeiro. O cerne deste estudo é a questão da verossimilhança. Acompanho o percurso histórico que tornou hegemônico o realismo/ naturalismo na ficção televisiva brasileira. Apresento o antiilusionismo como possibilidade criativa para que a ficção se autonomize do real. Investigo a aproximação com outras linguagens como expansão dos limites estéticos para a televisão. Por último, traço as linhas coincidentes entre o neobarroco, a teoria do imaginário e a transposição do Dom Casmurro de Machado de Assis para a tela pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. |
id |
UFPE_2c69c4840df48929b5d1ce007268afd8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17041 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
NEPOMUCENO, Mariana MacielDUARTE, Eduardo2016-06-07T18:19:25Z2016-06-07T18:19:25Z2015-08-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17041A necessidade de se aproximar do mundo extra-tela é uma das principais premissas da televisão: programas jornalísticos, realities shows, documentários, programas apresentados ao vivo (transmissão direta) atestam essa relação entre TV e realismo, mesmo que obedeçam sutilmente a regras do melodrama. Com a ficção, o jogo se inverte e é o melodrama que se submete ao real. A minissérie Capitu é um enfrentamento a essa ordem, é um ponto de fuga que valoriza a ilusão em detrimento do parecer ser verdadeiro. O cerne deste estudo é a questão da verossimilhança. Acompanho o percurso histórico que tornou hegemônico o realismo/ naturalismo na ficção televisiva brasileira. Apresento o antiilusionismo como possibilidade criativa para que a ficção se autonomize do real. Investigo a aproximação com outras linguagens como expansão dos limites estéticos para a televisão. Por último, traço as linhas coincidentes entre o neobarroco, a teoria do imaginário e a transposição do Dom Casmurro de Machado de Assis para a tela pelo diretor Luiz Fernando Carvalho.CAPESThe need to be similar to the extra screen world is one of the main premises of television: news programs, realities shows, documentaries, live transmissions attest the relationship between TV and realism, even if it subtly obey the melodrama rules. In fiction world, the game is reversed and is the melodrama that undergoes real. The miniseries Capitu is a facing of this order, is a vanishing point that enhances the illusion over the realism. The core of this study is the question of the verisimilitude. I follow the historic route that made hegemonic the aesthetics of realism / naturalism in Brazilian television fiction. I present the antiilusionism perspective as a creative possibility for fiction. Then, I go to investigate the approach to other languages as an alternative enlarge the limits of television´s aesthetic. Finally, I trace the matching rows between the neo-baroque, the imaginary theory and the transposition of Machado de Assis´Dom Casmurro to the screen by director Luiz Fernando Carvalho.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em ComunicacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessComunicação.VerossimilhançaTelevisão - BrasilTelevisão - FicçãoTelevisão - EstéticaTelevisão - MinisériesCarvalho, Luiz Fernando - Crítica e interpretaçãoO elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILmariana nepomuceno revisada por fabio.pdf.jpgmariana nepomuceno revisada por fabio.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1182https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/5/mariana%20nepomuceno%20revisada%20por%20fabio.pdf.jpg08d9b21cbeb294ba2cee98fde7f0ca77MD55ORIGINALmariana nepomuceno revisada por fabio.pdfmariana nepomuceno revisada por fabio.pdfapplication/pdf2357579https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/1/mariana%20nepomuceno%20revisada%20por%20fabio.pdfa2dd959777e204c820e6732c23c2c6a9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTmariana nepomuceno revisada por fabio.pdf.txtmariana nepomuceno revisada por fabio.pdf.txtExtracted texttext/plain237754https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/4/mariana%20nepomuceno%20revisada%20por%20fabio.pdf.txt8c20493e6d3ad2296831a9f8e9d721cbMD54123456789/170412019-10-25 15:52:30.683oai:repositorio.ufpe.br:123456789/17041TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T18:52:30Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho |
title |
O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho |
spellingShingle |
O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho NEPOMUCENO, Mariana Maciel Comunicação. Verossimilhança Televisão - Brasil Televisão - Ficção Televisão - Estética Televisão - Miniséries Carvalho, Luiz Fernando - Crítica e interpretação |
title_short |
O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho |
title_full |
O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho |
title_fullStr |
O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho |
title_full_unstemmed |
O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho |
title_sort |
O elogio da ilusão: Capitu de Luiz Fernando Carvalho |
author |
NEPOMUCENO, Mariana Maciel |
author_facet |
NEPOMUCENO, Mariana Maciel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NEPOMUCENO, Mariana Maciel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
DUARTE, Eduardo |
contributor_str_mv |
DUARTE, Eduardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação. Verossimilhança Televisão - Brasil Televisão - Ficção Televisão - Estética Televisão - Miniséries Carvalho, Luiz Fernando - Crítica e interpretação |
topic |
Comunicação. Verossimilhança Televisão - Brasil Televisão - Ficção Televisão - Estética Televisão - Miniséries Carvalho, Luiz Fernando - Crítica e interpretação |
description |
A necessidade de se aproximar do mundo extra-tela é uma das principais premissas da televisão: programas jornalísticos, realities shows, documentários, programas apresentados ao vivo (transmissão direta) atestam essa relação entre TV e realismo, mesmo que obedeçam sutilmente a regras do melodrama. Com a ficção, o jogo se inverte e é o melodrama que se submete ao real. A minissérie Capitu é um enfrentamento a essa ordem, é um ponto de fuga que valoriza a ilusão em detrimento do parecer ser verdadeiro. O cerne deste estudo é a questão da verossimilhança. Acompanho o percurso histórico que tornou hegemônico o realismo/ naturalismo na ficção televisiva brasileira. Apresento o antiilusionismo como possibilidade criativa para que a ficção se autonomize do real. Investigo a aproximação com outras linguagens como expansão dos limites estéticos para a televisão. Por último, traço as linhas coincidentes entre o neobarroco, a teoria do imaginário e a transposição do Dom Casmurro de Machado de Assis para a tela pelo diretor Luiz Fernando Carvalho. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-08-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-06-07T18:19:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016-06-07T18:19:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17041 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Comunicacao |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/5/mariana%20nepomuceno%20revisada%20por%20fabio.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/1/mariana%20nepomuceno%20revisada%20por%20fabio.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17041/4/mariana%20nepomuceno%20revisada%20por%20fabio.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
08d9b21cbeb294ba2cee98fde7f0ca77 a2dd959777e204c820e6732c23c2c6a9 66e71c371cc565284e70f40736c94386 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 8c20493e6d3ad2296831a9f8e9d721cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310590565187584 |