Fatores da cultura organizacional na implantação de BPM nos institutos federais de educação brasileiros
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27511 |
Resumo: | Qualquer organização, seja pública ou privada, almeja a melhoria contínua dos seus produtos ou serviços, e consequentemente, a competitividade. Para isso, cada vez mais organizações estão recorrendo ao mapeamento dos seus processos de negócio, visando uma série de benefícios, como uma melhor visualização das atividades da companhia, aumento da identificação de potenciais áreas para melhoria, diminuição do tempo gasto e custos nos seus processos, melhor definição de responsabilidades e funções na companhia. Os Processos de Negócio definem como as organizações executam o trabalho para entregar valor para seus clientes e aplicar BPM é focar em processos interfuncionais que agregam valor para esses clientes. O gerenciamento desses processos cria práticas de negócio mais sólidas que levam a uma maior eficiência, eficácia e agilidade dos processos, além de oferecer maior retorno às partes interessadas. Segundo análise do Questionário Perfil de Governança de TI 2016, elaborado pelo TCU, apenas 27% da Administração Pública Federal identifica e mapeia seus principais processos de negócio, e esse número é ainda menor quando se trata dos Institutos Federais de Educação. Além disso, segundo a literatura, a maioria das tentativas de implantação de BPM fracassam(60-80%). Com base nessas informações, o objetivo desta pesquisa é a criação de um Guia para Implantar de BPM nos Institutos Federais de Educação brasileiros, visando aumentar as chances de sucesso. |
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CAVALCANTI, Leonardo Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/5900676052358503http://lattes.cnpq.br/9906166020816798MOURA, Hermano Perrelli de2018-11-14T21:13:34Z2018-11-14T21:13:34Z2017-06-28https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27511ark:/64986/001300000ff98Qualquer organização, seja pública ou privada, almeja a melhoria contínua dos seus produtos ou serviços, e consequentemente, a competitividade. Para isso, cada vez mais organizações estão recorrendo ao mapeamento dos seus processos de negócio, visando uma série de benefícios, como uma melhor visualização das atividades da companhia, aumento da identificação de potenciais áreas para melhoria, diminuição do tempo gasto e custos nos seus processos, melhor definição de responsabilidades e funções na companhia. Os Processos de Negócio definem como as organizações executam o trabalho para entregar valor para seus clientes e aplicar BPM é focar em processos interfuncionais que agregam valor para esses clientes. O gerenciamento desses processos cria práticas de negócio mais sólidas que levam a uma maior eficiência, eficácia e agilidade dos processos, além de oferecer maior retorno às partes interessadas. Segundo análise do Questionário Perfil de Governança de TI 2016, elaborado pelo TCU, apenas 27% da Administração Pública Federal identifica e mapeia seus principais processos de negócio, e esse número é ainda menor quando se trata dos Institutos Federais de Educação. Além disso, segundo a literatura, a maioria das tentativas de implantação de BPM fracassam(60-80%). Com base nessas informações, o objetivo desta pesquisa é a criação de um Guia para Implantar de BPM nos Institutos Federais de Educação brasileiros, visando aumentar as chances de sucesso.Any organization, whether public or private, wants continuous improvement of its products or services, and consequently competitiveness. For this, more and more organizations are resorting to the mapping of their business processes, aiming at a series of benefits, such as a better visualization of the company’s activities, increased identification of potential areas for improvement, reduction of time spent and costs in their processes , Better definition of responsibilities and functions in the company. Business Processes define how organizations perform the work to deliver value to their customers, and applying BPM is to focus on cross-functional processes that add value to those customers. Managing these processes creates stronger business practices that lead to greater efficiency, effectiveness and agility of processes, as well as delivering greater feedback to stakeholders. According to the analysis of the IT Governance Profile Questionnaire 2016, elaborated by the TCU, only 27% of the Federal Public Administration identifies and maps its main business processes, and this number is even smaller when it comes to the Federal Institutes of Education. Moreover, according to the literature, most attempts to implant BPM fail (60-80%). Based on this information, the objective of this research is the creation of a Guide to Implement BPM in the Brazilian Federal Institutes of Education, aiming to increase the chances of success.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da ComputacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia de softwareAprendizagem organizacionalCultura organizacionalFatores da cultura organizacional na implantação de BPM nos institutos federais de educação brasileirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Leonardo Ferreira Cavalcanti.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Leonardo Ferreira Cavalcanti.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1478https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27511/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Ferreira%20Cavalcanti.pdf.jpgade2cf31416137ec825dd50195874c5aMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Leonardo Ferreira Cavalcanti.pdfDISSERTAÇÃO Leonardo Ferreira Cavalcanti.pdfapplication/pdf4208183https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/27511/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Leonardo%20Ferreira%20Cavalcanti.pdf085947139bdd4fb018596177b13f702eMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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