Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Guilherme José Arruda Moura
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000s8kt
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33513
Resumo: Devido à expansão do mercado de energia eólica e, consequentemente, a expectativa de que aerogeradores cada vez mais potentes sejam projetados ao longo dos próximos anos, estudos mais detalhados com relação ao projeto destas máquinas precisam ser elaborados. Atualmente, há projetos de pás de turbinas eólicas com até 107 metros de comprimento, visando ter uma maior área de rotor – viabilizando uma maior área de extração de energia. Contudo, apenas aumentar o tamanho das pás não se torna uma ferramenta viável, pois gera custos adicionais com materiais e mais cargas dinâmicas. É preciso se aprimorar cada vez mais nos métodos de controle e na aerodinâmica das pás. O estudo da aerodinâmica das pás começa com um adequado projeto dos aerofólios. Este trabalho apresenta uma análise da aplicação dos modelos de turbulência para simulação em dinâmica dos fluidos computacional de perfis aerodinâmicos presentes em pás de aerogeradores. O software comercial FLUENT Ansys® foi utilizado para simular um escoamento incompressível sob regime permanente sobre três aerofólios NREL, projetados para serem utilizados em pás de turbinas eólicas. Cinco diferentes ângulos de ataque foram utilizados, visando simular o escoamento até a região de pós-estol. Os domínios computacionais são discretizados por malhas não estruturadas. As simulações foram conduzidas para dois modelos de turbulência, o Spalart-Allmaras e o k-ω/SST (Shear Stress Transport). Os resultados obtidos – os coeficientes de arrasto e sustentação – são comparados com resultados experimentais disponíveis na literatura. É utilizada a Raiz do Erro Quadrático Médio para verificar qual modelo apresentou melhor acurácia. É mostrado que o modelo Spalart-Allmaras apresentou melhores resultados para ângulos de ataque de até 10 graus, e obteve os menores erros para o coeficiente de arrasto, enquanto que o k-ω/SST apresentou os melhores resultados globais, quando se avalia toda a faixa de ângulos simulados, e apresentou melhores os resultados para ângulos de ataque acima de 10 graus, para o coeficiente de sustentação.
id UFPE_2e2f5461fef650314f3d05d5a1bd4133
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33513
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ROCHA, Guilherme José Arruda Mourahttp://lattes.cnpq.br/8894979846302685http://lattes.cnpq.br/5905967201590284ARAÚJO, Alex Maurício2019-09-23T19:31:38Z2019-09-23T19:31:38Z2019-02-01https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33513ark:/64986/001300000s8ktDevido à expansão do mercado de energia eólica e, consequentemente, a expectativa de que aerogeradores cada vez mais potentes sejam projetados ao longo dos próximos anos, estudos mais detalhados com relação ao projeto destas máquinas precisam ser elaborados. Atualmente, há projetos de pás de turbinas eólicas com até 107 metros de comprimento, visando ter uma maior área de rotor – viabilizando uma maior área de extração de energia. Contudo, apenas aumentar o tamanho das pás não se torna uma ferramenta viável, pois gera custos adicionais com materiais e mais cargas dinâmicas. É preciso se aprimorar cada vez mais nos métodos de controle e na aerodinâmica das pás. O estudo da aerodinâmica das pás começa com um adequado projeto dos aerofólios. Este trabalho apresenta uma análise da aplicação dos modelos de turbulência para simulação em dinâmica dos fluidos computacional de perfis aerodinâmicos presentes em pás de aerogeradores. O software comercial FLUENT Ansys® foi utilizado para simular um escoamento incompressível sob regime permanente sobre três aerofólios NREL, projetados para serem utilizados em pás de turbinas eólicas. Cinco diferentes ângulos de ataque foram utilizados, visando simular o escoamento até a região de pós-estol. Os domínios computacionais são discretizados por malhas não estruturadas. As simulações foram conduzidas para dois modelos de turbulência, o Spalart-Allmaras e o k-ω/SST (Shear Stress Transport). Os resultados obtidos – os coeficientes de arrasto e sustentação – são comparados com resultados experimentais disponíveis na literatura. É utilizada a Raiz do Erro Quadrático Médio para verificar qual modelo apresentou melhor acurácia. É mostrado que o modelo Spalart-Allmaras apresentou melhores resultados para ângulos de ataque de até 10 graus, e obteve os menores erros para o coeficiente de arrasto, enquanto que o k-ω/SST apresentou os melhores resultados globais, quando se avalia toda a faixa de ângulos simulados, e apresentou melhores os resultados para ângulos de ataque acima de 10 graus, para o coeficiente de sustentação.CAPESDue to the expansion of the wind energy market and, consequently, the prospect of the increasingly powerful wind turbines in the next few years, more detailed studies about the design of these wind turbines needs to be developed. Nowadays, there are wind turbine blade designs up to 107 meters long, aiming to have a larger rotor area - enabling a larger area of energy extraction. However, only increase the size of the balde does not become a viable too, since generates additional costs of materials and more dynamic loads. It is required improvement more in control methods and blades aerodynamics. The study of blade aerodynamics start with a suitable design of the airfoils. This work introduce an analysis of turbulence models application for simulation in computational fluid dynamics of aerodynamic profiles present in wind turbine blades. The comercial software Ansys FLUENT was used to simulate an incompressible steady flow on three NREL airfoils, designed to be used in wind turbine blades. Five different angles of attack were used in order to simulate the flow until post-estol region. Computational domains are discretized by unstructured meshes. The simulations were conducted for two turbulence models, Spalart-Allmaras and k-ω/SST (Shear Stress Transport). The simulation results - the drag and lift coefficients - are compared with experimental data available in the literature. The Root Mean Square Error is used to verify which model have best accuracy. It is shown that the Spalart-Allmaras model presented better results for angles of attack until 10 degrees, and obtained the lowest erros for the drag coeficiente, while k-ω/SST demonstrated best overall results, when evaluating the entire range of simulated angles, and presented better results for angles of attack above 10 degrees, for the lift coeficiente.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaAerogeradoresDinâmica dos fluidos computacionalModelos de turbulênciaSpalart-Allmaras-/SSTAnálise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Guilherme José Arruda Moura Rocha.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Guilherme José Arruda Moura Rocha.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1291https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Guilherme%20Jos%c3%a9%20Arruda%20Moura%20Rocha.pdf.jpgc604ff417da63f20e1faade414cf3c5aMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Guilherme José Arruda Moura Rocha.pdfDISSERTAÇÃO Guilherme José Arruda Moura Rocha.pdfapplication/pdf8158762https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Guilherme%20Jos%c3%a9%20Arruda%20Moura%20Rocha.pdf01c5f10ddbbbe93e97f74606103e0151MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Guilherme José Arruda Moura Rocha.pdf.txtDISSERTAÇÃO Guilherme José Arruda Moura Rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain223059https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Guilherme%20Jos%c3%a9%20Arruda%20Moura%20Rocha.pdf.txt4dd61eb07240e1ea4af1c6564cc0bb22MD54123456789/335132019-10-25 09:52:11.227oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T12:52:11Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos
title Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos
spellingShingle Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos
ROCHA, Guilherme José Arruda Moura
Engenharia Mecânica
Aerogeradores
Dinâmica dos fluidos computacional
Modelos de turbulência
Spalart-Allmaras
-/SST
title_short Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos
title_full Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos
title_fullStr Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos
title_full_unstemmed Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos
title_sort Análise metodológica da aplicação dos modelos de turbulência para simulações de escoamentos em perfis aerodinâmicos
author ROCHA, Guilherme José Arruda Moura
author_facet ROCHA, Guilherme José Arruda Moura
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8894979846302685
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5905967201590284
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Guilherme José Arruda Moura
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv ARAÚJO, Alex Maurício
contributor_str_mv ARAÚJO, Alex Maurício
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Mecânica
Aerogeradores
Dinâmica dos fluidos computacional
Modelos de turbulência
Spalart-Allmaras
-/SST
topic Engenharia Mecânica
Aerogeradores
Dinâmica dos fluidos computacional
Modelos de turbulência
Spalart-Allmaras
-/SST
description Devido à expansão do mercado de energia eólica e, consequentemente, a expectativa de que aerogeradores cada vez mais potentes sejam projetados ao longo dos próximos anos, estudos mais detalhados com relação ao projeto destas máquinas precisam ser elaborados. Atualmente, há projetos de pás de turbinas eólicas com até 107 metros de comprimento, visando ter uma maior área de rotor – viabilizando uma maior área de extração de energia. Contudo, apenas aumentar o tamanho das pás não se torna uma ferramenta viável, pois gera custos adicionais com materiais e mais cargas dinâmicas. É preciso se aprimorar cada vez mais nos métodos de controle e na aerodinâmica das pás. O estudo da aerodinâmica das pás começa com um adequado projeto dos aerofólios. Este trabalho apresenta uma análise da aplicação dos modelos de turbulência para simulação em dinâmica dos fluidos computacional de perfis aerodinâmicos presentes em pás de aerogeradores. O software comercial FLUENT Ansys® foi utilizado para simular um escoamento incompressível sob regime permanente sobre três aerofólios NREL, projetados para serem utilizados em pás de turbinas eólicas. Cinco diferentes ângulos de ataque foram utilizados, visando simular o escoamento até a região de pós-estol. Os domínios computacionais são discretizados por malhas não estruturadas. As simulações foram conduzidas para dois modelos de turbulência, o Spalart-Allmaras e o k-ω/SST (Shear Stress Transport). Os resultados obtidos – os coeficientes de arrasto e sustentação – são comparados com resultados experimentais disponíveis na literatura. É utilizada a Raiz do Erro Quadrático Médio para verificar qual modelo apresentou melhor acurácia. É mostrado que o modelo Spalart-Allmaras apresentou melhores resultados para ângulos de ataque de até 10 graus, e obteve os menores erros para o coeficiente de arrasto, enquanto que o k-ω/SST apresentou os melhores resultados globais, quando se avalia toda a faixa de ângulos simulados, e apresentou melhores os resultados para ângulos de ataque acima de 10 graus, para o coeficiente de sustentação.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-23T19:31:38Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-23T19:31:38Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-02-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33513
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/64986/001300000s8kt
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33513
identifier_str_mv ark:/64986/001300000s8kt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Guilherme%20Jos%c3%a9%20Arruda%20Moura%20Rocha.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Guilherme%20Jos%c3%a9%20Arruda%20Moura%20Rocha.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33513/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Guilherme%20Jos%c3%a9%20Arruda%20Moura%20Rocha.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c604ff417da63f20e1faade414cf3c5a
01c5f10ddbbbe93e97f74606103e0151
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
4dd61eb07240e1ea4af1c6564cc0bb22
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1815172903375732736