Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Jonas Alexandre do
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843
Resumo: Este trabalho tenta responder à necessidade de se estudar as práticas e os discursos das experiências cinematográficas africanas da década de 1960, a partir da análise dos filmes La Noire De... (1966) e Soleil Ô (1967), de Ousmane Sembène e Med Hondo, respectivamente. Neste sentido, ele tem como objetivo principal entender a forma como os cineastas deste período orientaram estética e politicamente seus filmes, ao reescreverem as suas próprias histórias, tomando o controle das imagens como um “local de fala” e “contra-narrativa” anti(neo)colonialista. Como objetivo secundário, este trabalho também busca elaborar uma apresentação geral de algumas questões ligadas à construção discursiva da alteridade africana a partir da produção de conhecimento sobre África e sobre os africanos na história, a fim de melhor entender a influência desse mesmo discurso nas representações cinematográficas e artísticas hegemônicas e sua contraposição estética e política nos projetos cinematográficos dos cineastas do período aqui analisado. Deste modo, a interpretação dos filmes deve estar atenta à dimensão tensa entre forma e conteúdo; entre os fatores fílmicos e os fatores extrafílmicos. Todavia, por meio de uma leitura dialética que não busque separar estas duas dimensões (textuais e contextuais), mas entender como a “poética do filme” reinventa e expressa a própria “política”.
id UFPE_2f898a04400154f9e3da496a154e126f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/13843
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling Nascimento, Jonas Alexandre doSoares, Paulo Marcondes Ferreira2015-05-05T16:07:58Z2015-05-05T16:07:58Z2015-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843Este trabalho tenta responder à necessidade de se estudar as práticas e os discursos das experiências cinematográficas africanas da década de 1960, a partir da análise dos filmes La Noire De... (1966) e Soleil Ô (1967), de Ousmane Sembène e Med Hondo, respectivamente. Neste sentido, ele tem como objetivo principal entender a forma como os cineastas deste período orientaram estética e politicamente seus filmes, ao reescreverem as suas próprias histórias, tomando o controle das imagens como um “local de fala” e “contra-narrativa” anti(neo)colonialista. Como objetivo secundário, este trabalho também busca elaborar uma apresentação geral de algumas questões ligadas à construção discursiva da alteridade africana a partir da produção de conhecimento sobre África e sobre os africanos na história, a fim de melhor entender a influência desse mesmo discurso nas representações cinematográficas e artísticas hegemônicas e sua contraposição estética e política nos projetos cinematográficos dos cineastas do período aqui analisado. Deste modo, a interpretação dos filmes deve estar atenta à dimensão tensa entre forma e conteúdo; entre os fatores fílmicos e os fatores extrafílmicos. Todavia, por meio de uma leitura dialética que não busque separar estas duas dimensões (textuais e contextuais), mas entender como a “poética do filme” reinventa e expressa a própria “política”.CNPqporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinema africanoAnti-colonialismoOusmane SembèneMed HondoPode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ôinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdf.jpgPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/5/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.jpg814a722392e6edac5a65971fd9cd904fMD55ORIGINALPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdfPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdfapplication/pdf4246235https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/1/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf6063d6981dba2ec40d2b02780c31b8daMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-89https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/2/license_rdf42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7affMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdf.txtPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain305168https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/4/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.txt0781e17ab45c606cef275781cc66a544MD54123456789/138432020-12-21 09:40:37.659oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-12-21T12:40:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
title Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
spellingShingle Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
Nascimento, Jonas Alexandre do
Cinema africano
Anti-colonialismo
Ousmane Sembène
Med Hondo
title_short Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
title_full Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
title_fullStr Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
title_full_unstemmed Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
title_sort Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
author Nascimento, Jonas Alexandre do
author_facet Nascimento, Jonas Alexandre do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Jonas Alexandre do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Paulo Marcondes Ferreira
contributor_str_mv Soares, Paulo Marcondes Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema africano
Anti-colonialismo
Ousmane Sembène
Med Hondo
topic Cinema africano
Anti-colonialismo
Ousmane Sembène
Med Hondo
description Este trabalho tenta responder à necessidade de se estudar as práticas e os discursos das experiências cinematográficas africanas da década de 1960, a partir da análise dos filmes La Noire De... (1966) e Soleil Ô (1967), de Ousmane Sembène e Med Hondo, respectivamente. Neste sentido, ele tem como objetivo principal entender a forma como os cineastas deste período orientaram estética e politicamente seus filmes, ao reescreverem as suas próprias histórias, tomando o controle das imagens como um “local de fala” e “contra-narrativa” anti(neo)colonialista. Como objetivo secundário, este trabalho também busca elaborar uma apresentação geral de algumas questões ligadas à construção discursiva da alteridade africana a partir da produção de conhecimento sobre África e sobre os africanos na história, a fim de melhor entender a influência desse mesmo discurso nas representações cinematográficas e artísticas hegemônicas e sua contraposição estética e política nos projetos cinematográficos dos cineastas do período aqui analisado. Deste modo, a interpretação dos filmes deve estar atenta à dimensão tensa entre forma e conteúdo; entre os fatores fílmicos e os fatores extrafílmicos. Todavia, por meio de uma leitura dialética que não busque separar estas duas dimensões (textuais e contextuais), mas entender como a “poética do filme” reinventa e expressa a própria “política”.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-05-05T16:07:58Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-05-05T16:07:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/5/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/1/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/4/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 814a722392e6edac5a65971fd9cd904f
6063d6981dba2ec40d2b02780c31b8da
42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
0781e17ab45c606cef275781cc66a544
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310620662464512