Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843 |
Resumo: | Este trabalho tenta responder à necessidade de se estudar as práticas e os discursos das experiências cinematográficas africanas da década de 1960, a partir da análise dos filmes La Noire De... (1966) e Soleil Ô (1967), de Ousmane Sembène e Med Hondo, respectivamente. Neste sentido, ele tem como objetivo principal entender a forma como os cineastas deste período orientaram estética e politicamente seus filmes, ao reescreverem as suas próprias histórias, tomando o controle das imagens como um “local de fala” e “contra-narrativa” anti(neo)colonialista. Como objetivo secundário, este trabalho também busca elaborar uma apresentação geral de algumas questões ligadas à construção discursiva da alteridade africana a partir da produção de conhecimento sobre África e sobre os africanos na história, a fim de melhor entender a influência desse mesmo discurso nas representações cinematográficas e artísticas hegemônicas e sua contraposição estética e política nos projetos cinematográficos dos cineastas do período aqui analisado. Deste modo, a interpretação dos filmes deve estar atenta à dimensão tensa entre forma e conteúdo; entre os fatores fílmicos e os fatores extrafílmicos. Todavia, por meio de uma leitura dialética que não busque separar estas duas dimensões (textuais e contextuais), mas entender como a “poética do filme” reinventa e expressa a própria “política”. |
id |
UFPE_2f898a04400154f9e3da496a154e126f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/13843 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
Nascimento, Jonas Alexandre doSoares, Paulo Marcondes Ferreira2015-05-05T16:07:58Z2015-05-05T16:07:58Z2015-02-26https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843Este trabalho tenta responder à necessidade de se estudar as práticas e os discursos das experiências cinematográficas africanas da década de 1960, a partir da análise dos filmes La Noire De... (1966) e Soleil Ô (1967), de Ousmane Sembène e Med Hondo, respectivamente. Neste sentido, ele tem como objetivo principal entender a forma como os cineastas deste período orientaram estética e politicamente seus filmes, ao reescreverem as suas próprias histórias, tomando o controle das imagens como um “local de fala” e “contra-narrativa” anti(neo)colonialista. Como objetivo secundário, este trabalho também busca elaborar uma apresentação geral de algumas questões ligadas à construção discursiva da alteridade africana a partir da produção de conhecimento sobre África e sobre os africanos na história, a fim de melhor entender a influência desse mesmo discurso nas representações cinematográficas e artísticas hegemônicas e sua contraposição estética e política nos projetos cinematográficos dos cineastas do período aqui analisado. Deste modo, a interpretação dos filmes deve estar atenta à dimensão tensa entre forma e conteúdo; entre os fatores fílmicos e os fatores extrafílmicos. Todavia, por meio de uma leitura dialética que não busque separar estas duas dimensões (textuais e contextuais), mas entender como a “poética do filme” reinventa e expressa a própria “política”.CNPqporUniversidade Federal de PernambucoAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCinema africanoAnti-colonialismoOusmane SembèneMed HondoPode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ôinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdf.jpgPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1165https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/5/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.jpg814a722392e6edac5a65971fd9cd904fMD55ORIGINALPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdfPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdfapplication/pdf4246235https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/1/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf6063d6981dba2ec40d2b02780c31b8daMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-89https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/2/license_rdf42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7affMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdf.txtPode o Subalterno Filmar . A poética política dos filmes La Noire de ... e Soleil Ô- Jonas Alexandre do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain305168https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/4/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.txt0781e17ab45c606cef275781cc66a544MD54123456789/138432020-12-21 09:40:37.659oai:repositorio.ufpe.br:123456789/13843TGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKClRvZG8gZGVwb3NpdGFudGUgZGUgbWF0ZXJpYWwgbm8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgKFJJKSBkZXZlIGNvbmNlZGVyLCDDoCBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkZSBQZXJuYW1idWNvIChVRlBFKSwgdW1hIExpY2Vuw6dhIGRlIERpc3RyaWJ1acOnw6NvIE7Do28gRXhjbHVzaXZhIHBhcmEgbWFudGVyIGUgdG9ybmFyIGFjZXNzw612ZWlzIG9zIHNldXMgZG9jdW1lbnRvcywgZW0gZm9ybWF0byBkaWdpdGFsLCBuZXN0ZSByZXBvc2l0w7NyaW8uCgpDb20gYSBjb25jZXNzw6NvIGRlc3RhIGxpY2Vuw6dhIG7Do28gZXhjbHVzaXZhLCBvIGRlcG9zaXRhbnRlIG1hbnTDqW0gdG9kb3Mgb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgYXV0b3IuCl9fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fX19fXwoKTGljZW7Dp2EgZGUgRGlzdHJpYnVpw6fDo28gTsOjbyBFeGNsdXNpdmEKCkFvIGNvbmNvcmRhciBjb20gZXN0YSBsaWNlbsOnYSBlIGFjZWl0w6EtbGEsIHZvY8OqIChhdXRvciBvdSBkZXRlbnRvciBkb3MgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMpOgoKYSkgRGVjbGFyYSBxdWUgY29uaGVjZSBhIHBvbMOtdGljYSBkZSBjb3B5cmlnaHQgZGEgZWRpdG9yYSBkbyBzZXUgZG9jdW1lbnRvOwpiKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGUgYWNlaXRhIGFzIERpcmV0cml6ZXMgcGFyYSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGUEU7CmMpIENvbmNlZGUgw6AgVUZQRSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZGUgYXJxdWl2YXIsIHJlcHJvZHV6aXIsIGNvbnZlcnRlciAoY29tbyBkZWZpbmlkbyBhIHNlZ3VpciksIGNvbXVuaWNhciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIsIG5vIFJJLCBvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZSAoaW5jbHVpbmRvIG8gcmVzdW1vL2Fic3RyYWN0KSBlbSBmb3JtYXRvIGRpZ2l0YWwgb3UgcG9yIG91dHJvIG1laW87CmQpIERlY2xhcmEgcXVlIGF1dG9yaXphIGEgVUZQRSBhIGFycXVpdmFyIG1haXMgZGUgdW1hIGPDs3BpYSBkZXN0ZSBkb2N1bWVudG8gZSBjb252ZXJ0w6otbG8sIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gc2V1IGNvbnRlw7pkbywgcGFyYSBxdWFscXVlciBmb3JtYXRvIGRlIGZpY2hlaXJvLCBtZWlvIG91IHN1cG9ydGUsIHBhcmEgZWZlaXRvcyBkZSBzZWd1cmFuw6dhLCBwcmVzZXJ2YcOnw6NvIChiYWNrdXApIGUgYWNlc3NvOwplKSBEZWNsYXJhIHF1ZSBvIGRvY3VtZW50byBzdWJtZXRpZG8gw6kgbyBzZXUgdHJhYmFsaG8gb3JpZ2luYWwgZSBxdWUgZGV0w6ltIG8gZGlyZWl0byBkZSBjb25jZWRlciBhIHRlcmNlaXJvcyBvcyBkaXJlaXRvcyBjb250aWRvcyBuZXN0YSBsaWNlbsOnYS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBhIGVudHJlZ2EgZG8gZG9jdW1lbnRvIG7Do28gaW5mcmluZ2Ugb3MgZGlyZWl0b3MgZGUgb3V0cmEgcGVzc29hIG91IGVudGlkYWRlOwpmKSBEZWNsYXJhIHF1ZSwgbm8gY2FzbyBkbyBkb2N1bWVudG8gc3VibWV0aWRvIGNvbnRlciBtYXRlcmlhbCBkbyBxdWFsIG7Do28gZGV0w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGRlCmF1dG9yLCBvYnRldmUgYSBhdXRvcml6YcOnw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gcmVzcGVjdGl2byBkZXRlbnRvciBkZXNzZXMgZGlyZWl0b3MgcGFyYSBjZWRlciDDoApVRlBFIG9zIGRpcmVpdG9zIHJlcXVlcmlkb3MgcG9yIGVzdGEgTGljZW7Dp2EgZSBhdXRvcml6YXIgYSB1bml2ZXJzaWRhZGUgYSB1dGlsaXrDoS1sb3MgbGVnYWxtZW50ZS4gRGVjbGFyYSB0YW1iw6ltIHF1ZSBlc3NlIG1hdGVyaWFsIGN1am9zIGRpcmVpdG9zIHPDo28gZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3UgY29udGXDumRvIGRvIGRvY3VtZW50byBlbnRyZWd1ZTsKZykgU2UgbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgw6kgYmFzZWFkbyBlbSB0cmFiYWxobyBmaW5hbmNpYWRvIG91IGFwb2lhZG8gcG9yIG91dHJhIGluc3RpdHVpw6fDo28gcXVlIG7Do28gYSBVRlBFLMKgZGVjbGFyYSBxdWUgY3VtcHJpdSBxdWFpc3F1ZXIgb2JyaWdhw6fDtWVzIGV4aWdpZGFzIHBlbG8gcmVzcGVjdGl2byBjb250cmF0byBvdSBhY29yZG8uCgpBIFVGUEUgaWRlbnRpZmljYXLDoSBjbGFyYW1lbnRlIG8ocykgbm9tZShzKSBkbyhzKSBhdXRvciAoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkbyBkb2N1bWVudG8gZW50cmVndWUgZSBuw6NvIGZhcsOhIHF1YWxxdWVyIGFsdGVyYcOnw6NvLCBwYXJhIGFsw6ltIGRvIHByZXZpc3RvIG5hIGFsw61uZWEgYykuCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212020-12-21T12:40:37Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô |
title |
Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô |
spellingShingle |
Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô Nascimento, Jonas Alexandre do Cinema africano Anti-colonialismo Ousmane Sembène Med Hondo |
title_short |
Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô |
title_full |
Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô |
title_fullStr |
Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô |
title_full_unstemmed |
Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô |
title_sort |
Pode o subalterno filmar? : a poética política dos filmes La noire de... e Soleil ô |
author |
Nascimento, Jonas Alexandre do |
author_facet |
Nascimento, Jonas Alexandre do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Jonas Alexandre do |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Soares, Paulo Marcondes Ferreira |
contributor_str_mv |
Soares, Paulo Marcondes Ferreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema africano Anti-colonialismo Ousmane Sembène Med Hondo |
topic |
Cinema africano Anti-colonialismo Ousmane Sembène Med Hondo |
description |
Este trabalho tenta responder à necessidade de se estudar as práticas e os discursos das experiências cinematográficas africanas da década de 1960, a partir da análise dos filmes La Noire De... (1966) e Soleil Ô (1967), de Ousmane Sembène e Med Hondo, respectivamente. Neste sentido, ele tem como objetivo principal entender a forma como os cineastas deste período orientaram estética e politicamente seus filmes, ao reescreverem as suas próprias histórias, tomando o controle das imagens como um “local de fala” e “contra-narrativa” anti(neo)colonialista. Como objetivo secundário, este trabalho também busca elaborar uma apresentação geral de algumas questões ligadas à construção discursiva da alteridade africana a partir da produção de conhecimento sobre África e sobre os africanos na história, a fim de melhor entender a influência desse mesmo discurso nas representações cinematográficas e artísticas hegemônicas e sua contraposição estética e política nos projetos cinematográficos dos cineastas do período aqui analisado. Deste modo, a interpretação dos filmes deve estar atenta à dimensão tensa entre forma e conteúdo; entre os fatores fílmicos e os fatores extrafílmicos. Todavia, por meio de uma leitura dialética que não busque separar estas duas dimensões (textuais e contextuais), mas entender como a “poética do filme” reinventa e expressa a própria “política”. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-05-05T16:07:58Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2015-05-05T16:07:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13843 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/5/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/1/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/13843/4/Pode%20o%20Subalterno%20Filmar%20.%20A%20po%c3%a9tica%20pol%c3%adtica%20dos%20filmes%20La%20Noire%20de%20...%20e%20Soleil%20%c3%94-%20Jonas%20Alexandre%20do%20Nascimento.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
814a722392e6edac5a65971fd9cd904f 6063d6981dba2ec40d2b02780c31b8da 42dd12a06de379d3ffa39b67dc9c7aff 4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08 0781e17ab45c606cef275781cc66a544 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1802310620662464512 |