Avaliação da qualidade em serviços públicos de saúde em um hospital usando a análise hierárquica
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17942 |
Resumo: | A gestão da qualidade busca obter maior satisfação dos seus clientes e pode ser adotada tanto nos bens como nos serviços, os serviços, no entanto, têm sido ao longo dos anos muito importante para o desenvolvimento econômico e social da população e, os serviços especificamente de saúde estão entre os que mais recebem aplicação de programas da qualidade, uma vez que são relevantes para a sociedade por ser um serviço básico que muitas vezes é oferecido pelo governo, fato que motiva a realização de pesquisa neste segmento. Para avaliação da qualidade em serviços podem ser adotados alguns modelos de mensuração, como é o caso do modelo adotado neste trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a qualidade em um serviço público de saúde utilizando o modelo de análise hierárquica. A análise hierárquica busca através de dimensões e subdimensões,organizadas em três níveis, responder a avaliação qualidade. A elaboração de um questionário e aplicação do mesmo em um hospital público da cidade de Recife serviu de base para avaliar a qualidade de serviço, tanto através de análise estatística utilizando análise fatorial exploratória e análise de regressão, como através da análise qualitativa dos dados. Com a análise dos dados observou-se que, nesta pesquisa a significância das dimensões difere do modelo original, embora todas as subdimensões tenham sido importantes, destaca-se ainda que, as médias obtidas através do questionário, sugerem que o hospital possui uma boa avaliação da qualidade. Concluiu-se por fim que somente duas das três dimensões originais são estatisticamente significantes, mas que ainda assim há um bom resultado para a instituição. Como limitações tem-se o tamanho da amostra não tão grande para a análise estatística proposta, logo como sugestão de trabalhos futuros recomenda-se utilização de maiores amostras. |
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PEREIRA, Ana Maiara Rodrigueshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.dohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.doMEDEIROS, Denise Dumke de2016-10-04T19:52:45Z2016-10-04T19:52:45Z2015-08-24https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17942ark:/64986/0013000007t3pA gestão da qualidade busca obter maior satisfação dos seus clientes e pode ser adotada tanto nos bens como nos serviços, os serviços, no entanto, têm sido ao longo dos anos muito importante para o desenvolvimento econômico e social da população e, os serviços especificamente de saúde estão entre os que mais recebem aplicação de programas da qualidade, uma vez que são relevantes para a sociedade por ser um serviço básico que muitas vezes é oferecido pelo governo, fato que motiva a realização de pesquisa neste segmento. Para avaliação da qualidade em serviços podem ser adotados alguns modelos de mensuração, como é o caso do modelo adotado neste trabalho. Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a qualidade em um serviço público de saúde utilizando o modelo de análise hierárquica. A análise hierárquica busca através de dimensões e subdimensões,organizadas em três níveis, responder a avaliação qualidade. A elaboração de um questionário e aplicação do mesmo em um hospital público da cidade de Recife serviu de base para avaliar a qualidade de serviço, tanto através de análise estatística utilizando análise fatorial exploratória e análise de regressão, como através da análise qualitativa dos dados. Com a análise dos dados observou-se que, nesta pesquisa a significância das dimensões difere do modelo original, embora todas as subdimensões tenham sido importantes, destaca-se ainda que, as médias obtidas através do questionário, sugerem que o hospital possui uma boa avaliação da qualidade. Concluiu-se por fim que somente duas das três dimensões originais são estatisticamente significantes, mas que ainda assim há um bom resultado para a instituição. Como limitações tem-se o tamanho da amostra não tão grande para a análise estatística proposta, logo como sugestão de trabalhos futuros recomenda-se utilização de maiores amostras.CAPESQuality management seeks to obtain greater customer satisfaction and can be adopted both in goods and in services. Nevertheless, services have been very important over the years for economic and social development. Specifically, health services get most of quality programs implementation since they are relevant to society by being a basic service. A significant part of health services are offered by the government and it motivates conducting research in this segment. To evaluate quality services some measurement models may be adopted, such as the model adopted in this study. This research aims to evaluate the quality of a public health service using the hierarchical analysis model. The hierarchical analysis aims to answer quality evaluations through dimensions and sub-dimensions, divided on three level. The preparation of a questionnaire and its application in a public hospital in Recife was the basis for assessing the quality of service. The analyses were conducted using statistical exploratory factor and regression analysis, as well as qualitative data analysis. Data analysis showed that the dimension significance differs from the original model, although all sub-dimensions were important. Moreover, the obtained averages suggest that the hospital has a good quality evaluation. The findings evidence that only two of the three original dimensions are statistically significant, however, these results are still good for the institution. The sample was not as large as proposed for statistical analysis, indicating a research limitation. Thus, a large sample is recommended for further research.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de ProducaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessQualidade. Qualidade em Serviços de Saúde. Análise Hierárquica.Quality. Quality in Health Services.Hierarchical AnalysisAvaliação da qualidade em serviços públicos de saúde em um hospital usando a análise hierárquicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDissertação Final BibCTG.pdfDissertação Final BibCTG.pdfapplication/pdf2038871https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17942/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20BibCTG.pdfa0121b6dd026787910234550e2fac335MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-81232https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17942/2/license_rdf66e71c371cc565284e70f40736c94386MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17942/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDissertação Final BibCTG.pdf.txtDissertação Final BibCTG.pdf.txtExtracted texttext/plain144023https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17942/4/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20BibCTG.pdf.txt492058538a6d48486b23b0092256d775MD54THUMBNAILDissertação Final BibCTG.pdf.jpgDissertação Final BibCTG.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1364https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/17942/5/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Final%20BibCTG.pdf.jpg4c324a3fa9f4371cdbb7f521b476266dMD55123456789/179422019-10-25 02:18:03.995oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T05:18:03Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
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