A formação para o empreendedorismo na política educacional de ensino médio em Pernambuco e suas mediações com a hegemonia neoliberal
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Data de Publicação: | 2023 |
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Resumo: | Esta tese de doutorado parte inicialmente da constatação do empreendedorismo como campo de força no ensino médio em tempo integral pernambucano, princípio e eixo estruturante do currículo. Processo concomitante a sua localização como ideologia fundamental nas relações sociais e de produção na hegemonia do neoliberalismo. Nesse sentido, foram analisados os rebatimentos concretos da consolidação do neoliberalismo como sistema de hegemonia do capitalismo flexível nas relações dominantes de trabalho e na configuração de políticas educacionais a nível global, nacional e local. Delimitado nosso objeto no currículo de Pernambuco, estabelecemos nosso problema de pesquisa: “Qual a função da formação em empreendedorismo na política educacional de tempo integral no ensino médio da rede estadual em Pernambuco, considerados os seus nexos políticos, econômicos e ideológicos com os projetos de sociedade na disputa de hegemonia?” Buscamos responder essa questão partindo da hipótese de que a formação em empreendedorismo no ensino médio do Programa de Educação Integral situa-se como “elemento central” entre as três concepções gerais (empreendedorismo, protagonismo juvenil e educação interdimensional) que compõem sincreticamente o ensino médio em tempo integral de Pernambuco. Situamos nossa perspectiva teórico-metodológica no materialismo histórico-dialético de Karl Marx e no arcabouço teórico marxista de Antônio Gramsci, especialmente os conceitos de ideologia, hegemonia, cultura, bloco histórico, intelectuais, Estado ampliado. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, análise documental, observação participante e entrevistas com professores e estudantes de escolas da rede estadual de ensino. Concluímos que o empreendedorismo na política de ensino médio de tempo integral de Pernambuco tem função de articulação ideológica entre: 1. Uma educação para o trabalho alienado, formação interessada, utilitária, mercantil e subordinada aos interesses de reprodução do capital e relações econômicas dominantes no neoliberalismo; 2. Aspectos vinculados à subjetividade, identidades, cidadania, autonomia e participação política que a princípio apresentar-se-iam como aparentemente incongruentes com as “perspectivas interessadas” do mercado. Tal articulação ideológica citada constitui-se na subordinação, à gestão capitalista, precarização do trabalho e mercantilização da vida, representados pelo empreendedorismo, de aspectos formativos da subjetividade (desenvolvimento intelectual, aspectos socioemocionais, interpessoais, comunicacionais) e pela apropriação de temas de combate a desigualdades estruturais (meio ambiente, raça, gênero, classe, assistência social etc.). O empreendedorismo no currículo estabelece-se sob princípios do “aprender a aprender” e da pedagogia das competências, sua formulação deriva de diretrizes postuladas por instituições globais do neoliberalismo que se concretizam no reformismo empresarial da educação. Seus fundamentos ideológicos concretos, vinculados à legitimação da ordem neoliberal, são perceptíveis nas concepções dos professores e estudantes sobre a função do empreendedorismo ensino médio. |
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BARBOSA, Leandro de Fonteshttp://lattes.cnpq.br/3159440584665978http://lattes.cnpq.br/8911040109047998SILVA, Jamerson Antônio de Almeida da2023-12-21T16:50:17Z2023-12-21T16:50:17Z2023-09-13BARBOSA, Leandro de Fontes. A formação para o empreendedorismo na política educacional de ensino médio em Pernambuco e suas mediações com a hegemonia neoliberal. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2023.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/54300ark:/64986/0013000013d2bEsta tese de doutorado parte inicialmente da constatação do empreendedorismo como campo de força no ensino médio em tempo integral pernambucano, princípio e eixo estruturante do currículo. Processo concomitante a sua localização como ideologia fundamental nas relações sociais e de produção na hegemonia do neoliberalismo. Nesse sentido, foram analisados os rebatimentos concretos da consolidação do neoliberalismo como sistema de hegemonia do capitalismo flexível nas relações dominantes de trabalho e na configuração de políticas educacionais a nível global, nacional e local. Delimitado nosso objeto no currículo de Pernambuco, estabelecemos nosso problema de pesquisa: “Qual a função da formação em empreendedorismo na política educacional de tempo integral no ensino médio da rede estadual em Pernambuco, considerados os seus nexos políticos, econômicos e ideológicos com os projetos de sociedade na disputa de hegemonia?” Buscamos responder essa questão partindo da hipótese de que a formação em empreendedorismo no ensino médio do Programa de Educação Integral situa-se como “elemento central” entre as três concepções gerais (empreendedorismo, protagonismo juvenil e educação interdimensional) que compõem sincreticamente o ensino médio em tempo integral de Pernambuco. Situamos nossa perspectiva teórico-metodológica no materialismo histórico-dialético de Karl Marx e no arcabouço teórico marxista de Antônio Gramsci, especialmente os conceitos de ideologia, hegemonia, cultura, bloco histórico, intelectuais, Estado ampliado. Os procedimentos metodológicos adotados foram pesquisa bibliográfica, análise documental, observação participante e entrevistas com professores e estudantes de escolas da rede estadual de ensino. Concluímos que o empreendedorismo na política de ensino médio de tempo integral de Pernambuco tem função de articulação ideológica entre: 1. Uma educação para o trabalho alienado, formação interessada, utilitária, mercantil e subordinada aos interesses de reprodução do capital e relações econômicas dominantes no neoliberalismo; 2. Aspectos vinculados à subjetividade, identidades, cidadania, autonomia e participação política que a princípio apresentar-se-iam como aparentemente incongruentes com as “perspectivas interessadas” do mercado. Tal articulação ideológica citada constitui-se na subordinação, à gestão capitalista, precarização do trabalho e mercantilização da vida, representados pelo empreendedorismo, de aspectos formativos da subjetividade (desenvolvimento intelectual, aspectos socioemocionais, interpessoais, comunicacionais) e pela apropriação de temas de combate a desigualdades estruturais (meio ambiente, raça, gênero, classe, assistência social etc.). O empreendedorismo no currículo estabelece-se sob princípios do “aprender a aprender” e da pedagogia das competências, sua formulação deriva de diretrizes postuladas por instituições globais do neoliberalismo que se concretizam no reformismo empresarial da educação. Seus fundamentos ideológicos concretos, vinculados à legitimação da ordem neoliberal, são perceptíveis nas concepções dos professores e estudantes sobre a função do empreendedorismo ensino médio.This doctoral thesis starts initially from the finding of entrepreneurship as a field of strength in high school full time schedule in Pernambuco, principle and structural axis of the curriculum. Process concomitant to its location as a fundamental ideology in relations production in the hegemony of neoliberalism. In this regard, the consolidation of neoliberalism as a system of hegemony of the flexible capitalism in the dominant labor relations and in the configuration of educational policies at global, national and local levels. Delimited our object in the curriculum of Pernambuco, we established our research problem: "What is the function of training in entrepreneurship in full-time educational policy in high school of the state network in Pernambuco, considered its political, economic and ideological links with the society projects in the contest of hegemony?" We seek to answer this question starting from hypothesis that the training in entrepreneurship in high school of the Program of Integral Education is situated as a “central element” among the three general conceptions (entrepreneurship, youth protagonism and interdimensional education) that comprise syncretically the high school full time schedule of Pernambuco. We situate our perspective in the historical-dialectical materialism of Karl Marx and in the theoretical framework Antônio Gramsci’s Marxist, mainly the concepts of ideology, hegemony, culture, historical block, intellectuals, expanded state. The methodological procedures adopted on the bibliographical research, documentary analysis, participant observation and interviews with teachers and students of state schools. We have conclude that the entrepreneurship in high school policy full time schedule of Pernambuco has function of ideological articulation between: 1. Alienated work education, training interest, utilitarian, mercantile and subordinate to the interests of reproduction of capital and dominant economic relations in neoliberalism; 2. Aspects connected to subjectivity, identities, citizenship, autonomy and political participation that at first would be as seemingly inconsistent with the " interested perspectives " of the market. Such articulation mentioned is constituted in the subordination, the capitalist management, insecurity of the work and commodification of life, represented by entrepreneurship, aspects formative aspects of subjectivity (intellectual development, socioemotional aspects, communication) and the appropriation of themes to combat inequalities structural (environment, race, gender, class, social assistance etc.). Entrepreneurship in the curriculum is established under the principles of "learning to learn" and the pedagogy of competences, its formulation drifts from guidelines postulated by global institutions of Neoliberalism that materialize in the entrepreneurial reformism of education, its foundations ideological concrete, linked to the legitimation of the neoliberal order, are conceptions of teachers and students about the function of high school entrepreneurship.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em EducacaoUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEmpreendedorismoEnsino médioPolítica educacionalA formação para o empreendedorismo na política educacional de ensino médio em Pernambuco e suas mediações com a hegemonia neoliberalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPELICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; 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