O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Lucirley Alves de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29672
Resumo: Fundamentado nos preceitos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso materialista, conforme fundada por Michel Pêcheux, este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento discursivo das hashtags a partir do seu uso pela/na TV. A hashtag surgiu no site de rede social Twitter em 2007 e, desde então, dada a popularidade que ganhou, passou a ser utilizada não só na Internet, mas também em outros meios de comunicação, assumindo, dessa forma, funções distintas da que possuía inicialmente no site: o agrupamento de tweets em torno de um mesmo assunto. São essas novas funções propostas pela TV que procuramos compreender nesta pesquisa. Para tanto, adotamos como material de análise: i) um conjunto de tweets sobre a minissérie Amorteamo, exibida pela Rede Globo entre maio e junho de 2015, marcados com a #Amorteamo; ii) publicações da seção “participe” do site Gshow, da Rede Globo, que mencionam a hashtag como uma forma de participar dos programas da emissora; e iii) o episódio final da terceira edição do programa MasterChef Brasil, exibido no dia 23 de agosto de 2016, pela Rede Bandeirantes, que exibe na tela a #MasterChefBR e o contador de tweets sobre o programa. Pensando especificamente nas questões colocadas em função do uso das hashtags pela TV, organizamos este trabalho em duas seções. Na primeira delas, abordamos a Internet, origem e cultura, a constituição de redes sociais através do Twitter, as hashtags e sua apropriação para outros fins, entendendo-os como parte das condições de produção e circulação do nosso corpus. Na segunda seção, nos dedicamos ao corpus em um movimento constante entre teoria e análise, mobilizando, de tal modo, as noções de: arquivo, juntamente com a sua gestão, o controle e os seus processos de legitimação; de interlocução e de interação, sendo o primeiro o movimento dos/entre os sujeitos e o segundo o movimento do sujeito com a máquina (GRIGOLETTO, 2011). Além disso, fazemos algumas reflexões sobre os métodos de tratamento do texto (PÊCHEUX, [1982], 2010) por meio da quantificação das hashtags na TV. À vista disso, as análises indicam que as hashtags são utilizadas pela/na TV como uma forma de produzir relevância/audiência na Internet e, assim, fazer com que os sujeitos usuários permaneçam conectados a ela, colocando-a como um espaço de investimento de capital, tudo isso sob o que estamos chamando aqui de efeitos de interlocução.
id UFPE_3026d1c49191481d1bfad99fa0b19b7a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/29672
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling OLIVEIRA, Lucirley Alves dehttp://lattes.cnpq.br/5081147691473550http://lattes.cnpq.br/5498953650037116DE NARDI, Fabiele Stockmans2019-03-13T19:40:55Z2019-03-13T19:40:55Z2017-09-11https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29672Fundamentado nos preceitos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso materialista, conforme fundada por Michel Pêcheux, este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento discursivo das hashtags a partir do seu uso pela/na TV. A hashtag surgiu no site de rede social Twitter em 2007 e, desde então, dada a popularidade que ganhou, passou a ser utilizada não só na Internet, mas também em outros meios de comunicação, assumindo, dessa forma, funções distintas da que possuía inicialmente no site: o agrupamento de tweets em torno de um mesmo assunto. São essas novas funções propostas pela TV que procuramos compreender nesta pesquisa. Para tanto, adotamos como material de análise: i) um conjunto de tweets sobre a minissérie Amorteamo, exibida pela Rede Globo entre maio e junho de 2015, marcados com a #Amorteamo; ii) publicações da seção “participe” do site Gshow, da Rede Globo, que mencionam a hashtag como uma forma de participar dos programas da emissora; e iii) o episódio final da terceira edição do programa MasterChef Brasil, exibido no dia 23 de agosto de 2016, pela Rede Bandeirantes, que exibe na tela a #MasterChefBR e o contador de tweets sobre o programa. Pensando especificamente nas questões colocadas em função do uso das hashtags pela TV, organizamos este trabalho em duas seções. Na primeira delas, abordamos a Internet, origem e cultura, a constituição de redes sociais através do Twitter, as hashtags e sua apropriação para outros fins, entendendo-os como parte das condições de produção e circulação do nosso corpus. Na segunda seção, nos dedicamos ao corpus em um movimento constante entre teoria e análise, mobilizando, de tal modo, as noções de: arquivo, juntamente com a sua gestão, o controle e os seus processos de legitimação; de interlocução e de interação, sendo o primeiro o movimento dos/entre os sujeitos e o segundo o movimento do sujeito com a máquina (GRIGOLETTO, 2011). Além disso, fazemos algumas reflexões sobre os métodos de tratamento do texto (PÊCHEUX, [1982], 2010) por meio da quantificação das hashtags na TV. À vista disso, as análises indicam que as hashtags são utilizadas pela/na TV como uma forma de produzir relevância/audiência na Internet e, assim, fazer com que os sujeitos usuários permaneçam conectados a ela, colocando-a como um espaço de investimento de capital, tudo isso sob o que estamos chamando aqui de efeitos de interlocução.CAPESBasado en los presupuestos teóricos y metodológicos del Análisis del Discurso materialista, tal como fundada por Michel Pêcheux, este trabajo tiene como objetivo analizar el funcionamiento discursivo de los hashtags desde su uso por/en la TV. El hashtag surgió en el sitio de red social Twitter en 2007 y, desde entonces, debido a la popularidad que ganó, pasó a ser utilizada no sólo en el internet, sino también em otros medios de comunicación, asumiendo, de esta forma, funciones distintas de la que poseía inicialmente en el sitio: el agrupamiento de tweets alrededor de um mismo asunto. Son estas nuevas funciones propuestas por la TV que procuramos comprender en esta investigación. Así que, adoptamos como material de análisis: i) un conjunto de tweets sobre la miniserie Amorteamo, exhibida por la Red Globo entre mayo y junio de 2015, marcados con el #Amorteamo; ii) publicaciones de la sección “participe” del sitio Gshow, de la Red Globo, que mencionan el hashtag como un modo de participar de los programas de la emisora; y iii) el episodio final de la tercera edición del programa MasterChef Brasil, exhibido en el día 23 de agosto de 2016, por la Red Bandeirantes, que exhibió en la pantalla el #MasterChefBR y el contador de tweets sobre el programa. Pensando específicamente en las cuestiones puestas en función del uso de los hashtags por la TV, organizamos este trabajo em dos secciones. En la primera de ellas, abordamos el internet, origen y cultura, la constitución de redes sociales a través del Twitter, las condiciones de producción y circulación de nuestro corpus. En la segunda sección, nos dedicamos al corpus em un movimiento constante entre teoría y análisis, movilizando, de tal modo, las nociones de: archivo, juntamente con la su gestión, el control y sus procesos de legitimación; de interlocución y de interacción, siendo el primero el movimiento de los/entre los sujetos y el segundo el movimiento del sujeto con la máquina (GRIGOLETTO, 2011). Además, hacemos algunas reflexiones sobre los métodos de tratamiento del texto (PÊCHEUX, [1982], 2010) por medio de la cuantificación de los hashtags en la TV. Luego, los análisis indican que los hashtags son utilizados por/em la TV como un modo de producir relevancia/audiencia en el internet y, así, hacer com que los sujetos usuarios permanezcan conectados a ella, poniéndola como um espacio de investimento de capital, todo eso bajo lo que estamos llamando aquí de efectos de interlocución.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em LetrasUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessHashtagsTVFuncionamento discursivoAnálise do discursoO funcionamento discursivo das hashtags pela/na TVinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Lucirley Alves de Oliveira.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Lucirley Alves de Oliveira.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1148https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lucirley%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg5771c44abf8c6b79227c1eb62c7ffd98MD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Lucirley Alves de Oliveira.pdfDISSERTAÇÃO Lucirley Alves de Oliveira.pdfapplication/pdf4201144https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lucirley%20Alves%20de%20Oliveira.pdf35231204679a286171eafa8a4d5279c9MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82311https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/3/license.txt4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08MD53TEXTDISSERTAÇÃO Lucirley Alves de Oliveira.pdf.txtDISSERTAÇÃO Lucirley Alves de Oliveira.pdf.txtExtracted texttext/plain257529https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lucirley%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.txtdaa8ed29784995c115ad5bf464b05b94MD54123456789/296722019-10-25 23:46:04.414oai:repositorio.ufpe.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-26T02:46:04Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV
title O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV
spellingShingle O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV
OLIVEIRA, Lucirley Alves de
Hashtags
TV
Funcionamento discursivo
Análise do discurso
title_short O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV
title_full O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV
title_fullStr O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV
title_full_unstemmed O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV
title_sort O funcionamento discursivo das hashtags pela/na TV
author OLIVEIRA, Lucirley Alves de
author_facet OLIVEIRA, Lucirley Alves de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5081147691473550
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5498953650037116
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Lucirley Alves de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv DE NARDI, Fabiele Stockmans
contributor_str_mv DE NARDI, Fabiele Stockmans
dc.subject.por.fl_str_mv Hashtags
TV
Funcionamento discursivo
Análise do discurso
topic Hashtags
TV
Funcionamento discursivo
Análise do discurso
description Fundamentado nos preceitos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso materialista, conforme fundada por Michel Pêcheux, este trabalho tem como objetivo analisar o funcionamento discursivo das hashtags a partir do seu uso pela/na TV. A hashtag surgiu no site de rede social Twitter em 2007 e, desde então, dada a popularidade que ganhou, passou a ser utilizada não só na Internet, mas também em outros meios de comunicação, assumindo, dessa forma, funções distintas da que possuía inicialmente no site: o agrupamento de tweets em torno de um mesmo assunto. São essas novas funções propostas pela TV que procuramos compreender nesta pesquisa. Para tanto, adotamos como material de análise: i) um conjunto de tweets sobre a minissérie Amorteamo, exibida pela Rede Globo entre maio e junho de 2015, marcados com a #Amorteamo; ii) publicações da seção “participe” do site Gshow, da Rede Globo, que mencionam a hashtag como uma forma de participar dos programas da emissora; e iii) o episódio final da terceira edição do programa MasterChef Brasil, exibido no dia 23 de agosto de 2016, pela Rede Bandeirantes, que exibe na tela a #MasterChefBR e o contador de tweets sobre o programa. Pensando especificamente nas questões colocadas em função do uso das hashtags pela TV, organizamos este trabalho em duas seções. Na primeira delas, abordamos a Internet, origem e cultura, a constituição de redes sociais através do Twitter, as hashtags e sua apropriação para outros fins, entendendo-os como parte das condições de produção e circulação do nosso corpus. Na segunda seção, nos dedicamos ao corpus em um movimento constante entre teoria e análise, mobilizando, de tal modo, as noções de: arquivo, juntamente com a sua gestão, o controle e os seus processos de legitimação; de interlocução e de interação, sendo o primeiro o movimento dos/entre os sujeitos e o segundo o movimento do sujeito com a máquina (GRIGOLETTO, 2011). Além disso, fazemos algumas reflexões sobre os métodos de tratamento do texto (PÊCHEUX, [1982], 2010) por meio da quantificação das hashtags na TV. À vista disso, as análises indicam que as hashtags são utilizadas pela/na TV como uma forma de produzir relevância/audiência na Internet e, assim, fazer com que os sujeitos usuários permaneçam conectados a ela, colocando-a como um espaço de investimento de capital, tudo isso sob o que estamos chamando aqui de efeitos de interlocução.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-09-11
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-13T19:40:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-03-13T19:40:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29672
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29672
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lucirley%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lucirley%20Alves%20de%20Oliveira.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/29672/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Lucirley%20Alves%20de%20Oliveira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5771c44abf8c6b79227c1eb62c7ffd98
35231204679a286171eafa8a4d5279c9
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
4b8a02c7f2818eaf00dcf2260dd5eb08
daa8ed29784995c115ad5bf464b05b94
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310757055987712