Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413
Resumo: Toda pessoa tem o direito equânime de acesso às oportunidades. Para isto, os municípios precisam ofertar serviços que garantam esse direito. Nesse contexto, o transporte público tem papel social importante por ser instrumento para atender às necessidades de deslocamento de todos. Porém, o planejamento dos transportes, em especial do sistema de transporte público urbano, não tem incluído a avaliação dessa questão social. Nesse sentido, o avanço da equidade no planejamento dos sistemas de transporte público é necessário para o desenvolvimento sustentável das cidades, principalmente em países emergentes. A proposta desta tese de doutorado é avaliar a equidade do transporte público pela relação da oferta e da demanda, fazendo uso de medidas de acesso ao sistema e frequência de atendimento. O intuito é diagnosticar espacialmente os níveis de atendimento desse modo e estimar a demanda potencial que está sendo excluída pela falta de acesso ao sistema. Os dados operacionais do sistema de transporte público e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica foram combinados com dados socioeconômicos para análise espacial da oferta e proposição de melhorias no sistema. O acesso da população ao sistema foi avaliado pela estratificação da renda em quartis e pela divisão por gênero (feminino e masculino) no intuito de avaliar as diferenças de oferta do transporte público para as camadas sociais ou gêneros. A metodologia proposta foi aplicada à região atendida pelo sistema de transporte público do município de Jaraguá do Sul – SC. Os resultados apontam um potencial de inclusão do procedimento proposto no planejamento dos sistemas de transporte público, incorporando o caráter social pela busca da distribuição equitativa de acesso à toda população. Além disso, a demanda potencial foi estimada pela análise espacial da relação oferta e demanda, identificando as áreas que necessitam de melhoria no sistema para aumentar a demanda por transporte público.
id UFPE_3173cc1d1d80e78c2ba4500e36a14489
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/46413
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueirahttp://lattes.cnpq.br/1452987311903786http://lattes.cnpq.br/9191737269930161http://lattes.cnpq.br/5700316938245061MEIRA, Leonardo HerszonOLIVEIRA, Leise Kelli de2022-09-14T16:23:50Z2022-09-14T16:23:50Z2022-07-15ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira. Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413Toda pessoa tem o direito equânime de acesso às oportunidades. Para isto, os municípios precisam ofertar serviços que garantam esse direito. Nesse contexto, o transporte público tem papel social importante por ser instrumento para atender às necessidades de deslocamento de todos. Porém, o planejamento dos transportes, em especial do sistema de transporte público urbano, não tem incluído a avaliação dessa questão social. Nesse sentido, o avanço da equidade no planejamento dos sistemas de transporte público é necessário para o desenvolvimento sustentável das cidades, principalmente em países emergentes. A proposta desta tese de doutorado é avaliar a equidade do transporte público pela relação da oferta e da demanda, fazendo uso de medidas de acesso ao sistema e frequência de atendimento. O intuito é diagnosticar espacialmente os níveis de atendimento desse modo e estimar a demanda potencial que está sendo excluída pela falta de acesso ao sistema. Os dados operacionais do sistema de transporte público e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica foram combinados com dados socioeconômicos para análise espacial da oferta e proposição de melhorias no sistema. O acesso da população ao sistema foi avaliado pela estratificação da renda em quartis e pela divisão por gênero (feminino e masculino) no intuito de avaliar as diferenças de oferta do transporte público para as camadas sociais ou gêneros. A metodologia proposta foi aplicada à região atendida pelo sistema de transporte público do município de Jaraguá do Sul – SC. Os resultados apontam um potencial de inclusão do procedimento proposto no planejamento dos sistemas de transporte público, incorporando o caráter social pela busca da distribuição equitativa de acesso à toda população. Além disso, a demanda potencial foi estimada pela análise espacial da relação oferta e demanda, identificando as áreas que necessitam de melhoria no sistema para aumentar a demanda por transporte público.CNPqEverybody has an equal right to access to opportunities. To this regard, municipal authorities need to offer services that guarantee this right. Within this context, public transport has an important social role as it is an instrument to satisfy the transport necessities of everyone. However, transport planning, and in particular, the urban public transport system, has not been including the evaluation of this social topic. In this way, the progression of fairness in the planning of public transport systems is necessary for the sustainable development of cities, and particularly in emerging countries. The proposal of this doctorate thesis is to evaluate the fairness of public transport by way of the relationship between demand and supply, making use of system access measures and the frequency of customer service. The idea is to spatially diagnose the levels of customer service of this mode of transport and estimate the potential demand that is being excluded due to the lack of access to this system. The operational data of the public transport system and the data from the Electronic Billing System were joined together with socio-economic data to undertake a spatial analysis of the supply and propose improvements to the system. The population’s access to the system was evaluated through the stratification of income into quartiles and through division according to gender (male and female) in order to evaluate the differences in the public transport offering according to social classes or gender. The proposed methodology was applied to the region attended to by the public transport system of the Jaraguá do Sul municipality in the Brazilian State of Santa Catarina. The results point towards the potential to include the procedure proposed in the planning of public transport systems, to encompass the social nature of things through the search for the fair distribution of access for the whole population. In addition, the potential demand was estimated through the spatial analysis of the supply and demand, identifying the areas that need system improvements to increase demand for public transportporUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilOferta de transporte públicoDemanda potencialPlanejamentoEquidadeAnálise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf.txtTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf.txtExtracted texttext/plain162672https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/4/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf.txt6223351658b609d11f040f2a36f39de3MD54THUMBNAILTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf.jpgTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/5/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg5398f227c341d38b9ec40c90aac0d460MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdfTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdfapplication/pdf2833238https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/1/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdfef782e088c1dcbd83d116498af4c1642MD51123456789/464132022-09-15 03:19:59.034oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-09-15T06:19:59Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
title Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
spellingShingle Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira
Engenharia Civil
Oferta de transporte público
Demanda potencial
Planejamento
Equidade
title_short Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
title_full Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
title_fullStr Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
title_full_unstemmed Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
title_sort Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
author ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira
author_facet ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1452987311903786
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9191737269930161
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5700316938245061
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MEIRA, Leonardo Herszon
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv OLIVEIRA, Leise Kelli de
contributor_str_mv MEIRA, Leonardo Herszon
OLIVEIRA, Leise Kelli de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Civil
Oferta de transporte público
Demanda potencial
Planejamento
Equidade
topic Engenharia Civil
Oferta de transporte público
Demanda potencial
Planejamento
Equidade
description Toda pessoa tem o direito equânime de acesso às oportunidades. Para isto, os municípios precisam ofertar serviços que garantam esse direito. Nesse contexto, o transporte público tem papel social importante por ser instrumento para atender às necessidades de deslocamento de todos. Porém, o planejamento dos transportes, em especial do sistema de transporte público urbano, não tem incluído a avaliação dessa questão social. Nesse sentido, o avanço da equidade no planejamento dos sistemas de transporte público é necessário para o desenvolvimento sustentável das cidades, principalmente em países emergentes. A proposta desta tese de doutorado é avaliar a equidade do transporte público pela relação da oferta e da demanda, fazendo uso de medidas de acesso ao sistema e frequência de atendimento. O intuito é diagnosticar espacialmente os níveis de atendimento desse modo e estimar a demanda potencial que está sendo excluída pela falta de acesso ao sistema. Os dados operacionais do sistema de transporte público e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica foram combinados com dados socioeconômicos para análise espacial da oferta e proposição de melhorias no sistema. O acesso da população ao sistema foi avaliado pela estratificação da renda em quartis e pela divisão por gênero (feminino e masculino) no intuito de avaliar as diferenças de oferta do transporte público para as camadas sociais ou gêneros. A metodologia proposta foi aplicada à região atendida pelo sistema de transporte público do município de Jaraguá do Sul – SC. Os resultados apontam um potencial de inclusão do procedimento proposto no planejamento dos sistemas de transporte público, incorporando o caráter social pela busca da distribuição equitativa de acesso à toda população. Além disso, a demanda potencial foi estimada pela análise espacial da relação oferta e demanda, identificando as áreas que necessitam de melhoria no sistema para aumentar a demanda por transporte público.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-09-14T16:23:50Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-09-14T16:23:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira. Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413
identifier_str_mv ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira. Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/4/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/5/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/1/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6223351658b609d11f040f2a36f39de3
5398f227c341d38b9ec40c90aac0d460
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
ef782e088c1dcbd83d116498af4c1642
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310715687567360