Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFPE |
dARK ID: | ark:/64986/001300000g106 |
Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413 |
Resumo: | Toda pessoa tem o direito equânime de acesso às oportunidades. Para isto, os municípios precisam ofertar serviços que garantam esse direito. Nesse contexto, o transporte público tem papel social importante por ser instrumento para atender às necessidades de deslocamento de todos. Porém, o planejamento dos transportes, em especial do sistema de transporte público urbano, não tem incluído a avaliação dessa questão social. Nesse sentido, o avanço da equidade no planejamento dos sistemas de transporte público é necessário para o desenvolvimento sustentável das cidades, principalmente em países emergentes. A proposta desta tese de doutorado é avaliar a equidade do transporte público pela relação da oferta e da demanda, fazendo uso de medidas de acesso ao sistema e frequência de atendimento. O intuito é diagnosticar espacialmente os níveis de atendimento desse modo e estimar a demanda potencial que está sendo excluída pela falta de acesso ao sistema. Os dados operacionais do sistema de transporte público e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica foram combinados com dados socioeconômicos para análise espacial da oferta e proposição de melhorias no sistema. O acesso da população ao sistema foi avaliado pela estratificação da renda em quartis e pela divisão por gênero (feminino e masculino) no intuito de avaliar as diferenças de oferta do transporte público para as camadas sociais ou gêneros. A metodologia proposta foi aplicada à região atendida pelo sistema de transporte público do município de Jaraguá do Sul – SC. Os resultados apontam um potencial de inclusão do procedimento proposto no planejamento dos sistemas de transporte público, incorporando o caráter social pela busca da distribuição equitativa de acesso à toda população. Além disso, a demanda potencial foi estimada pela análise espacial da relação oferta e demanda, identificando as áreas que necessitam de melhoria no sistema para aumentar a demanda por transporte público. |
id |
UFPE_3173cc1d1d80e78c2ba4500e36a14489 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufpe.br:123456789/46413 |
network_acronym_str |
UFPE |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFPE |
repository_id_str |
2221 |
spelling |
ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueirahttp://lattes.cnpq.br/1452987311903786http://lattes.cnpq.br/9191737269930161http://lattes.cnpq.br/5700316938245061MEIRA, Leonardo HerszonOLIVEIRA, Leise Kelli de2022-09-14T16:23:50Z2022-09-14T16:23:50Z2022-07-15ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira. Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413ark:/64986/001300000g106Toda pessoa tem o direito equânime de acesso às oportunidades. Para isto, os municípios precisam ofertar serviços que garantam esse direito. Nesse contexto, o transporte público tem papel social importante por ser instrumento para atender às necessidades de deslocamento de todos. Porém, o planejamento dos transportes, em especial do sistema de transporte público urbano, não tem incluído a avaliação dessa questão social. Nesse sentido, o avanço da equidade no planejamento dos sistemas de transporte público é necessário para o desenvolvimento sustentável das cidades, principalmente em países emergentes. A proposta desta tese de doutorado é avaliar a equidade do transporte público pela relação da oferta e da demanda, fazendo uso de medidas de acesso ao sistema e frequência de atendimento. O intuito é diagnosticar espacialmente os níveis de atendimento desse modo e estimar a demanda potencial que está sendo excluída pela falta de acesso ao sistema. Os dados operacionais do sistema de transporte público e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica foram combinados com dados socioeconômicos para análise espacial da oferta e proposição de melhorias no sistema. O acesso da população ao sistema foi avaliado pela estratificação da renda em quartis e pela divisão por gênero (feminino e masculino) no intuito de avaliar as diferenças de oferta do transporte público para as camadas sociais ou gêneros. A metodologia proposta foi aplicada à região atendida pelo sistema de transporte público do município de Jaraguá do Sul – SC. Os resultados apontam um potencial de inclusão do procedimento proposto no planejamento dos sistemas de transporte público, incorporando o caráter social pela busca da distribuição equitativa de acesso à toda população. Além disso, a demanda potencial foi estimada pela análise espacial da relação oferta e demanda, identificando as áreas que necessitam de melhoria no sistema para aumentar a demanda por transporte público.CNPqEverybody has an equal right to access to opportunities. To this regard, municipal authorities need to offer services that guarantee this right. Within this context, public transport has an important social role as it is an instrument to satisfy the transport necessities of everyone. However, transport planning, and in particular, the urban public transport system, has not been including the evaluation of this social topic. In this way, the progression of fairness in the planning of public transport systems is necessary for the sustainable development of cities, and particularly in emerging countries. The proposal of this doctorate thesis is to evaluate the fairness of public transport by way of the relationship between demand and supply, making use of system access measures and the frequency of customer service. The idea is to spatially diagnose the levels of customer service of this mode of transport and estimate the potential demand that is being excluded due to the lack of access to this system. The operational data of the public transport system and the data from the Electronic Billing System were joined together with socio-economic data to undertake a spatial analysis of the supply and propose improvements to the system. The population’s access to the system was evaluated through the stratification of income into quartiles and through division according to gender (male and female) in order to evaluate the differences in the public transport offering according to social classes or gender. The proposed methodology was applied to the region attended to by the public transport system of the Jaraguá do Sul municipality in the Brazilian State of Santa Catarina. The results point towards the potential to include the procedure proposed in the planning of public transport systems, to encompass the social nature of things through the search for the fair distribution of access for the whole population. In addition, the potential demand was estimated through the spatial analysis of the supply and demand, identifying the areas that need system improvements to increase demand for public transportporUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia CivilUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia CivilOferta de transporte públicoDemanda potencialPlanejamentoEquidadeAnálise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demandainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETEXTTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf.txtTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf.txtExtracted texttext/plain162672https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/4/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf.txt6223351658b609d11f040f2a36f39de3MD54THUMBNAILTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf.jpgTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1191https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/5/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg5398f227c341d38b9ec40c90aac0d460MD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53ORIGINALTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdfTESE Ligia Rabay Mangueira Araújo.pdfapplication/pdf2833238https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/1/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdfef782e088c1dcbd83d116498af4c1642MD51123456789/464132022-09-15 03:19:59.034oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-09-15T06:19:59Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda |
title |
Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda |
spellingShingle |
Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira Engenharia Civil Oferta de transporte público Demanda potencial Planejamento Equidade |
title_short |
Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda |
title_full |
Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda |
title_fullStr |
Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda |
title_full_unstemmed |
Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda |
title_sort |
Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda |
author |
ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira |
author_facet |
ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1452987311903786 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9191737269930161 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5700316938245061 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
MEIRA, Leonardo Herszon |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Leise Kelli de |
contributor_str_mv |
MEIRA, Leonardo Herszon OLIVEIRA, Leise Kelli de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia Civil Oferta de transporte público Demanda potencial Planejamento Equidade |
topic |
Engenharia Civil Oferta de transporte público Demanda potencial Planejamento Equidade |
description |
Toda pessoa tem o direito equânime de acesso às oportunidades. Para isto, os municípios precisam ofertar serviços que garantam esse direito. Nesse contexto, o transporte público tem papel social importante por ser instrumento para atender às necessidades de deslocamento de todos. Porém, o planejamento dos transportes, em especial do sistema de transporte público urbano, não tem incluído a avaliação dessa questão social. Nesse sentido, o avanço da equidade no planejamento dos sistemas de transporte público é necessário para o desenvolvimento sustentável das cidades, principalmente em países emergentes. A proposta desta tese de doutorado é avaliar a equidade do transporte público pela relação da oferta e da demanda, fazendo uso de medidas de acesso ao sistema e frequência de atendimento. O intuito é diagnosticar espacialmente os níveis de atendimento desse modo e estimar a demanda potencial que está sendo excluída pela falta de acesso ao sistema. Os dados operacionais do sistema de transporte público e do Sistema de Bilhetagem Eletrônica foram combinados com dados socioeconômicos para análise espacial da oferta e proposição de melhorias no sistema. O acesso da população ao sistema foi avaliado pela estratificação da renda em quartis e pela divisão por gênero (feminino e masculino) no intuito de avaliar as diferenças de oferta do transporte público para as camadas sociais ou gêneros. A metodologia proposta foi aplicada à região atendida pelo sistema de transporte público do município de Jaraguá do Sul – SC. Os resultados apontam um potencial de inclusão do procedimento proposto no planejamento dos sistemas de transporte público, incorporando o caráter social pela busca da distribuição equitativa de acesso à toda população. Além disso, a demanda potencial foi estimada pela análise espacial da relação oferta e demanda, identificando as áreas que necessitam de melhoria no sistema para aumentar a demanda por transporte público. |
publishDate |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-09-14T16:23:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-09-14T16:23:50Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira. Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/64986/001300000g106 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Ligia Rabay Mangueira. Análise da equidade do transporte público pela relação da oferta e demanda. 2022. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. ark:/64986/001300000g106 |
url |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46413 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pos Graduacao em Engenharia Civil |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFPE |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Pernambuco |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFPE instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) instacron:UFPE |
instname_str |
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
instacron_str |
UFPE |
institution |
UFPE |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFPE |
collection |
Repositório Institucional da UFPE |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/4/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/5/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf.jpg https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/2/license_rdf https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/3/license.txt https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/46413/1/TESE%20Ligia%20Rabay%20Mangueira%20Ara%c3%bajo.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6223351658b609d11f040f2a36f39de3 5398f227c341d38b9ec40c90aac0d460 e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 6928b9260b07fb2755249a5ca9903395 ef782e088c1dcbd83d116498af4c1642 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) |
repository.mail.fl_str_mv |
attena@ufpe.br |
_version_ |
1815172813800079360 |