A formação em Psicologia no contexto de expansão e interiorização das universidades públicas brasileiras : a experiência de Palmeira dos Índios/Alagoas
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Data de Publicação: | 2022 |
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Resumo: | O presente estudo visa compreender os significados produzidos por docentes e discentes sobre a formação em Psicologia no contexto de interiorização das Universidades Públicas, tomando como referência o curso de Psicologia na cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Nesse sentido, toma-se como cenário de investigação a expansão das universidades públicas para as cidades de pequeno porte na região nordeste, considerando que esse deslocamento produz mu- danças diversas na profissão, uma vez que esse contexto de formação difere do contexto em que os saberes e práticas da Psicologia foram tradicionalmente engendrados. O estudo foi ori- entado pelo referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural no contexto da pesquisa quali- tativa. Assim, utilizou-se dois instrumentos metodológicos: a Análise Documental e a Roda de Conversa. O documento escolhido foi o Projeto Pedagógico do Curso, considerando ser um documento fundamental para compreender o contexto e as condições de operacionalização da formação graduada proposta pelo curso investigado. O segundo momento foi marcado pela re- alização de duas Rodas de Conversa com os docentes e discentes, com a finalidade de aprofun- dar os sentidos e significados desta formação interiorizada. Os resultados foram analisados de modo complementar e integrado, e indicaram que os projetos pedagógicos desenvolvidos no curso ainda reproduzem concepções disciplinares e conservadoras sustentadas pelo modelo educacional orientado pelo Currículo Mínimo, de modo que há a necessidade da realização de revisão dos conhecimentos e práticas psicológicas que considerem a conjuntura territorial, so- cial, histórica e econômica do curso. Nesta perspectiva, os significados e sentidos atribuídos a formação em Psicologia no interior alagoano foram diversos, sendo identificadas questões li- gadas à oportunidade de estudo, trabalho, à democratização do acesso ao ensino superior, à lutas, resistências, e paradoxos viabilizados pela interface com os contornos da educação pú- blica. |
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BEZERRA, Cássia de Castrohttp://lattes.cnpq.br/2431475905879295http://lattes.cnpq.br/8911436831831545FERNANDEZ, Elaine Magalhães Costa2023-08-09T18:31:59Z2023-08-09T18:31:59Z2022-11-04BEZERRA, Cássia de Castro. A formação em Psicologia no contexto de expansão e interiorização das universidades públicas brasileiras: a experiência de Palmeira dos Índios/Alagoas. 2022. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/51836ark:/64986/001300000vhfjO presente estudo visa compreender os significados produzidos por docentes e discentes sobre a formação em Psicologia no contexto de interiorização das Universidades Públicas, tomando como referência o curso de Psicologia na cidade de Palmeira dos Índios, em Alagoas. Nesse sentido, toma-se como cenário de investigação a expansão das universidades públicas para as cidades de pequeno porte na região nordeste, considerando que esse deslocamento produz mu- danças diversas na profissão, uma vez que esse contexto de formação difere do contexto em que os saberes e práticas da Psicologia foram tradicionalmente engendrados. O estudo foi ori- entado pelo referencial teórico da Psicologia Histórico-Cultural no contexto da pesquisa quali- tativa. Assim, utilizou-se dois instrumentos metodológicos: a Análise Documental e a Roda de Conversa. O documento escolhido foi o Projeto Pedagógico do Curso, considerando ser um documento fundamental para compreender o contexto e as condições de operacionalização da formação graduada proposta pelo curso investigado. O segundo momento foi marcado pela re- alização de duas Rodas de Conversa com os docentes e discentes, com a finalidade de aprofun- dar os sentidos e significados desta formação interiorizada. Os resultados foram analisados de modo complementar e integrado, e indicaram que os projetos pedagógicos desenvolvidos no curso ainda reproduzem concepções disciplinares e conservadoras sustentadas pelo modelo educacional orientado pelo Currículo Mínimo, de modo que há a necessidade da realização de revisão dos conhecimentos e práticas psicológicas que considerem a conjuntura territorial, so- cial, histórica e econômica do curso. Nesta perspectiva, os significados e sentidos atribuídos a formação em Psicologia no interior alagoano foram diversos, sendo identificadas questões li- gadas à oportunidade de estudo, trabalho, à democratização do acesso ao ensino superior, à lutas, resistências, e paradoxos viabilizados pela interface com os contornos da educação pú- blica.The present study intends to comprehend the meanings produced by professors and students about the Psychology major in the ambience of interiorization of the public universities, taking as a reference the Psychology course from the city of Palmeira dos Índios, Alagoas. In this regard, it turns into the research scenario for the public universities’ expansion to the small towns in the Brazilian Northeast, considering that this displacement creates several changes in the profession, once this formation context differs from the ones in which the knowledge and practices of Psychology were traditionally produced. The study was oriented by the Historic- Cultural Psychology theoretical reference in relation to qualitative research. Thus, two method- ological instruments were used: the Document Analysis and Conversation Circles. The chosen document was the course’s Pedagogical Project, considering it as a fundamental document for the comprehension of the background and the implementation conditions of the observed grad- uate course. The second moment was marked by two Conversation Circles involving professors and students, in order to delve into the implications of this interiorized formation. For the anal- ysis of the Pedagogical Project, the analytical strategy made by Seixas et al. (2013) was used, and for the Conversation Circles’ analysis the technique of content analysis with a focus on referent. The results were looked into in a complementary and integrated manner, and revealed that the course’s Pedagogical Project replicates disciplinary and conservative concepts sup- ported by the educational model oriented by the Core Curriculum, so there is a need to carry out a review of psychological knowledge and practices that consider the territorial, social, his- torical and economic conjuncture of the course. In this perspective, the meanings and meanings attributed to training in Psychology in the interior of Alagoas were diverse, with issues related to the opportunity to study, work, to the democratization of access to higher education, to strug- gles, resistances, and paradoxes made possible by the interface with the contours of public ed- ucation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em PsicologiaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessPsicologiaPsicólogos - FormaçãoInteriorizaçãoEnsino superiorPalmeira dos Índios (AL)A formação em Psicologia no contexto de expansão e interiorização das universidades públicas brasileiras : a experiência de Palmeira dos Índios/Alagoasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Cassia de Castro Bezerra .pdfTESE Cassia de Castro Bezerra .pdfapplication/pdf1927122https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/51836/1/TESE%20Cassia%20de%20Castro%20Bezerra%20.pdfb10a8999da6227b4003444a643d826acMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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