Letramento literário e cordel: um novo olhar para o ensino de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Gilles Villeneuve Souza
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000dpzm
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30372
Resumo: Ao reconhecer as dificuldades que perpassam o ensino de literatura no cenário atual, este estudo apresenta o letramento literário por meio do gênero cordel como proposta para o trabalho escolar com a disciplina em questão. A pesquisa dialoga com as contribuições teóricas de Zilberman (1991/2003), Lajolo (1985/1994) e Martins (1994) – sobre leitura e formação do leitor; Freire (1975/1987), Kleiman (1995/1996) e Soares (2004/2006) – sobre letramento; Cosson (2014) e Zappone (2008) – sobre letramento literário; Curran (2009/2011), Marinho e Pinheiro (2012) – sobre literatura de cordel e ensino. Como forma de comprovar o possível sucesso do método pensado, optou-se por escolher uma obra do cordel – As Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima / João Martins de Athayde – e, a partir dela, elaborar uma sequência didática com base na sugestão de Cosson (2014) para o ensino com foco no letramento literário do educando. Esta sequência foi aplicada numa experiência de oficina de leitura com um grupo de 16 estudantes de turmas do 6º ano do ensino fundamental. Os informantes foram submetidos a entrevistas através de questionários semiestruturados, estes posteriormente analisados sobre o critério qualitativo. Os resultados constataram que explorar as potencialidades do folheto atreladas a práticas sociais de letramento trata-se de um meio interessante e eficaz de promover a formação do leitor.
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Como forma de comprovar o possível sucesso do método pensado, optou-se por escolher uma obra do cordel – As Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima / João Martins de Athayde – e, a partir dela, elaborar uma sequência didática com base na sugestão de Cosson (2014) para o ensino com foco no letramento literário do educando. Esta sequência foi aplicada numa experiência de oficina de leitura com um grupo de 16 estudantes de turmas do 6º ano do ensino fundamental. Os informantes foram submetidos a entrevistas através de questionários semiestruturados, estes posteriormente analisados sobre o critério qualitativo. Os resultados constataram que explorar as potencialidades do folheto atreladas a práticas sociais de letramento trata-se de um meio interessante e eficaz de promover a formação do leitor.CAPESIn recognizing the difficulties that permeate the teaching of literature in the current scenario, this study presents literary literacy through the cordel genre as a proposal for school work with the discipline in question. The research dialogues with the theoretical contributions of Zilberman (1991/2003), Lajolo (1985/1994) and Martins (1994) - on reading and formation of the reader; Freire (1975/1987), Kleiman (1995/1996) and Soares (2004/2006) - on literacy; Cosson (2014) and Zappone (2008) - on literary literacy; Curran (2009/2011), Marinho and Pinheiro (2012) - on string literature and teaching. As a way of proving the possible success of the method, it was decided to choose a cordel work - As Proezas de João Grilo, by João Ferreira de Lima / João Martins de Athayde - and, from it, to elaborate a didactic sequence based in Cosson's suggestion (2014) for teaching focusing on literary literacy of the learner. This sequence was applied in a reading workshop experience with a group of 16 students from 6th grade classes. The informants were submitted to interviews through semi-structured questionnaires, which were later analyzed on the qualitative criterion. The results showed that exploring the potentialities of the booklet linked to social literacy practices is an interesting and effective means of promoting the formation of the reader.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessLetramento literárioCordelLiteratura e ensinoFormação do leitorLetramento literário e cordel: um novo olhar para o ensino de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Gilles Villeneuve Souza Nascimento.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Gilles Villeneuve Souza Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1244https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30372/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gilles%20Villeneuve%20Souza%20Nascimento.pdf.jpgbf11e291538218b4d34aa26b21d0432fMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Gilles Villeneuve Souza Nascimento.pdfDISSERTAÇÃO Gilles Villeneuve Souza Nascimento.pdfapplication/pdf1834178https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/30372/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Gilles%20Villeneuve%20Souza%20Nascimento.pdf403edea0aa4a7032ab3afc9bda996390MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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