Do prescrito ao avaliado : o currículo de matemática da EJA em suas distintas instâncias no que se refere ao tema combinatória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Glauce Vilela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000tvmz
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43283
Resumo: Os currículos de Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem estimular as diversas formas de raciocínio, levando em conta as características próprias dos estudantes dessa modalidade de ensino. Sendo assim, o presente estudo de doutoramento teve como objetivo analisar as convergências e divergências do ensino e aprendizagem da Combinatória na EJA nas distintas instâncias curriculares propostas por Sacristán (2000) (currículos prescritos, apresentados, moldados, em ação, realizados e avaliados), buscando compreender em cada uma delas como esse conhecimento está organizado em relação ao tripé conceitual de Vergnaud (1986) (S, I, R: situações, invariantes e representações simbólicas). Para isso, a pesquisa foi dividida em quatro etapas. Na primeira etapa foram examinadas as orientações referentes ao ensino e à aprendizagem da Combinatória em currículos prescritos para o primeiro e segundo segmentos da EJA. Observou-se, nos documentos, proximidade entre as informações contidas para os dois segmentos da EJA referente às prescrições a respeito das situações, invariantes e representações simbólicas. Na Etapa 2 foram analisados livros didáticos aprovados no PNLD-EJA – 2014 para os dois segmentos, sendo identificados 41 problemas de Combinatória. Evidenciou-se que dentre as diferentes situações apresentadas, houve maior frequência de permutações para o primeiro segmento e de combinações para o segundo segmento. A maioria dos problemas apresentavam apenas enunciado e solicitavam uso de manipulativos para sua resolução. Os invariantes da Combinatória não foram contemplados na orientação das situações problemas. Na terceira etapa foram entrevistados dois professores e analisados seus respectivos planos de aula. Os professores evidenciaram pouco conhecimento do conteúdo, de sua abordagem em materiais curriculares e de seus processos de ensino e aprendizagem. Entretanto, na modelação e na apresentação de aspectos a avaliar, exibiram diferentes situações combinatórias, seus invariantes, e variadas representações simbólicas. Na Etapa 4 foram observadas duas aulas de cada professor, verificando suas práticas de ensino, bem como os efeitos dessas práticas. Percebeu-se que os professores contemplaram em seus currículos em ação diferentes situações de Combinatória, sendo no 1o segmento apenas produtos de medidas e quatro tipos de situação no 2o segmento. Os invariantes foram contemplados no desenvolvimento de suas aulas, bem como o uso de desenhos, imagens, listagens e árvores de possibilidades como representações simbólicas. No tocante aos efeitos das práticas, tanto os estudantes como os professores evidenciaram aprendizagens referentes ao tripé (S, I, R), com desenvolvimento de estratégias de sistematização dos dados contidos nos problemas. Desse modo, conclui-se que há mais convergências do que divergências nas instâncias curriculares nos dois primeiros segmentos da EJA, o que não favorece o aprofundamento no que se refere às situações, aos invariantes e às representações simbólicas da Combinatória tratados nessa modalidade de ensino. Tais resultados implicam em necessárias reformulações feitas nos marcos legais da EJA em âmbito nacional, com posterior reestruturação dos livros didáticos, assim como formações continuadas para professores, para possibilitar avanços no conhecimento docente em relação ao conteúdo de Combinatória para que a prática possa contribuir de forma efetiva no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes jovens e adultos.
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Sendo assim, o presente estudo de doutoramento teve como objetivo analisar as convergências e divergências do ensino e aprendizagem da Combinatória na EJA nas distintas instâncias curriculares propostas por Sacristán (2000) (currículos prescritos, apresentados, moldados, em ação, realizados e avaliados), buscando compreender em cada uma delas como esse conhecimento está organizado em relação ao tripé conceitual de Vergnaud (1986) (S, I, R: situações, invariantes e representações simbólicas). Para isso, a pesquisa foi dividida em quatro etapas. Na primeira etapa foram examinadas as orientações referentes ao ensino e à aprendizagem da Combinatória em currículos prescritos para o primeiro e segundo segmentos da EJA. Observou-se, nos documentos, proximidade entre as informações contidas para os dois segmentos da EJA referente às prescrições a respeito das situações, invariantes e representações simbólicas. Na Etapa 2 foram analisados livros didáticos aprovados no PNLD-EJA – 2014 para os dois segmentos, sendo identificados 41 problemas de Combinatória. Evidenciou-se que dentre as diferentes situações apresentadas, houve maior frequência de permutações para o primeiro segmento e de combinações para o segundo segmento. A maioria dos problemas apresentavam apenas enunciado e solicitavam uso de manipulativos para sua resolução. Os invariantes da Combinatória não foram contemplados na orientação das situações problemas. Na terceira etapa foram entrevistados dois professores e analisados seus respectivos planos de aula. Os professores evidenciaram pouco conhecimento do conteúdo, de sua abordagem em materiais curriculares e de seus processos de ensino e aprendizagem. Entretanto, na modelação e na apresentação de aspectos a avaliar, exibiram diferentes situações combinatórias, seus invariantes, e variadas representações simbólicas. Na Etapa 4 foram observadas duas aulas de cada professor, verificando suas práticas de ensino, bem como os efeitos dessas práticas. Percebeu-se que os professores contemplaram em seus currículos em ação diferentes situações de Combinatória, sendo no 1o segmento apenas produtos de medidas e quatro tipos de situação no 2o segmento. Os invariantes foram contemplados no desenvolvimento de suas aulas, bem como o uso de desenhos, imagens, listagens e árvores de possibilidades como representações simbólicas. No tocante aos efeitos das práticas, tanto os estudantes como os professores evidenciaram aprendizagens referentes ao tripé (S, I, R), com desenvolvimento de estratégias de sistematização dos dados contidos nos problemas. Desse modo, conclui-se que há mais convergências do que divergências nas instâncias curriculares nos dois primeiros segmentos da EJA, o que não favorece o aprofundamento no que se refere às situações, aos invariantes e às representações simbólicas da Combinatória tratados nessa modalidade de ensino. Tais resultados implicam em necessárias reformulações feitas nos marcos legais da EJA em âmbito nacional, com posterior reestruturação dos livros didáticos, assim como formações continuadas para professores, para possibilitar avanços no conhecimento docente em relação ao conteúdo de Combinatória para que a prática possa contribuir de forma efetiva no desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes jovens e adultos.Mathematics curricula in Youth and Adult Education (EJA) should stimulate different forms of reasoning, taking into account the characteristics of students in this type of teaching. Therefore, the present doctoral study aimed to analyze the convergences and divergences of the teaching and the learning of Combinatorics in EJA in the different curricular instances proposed by Sacristán (2000) (prescribed, presented, molded, in action, carried out and evaluated curriculum), seeking to understand in each of them how this knowledge is organized in relation to Vergnaud's conceptual tripod (1986) (S, I, R: situations, invariants and symbolic representations). For this, the research was divided into four stages. In the first stage, the guidelines for teaching and learning Combinatorics were examined in prescribed curricula for the first and second segments of EJA. It was observed, in the documents, proximity between the information contained for the two segments of EJA regarding the prescriptions concerning situations, invariants and symbolic representations. In Step 2, textbooks approved in the PNLD-EJA - 2014 for both segments were analyzed, with 41 Combinatorial problems identified. It was evident that among the different situations presented, there was a higher frequency of permutations for the first segment and combinations for the second segment. Most of the problems presented only a statement and requested the use of manipulatives to solve them. The Combinatorics invariants were not included in the orientation of the problem situations. In the third stage, two teachers were interviewed and their respective lesson plans were analyzed. Teachers showed little knowledge of the content, of their approach to curricular materials and of the teaching and learning processes. However, in the modeling and presentation of aspects to be evaluated, they presented different combinatorial situations, their invariants, and different symbolic representations. In Step 4, two classes of each teacher were observed, verifying their teaching practices, as well as the effects of these practices. It was noticed that the teachers contemplated in their curricula in action different Combinatorial situations, being in the 1st segment only products of measures and four types of situation in the 2nd segment. Invariants were included in the development of their classes, as well as the use of drawings, images, listings and trees of possibilities as symbolic representations. Regarding the effects of practices, both students and teachers showed learning related to the tripod (S, I, R), with the development of strategies to systematize the data contained in the problems. Thus, it is concluded that there are more convergences than divergences in the curricular instances in the first two segments of the EJA, which does not favor the deepening with regard to the situations, the invariants and the symbolic representations of the Combinatorium treated in this teaching modality. Such results imply necessary reforms made in the legal frameworks of EJA at the national level, with subsequent restructuring of textbooks, as well as continued training for teachers, to enable advances in teaching knowledge in relation to the content of Combinatorics so that the practice can contribute in a meaningful and effective way in the development of the combinatorial reasoning of young and adult students.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e TecnologicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessCurrículoEducação de Jovens e AdultosTeoria dos Campos ConceituaisMatemática -CombinatóriaUFPE - Pós-graduaçãoDo prescrito ao avaliado : o currículo de matemática da EJA em suas distintas instâncias no que se refere ao tema combinatóriainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisdoutoradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALTESE Glauce Vilela Martins.pdfTESE Glauce Vilela Martins.pdfapplication/pdf3448357https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/43283/1/TESE%20Glauce%20Vilela%20Martins.pdf9515ef68782b8ae78bdcc6ea815e54f7MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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