Sequência didática de biologia baseada na abordagem de hábitos alimentares de jovens no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NASCIMENTO, Cristiane Soares do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36756
Resumo: A globalização permitiu às grandes empresas alimentícias exercerem cada vez mais influências nos hábitos alimentares dos jovens. Dessa forma, marcaram a identidade e o estilo de vida, crenças e valores dessa nova geração. Entretanto, o ensino de Biologia pode ser uma importante ferramenta didática em prol de hábitos alimentares saudáveis. Educação alimentar é um viés dinâmico para práticas didático-metodológicas inovadoras, na qual a contextualização ativa favorece o desenvolvimento de aprendizagens significativas de conceitos e linguagens complexas dessa área das ciências. Mediante essa mútua ajuda entre as áreas de Nutrição e de Biologia, é que o presente estudo teve como objetivo principal desenvolver uma sequência didática de Biologia na promoção da saúde de jovens do ensino médio. A sequência didática interativa de Biologia transcorreu por meio de técnicas com uma abordagem qualitativa norteando a estruturação de uma pesquisa ação. Para estruturar as ações sequenciais realizou-se um levantamento de dados por meio de questionários semiestruturados (com 37 estudantes do 1º ano do ensino médio e 15 professores de Biologia, ambos voluntários), uma analise do perfil dos alimentos nos cardápios da escola, e paralelamente o levantamento de normativas educacionais que visam à inserção de educação alimentar em planejamentos pedagógicos; logo após a análise dos dados e organizou-se, 4 momentos num total de 10 aulas, a qual foi aplicada junto a 32 estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio na Escola de Referência em Ensino médio de Itaparica, Jatobá-PE (regime semi-integral). Diante dos resultados na coleta de dados encontrou-se uma prevalência de alimentos processados os hábitos alimentares dos estudantes, como também somente disciplinas de Biologia, Química e Educação Física estimulam uma reflexão sobre qualidade de vida; já na abordar junto aos professores a educação alimentar dentro dos conteúdos biológicos foi possível identificar que, a maioria utilizam conceitos de educação alimentar somente nos conteúdos de Fisiologia e Bioquímica, e restringindo mais a práticas em sala de aula. Sendo assim, perante apontadas pelas coletas anteriores se estruturou a sequência didática interativa norteada pelo baixo consumo de peixe pelos estudantes, já que a cidade é uma dos maiores polos de piscicultura do estado. Essa problemática norteou os quatro momentos didáticos sequenciais, sendo um inicial com a realização de uma sondagem interativa e dialógica; uma segunda com a investigação e conceituação de termos biológicos; por conseguinte a construção contextualizada e interdisciplinar de conhecimentos; por fim ações midiáticas de conclusão dos conhecimentos apreendidos, sendo a avaliação da sequência processual e de registro. A sequência didática interativa pode propiciar uma metodologia prática dialógica no ensino de Biologia levando em consideração os saberes dos estudantes e protagonismo na construção de aprendizagens significativas de tal forma favorável ao melhor engajamento dos estudantes nas atividades, e significativa percepção no rendimento escolar.
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Educação alimentar é um viés dinâmico para práticas didático-metodológicas inovadoras, na qual a contextualização ativa favorece o desenvolvimento de aprendizagens significativas de conceitos e linguagens complexas dessa área das ciências. Mediante essa mútua ajuda entre as áreas de Nutrição e de Biologia, é que o presente estudo teve como objetivo principal desenvolver uma sequência didática de Biologia na promoção da saúde de jovens do ensino médio. A sequência didática interativa de Biologia transcorreu por meio de técnicas com uma abordagem qualitativa norteando a estruturação de uma pesquisa ação. Para estruturar as ações sequenciais realizou-se um levantamento de dados por meio de questionários semiestruturados (com 37 estudantes do 1º ano do ensino médio e 15 professores de Biologia, ambos voluntários), uma analise do perfil dos alimentos nos cardápios da escola, e paralelamente o levantamento de normativas educacionais que visam à inserção de educação alimentar em planejamentos pedagógicos; logo após a análise dos dados e organizou-se, 4 momentos num total de 10 aulas, a qual foi aplicada junto a 32 estudantes de uma turma do 3º ano do ensino médio na Escola de Referência em Ensino médio de Itaparica, Jatobá-PE (regime semi-integral). Diante dos resultados na coleta de dados encontrou-se uma prevalência de alimentos processados os hábitos alimentares dos estudantes, como também somente disciplinas de Biologia, Química e Educação Física estimulam uma reflexão sobre qualidade de vida; já na abordar junto aos professores a educação alimentar dentro dos conteúdos biológicos foi possível identificar que, a maioria utilizam conceitos de educação alimentar somente nos conteúdos de Fisiologia e Bioquímica, e restringindo mais a práticas em sala de aula. Sendo assim, perante apontadas pelas coletas anteriores se estruturou a sequência didática interativa norteada pelo baixo consumo de peixe pelos estudantes, já que a cidade é uma dos maiores polos de piscicultura do estado. Essa problemática norteou os quatro momentos didáticos sequenciais, sendo um inicial com a realização de uma sondagem interativa e dialógica; uma segunda com a investigação e conceituação de termos biológicos; por conseguinte a construção contextualizada e interdisciplinar de conhecimentos; por fim ações midiáticas de conclusão dos conhecimentos apreendidos, sendo a avaliação da sequência processual e de registro. A sequência didática interativa pode propiciar uma metodologia prática dialógica no ensino de Biologia levando em consideração os saberes dos estudantes e protagonismo na construção de aprendizagens significativas de tal forma favorável ao melhor engajamento dos estudantes nas atividades, e significativa percepção no rendimento escolar.CAPESGlobalization has enabled large food companies to increasingly influence young people's eating habits. In this way, they marked the identity and lifestyle, beliefs and values of this new generation. However, teaching biology can be an important didactic tool for healthy eating habits. Food education is a dynamic bias towards innovative didactic-methodological practices, in which active contextualization favors the development of meaningful learning of complex concepts and languages in this area of science. Through this mutual help between the areas of Nutrition and Biology, this study aimed to develop a didactic sequence of Biology in the health promotion of high school youth. The interactive didactic sequence of Biology was conducted through techniques with a qualitative approach guiding the structuring of an action research. To structure the sequential actions, a data survey was carried out through semi-structured questionnaires (with 37 first year high school students and 15 biology teachers, both volunteers), a food profile analysis on school menus, and in parallel the survey of educational norms aimed at the insertion of food education in pedagogical planning; after the data analysis and organized 4 moments out of a total of 10 classes, which was applied to 32 students from a 3rd grade high school class at Itaparica High School, Jatobá-PE semi-integral). Given the results in the data collection it was found a prevalence of processed foods and students' eating habits, as well as only Biology, Chemistry and Physical Education subjects stimulate a reflection on quality of life; In approaching with teachers the food education within the biological contents it was possible to identify that, most use concepts of food education only in the contents of Physiology and Biochemistry, and restricting more to practices in the classroom. Thus, before pointed out by previous collections, the interactive didactic sequence was guided by the low consumption of fish by the students, as the city is one of the largest fish farming centers in the state. This problem guided the four sequential didactic moments, being an initial one with the conduction of an interactive and dialogical survey; a second with the research and conceptualization of biological terms; therefore the contextualized and interdisciplinary construction of knowledge; Finally, media actions for the conclusion of the seized knowledge, being the evaluation of the procedural sequence and registration. The interactive didactic sequence can provide a dialogical practical methodology in Biology teaching taking into account students 'knowledge and protagonism in the construction of meaningful learning in such a way as to better students' engagement in activities, and significant perception in school performance.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)UFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/embargoedAccessEducação alimentarBiologia – estudo e ensinoSequência didáticaSequência didática de biologia baseada na abordagem de hábitos alimentares de jovens no ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Cristiane Soares do Nascimento.pdfDISSERTAÇÃO Cristiane Soares do Nascimento.pdfapplication/pdf6295961https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36756/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cristiane%20Soares%20do%20Nascimento.pdfac79c451117f3884cec042249b97716cMD51TEXTDISSERTAÇÃO Cristiane Soares do Nascimento.pdf.txtDISSERTAÇÃO Cristiane Soares do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain158632https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36756/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cristiane%20Soares%20do%20Nascimento.pdf.txt0c81beabe10b081d7cbfa681cb14a083MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Cristiane Soares do Nascimento.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Cristiane Soares do Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1236https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/36756/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Cristiane%20Soares%20do%20Nascimento.pdf.jpg016e065c8749621bb1e5df35e2f1035bMD55CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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