Sequências Didáticas de Educação ambiental para o ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Suellen Maria Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/0013000009mn6
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39736
Resumo: Diversas pesquisas têm demonstrado a importância de iniciativas nas escolas, a fim de conscientizar os alunos para sensibilizá-los nas atitudes e posturas em relação às questões ambientais, que consequentemente influenciarão a sociedade. Os princípios e ideias descritos nesta pesquisa ampliaram o sentido e impulsionaram o desejo de construir sequências didáticas em Educação Ambiental, tendo como foco estudantes do Ensino Médio, que constituem a base deste trabalho. Para isso, a presente pesquisa priorizou uma análise de natureza qualitativa na perspectiva da pesquisa-ação além de uma análise descritiva que teve como objetivo principal apresentar características da aplicação de sequência didáticas. Acerca do entendimento do conceito de mata ciliar, trabalhado na quarta questão, 75% dos estudantes não conheciam o termo e 25% assinalaram que conheciam e o descreveram de maneira satisfatória. Sobre os principais problemas ambientais que os estudantes observam no município, o lançamento de esgoto doméstico e o acúmulo de lixo se apresentaram como problemas ambientais mais citados. De fato, são questões presentes há décadas no município e que foram discutidas ao longo das sequências didáticas a fim de aguçar a percepção dos estudantes acerca da problemática e provocá-los quanto à participação antrópica no meio em que vive. No pós-teste, os estudantes percebem as construções irregulares e o acúmulo de lixo como os maiores problemas envolvendo a mata ciliar do Rio Jaboatão. De fato, durante a visita de campo, eles conseguiram identificar o quão intenso é o descarte incorreto de resíduos e presença de casas na área ribeirinha. Diante do exposto, a Educação Ambiental, em sua magnitude, deve prioritariamente ser desenvolvida de forma que possibilite a contextualização, ou seja, envolver os problemas ambientais que se apresentam no contexto do estudante, visto que, a partir do momento em que ele internaliza que está conhecendo mais profundamente algo que vivencia diariamente na comunidade ou na escola, a aproximação com o conteúdo se torna mais evidente. No momento em que o estudante se percebe inserido na problemática, a curiosidade emerge e o estímulo pela busca por soluções acontece de forma natural.
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spelling DIAS, Suellen Maria Silvahttp://lattes.cnpq.br/8619883396019614http://lattes.cnpq.br/0732066954235310SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota2021-04-13T19:28:18Z2021-04-13T19:28:18Z2020-07-30DIAS, Suellen Maria Silva. Sequências Didáticas de Educação Ambiental para o Ensino Médio. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39736ark:/64986/0013000009mn6Diversas pesquisas têm demonstrado a importância de iniciativas nas escolas, a fim de conscientizar os alunos para sensibilizá-los nas atitudes e posturas em relação às questões ambientais, que consequentemente influenciarão a sociedade. Os princípios e ideias descritos nesta pesquisa ampliaram o sentido e impulsionaram o desejo de construir sequências didáticas em Educação Ambiental, tendo como foco estudantes do Ensino Médio, que constituem a base deste trabalho. Para isso, a presente pesquisa priorizou uma análise de natureza qualitativa na perspectiva da pesquisa-ação além de uma análise descritiva que teve como objetivo principal apresentar características da aplicação de sequência didáticas. Acerca do entendimento do conceito de mata ciliar, trabalhado na quarta questão, 75% dos estudantes não conheciam o termo e 25% assinalaram que conheciam e o descreveram de maneira satisfatória. Sobre os principais problemas ambientais que os estudantes observam no município, o lançamento de esgoto doméstico e o acúmulo de lixo se apresentaram como problemas ambientais mais citados. De fato, são questões presentes há décadas no município e que foram discutidas ao longo das sequências didáticas a fim de aguçar a percepção dos estudantes acerca da problemática e provocá-los quanto à participação antrópica no meio em que vive. No pós-teste, os estudantes percebem as construções irregulares e o acúmulo de lixo como os maiores problemas envolvendo a mata ciliar do Rio Jaboatão. De fato, durante a visita de campo, eles conseguiram identificar o quão intenso é o descarte incorreto de resíduos e presença de casas na área ribeirinha. Diante do exposto, a Educação Ambiental, em sua magnitude, deve prioritariamente ser desenvolvida de forma que possibilite a contextualização, ou seja, envolver os problemas ambientais que se apresentam no contexto do estudante, visto que, a partir do momento em que ele internaliza que está conhecendo mais profundamente algo que vivencia diariamente na comunidade ou na escola, a aproximação com o conteúdo se torna mais evidente. No momento em que o estudante se percebe inserido na problemática, a curiosidade emerge e o estímulo pela busca por soluções acontece de forma natural.CAPESSeveral researches have established the importance of initiatives in schools, in order to make students aware to sensitize them in attitudes and stance towards environmental issues, which will consequently influence society. The principles and ideas described in this research broadened the sense and boosted the desire to build didactic sequences in Environmental Education, focusing on high school students, who form the basis of this work. For this, the present investigation analysis from the perspective of action-research in addition to a descriptive analysis whose main objective was to present characteristics of the application of didactic sequence. Regarding the understanding of the concept of riparian forest, worked on the fourth question, 75% of the students did not know the term and 25% indicated that they knew and described it satisfactorily. Concerning the main environmental problems that students observe in the city, the release of domestic sewage and the accumulation of garbage were the most cited environmental problems. In fact, these are issues that have been present in the municipality for decades and have been discussed throughout the didactic sequences in order to sharpen the students’ perception of the problem and provoke them to know the importance of their anthropic participation in the environment in which they live in. In the post-test, students perceive the irregular constructions and the accumulation of garbage as the biggest problems involving the riparian forest of Jaboatão River. Actually, during the field visit, they were able to identify how intense the incorrect disposal of waste is and the presence of houses in the riverside area. Accordingly, Environmental Education, in its magnitude, should primarily be developed in a way that enables contextualization, that is, it should involve the environmental problems that arise in the student’s context, whereas from the moment he internalizes that he is getting to know more deeply something he experiences daily in the community or at school, the approach to the content becomes more evident. At the moment, the student finds himself inserted in the problem, curiosity emerges and the stimulus for the search for solutions happens naturally.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)UFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessBiologia – estudo e ensinoSequências DidáticasEducação AmbientalSequências Didáticas de Educação ambiental para o ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestrado profissionalreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Suellen Maria Silva Dias.pdfDISSERTAÇÃO Suellen Maria Silva Dias.pdfapplication/pdf1743241https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/39736/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Suellen%20Maria%20Silva%20Dias.pdfde1084d7cc3045ad46c80ecc91a0e1f8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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