É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Renata Caldas de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45806
Resumo: Esta pesquisa apresenta processos poéticos próprios ao campo da performance arte. O percurso carrega consigo passos de um fazer que transita entre linguagens distintas de uma atriz que se descobriu performer. A partir da observação desses rastros experimentais exponho relatos de experiência de duas criações: É permitido chorar, uma performance- instalação em que eu entro no local sem avisar e permaneço chorando por cerca de meia hora; e Meu abismo, performance em que me equilibro pela superfície de uma fita de Moebius de oito metros de extensão. Os dois trabalhos foram criados durante o primeiro ano de estudo no PPGAV/UFPE-UFPB e seguem em circulação por eventos acadêmicos, mostras e festivais de arte. Os meandros do processo criativo, traços em comum dessas duas obras, seus desdobramentos e a maneira pela qual essas dialogam com outros trabalhos encontram-se neste estudo. Além das descrições desses processos e suas trajetórias, valho-me da experiência no campo teatral para apresentar o cruzamento de elementos da cena com qualidades da performance. Especificamente, pontuo espaço, corpo e materialidade inseridos em determinados componentes cênicos, sendo esses cenografia, iluminação, figurino, texto e ator para detalhar essa migração das artes cênicas para as artes visuais na construção das duas obras aqui estudadas. Ou seja, aqui exporei em que medida houve, nesses trabalhos, a contribuição desses elementos para as artes visuais, especificamente a performance. A ideia de recorrer a esses aspectos veio da observação de textos que sublinham a influência da performance no teatro, como o ensaio de Josette Féral Por uma poética da performatividade: O teatro performativo (2008) e o livro A encenação contemporânea, de Patrice Pavis (2013), para quem a performance é tida como “teatro das artes visuais”. Interessa-me aqui um movimento no sentido oposto e complementar, assumindo o campo da performance como protagonista nessa observação colaborativa.
id UFPE_35aa657d468a0615319ca190aa64baa9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/45806
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling SOUZA, Renata Caldas dehttp://lattes.cnpq.br/3226453651109474http://lattes.cnpq.br/4616139892651946MARQUES, Roberta Ramos2022-08-18T16:20:10Z2022-08-18T16:20:10Z2020-06-30SOUZA, Renata Caldas de. É permitido chorar e Meu abismo: o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45806Esta pesquisa apresenta processos poéticos próprios ao campo da performance arte. O percurso carrega consigo passos de um fazer que transita entre linguagens distintas de uma atriz que se descobriu performer. A partir da observação desses rastros experimentais exponho relatos de experiência de duas criações: É permitido chorar, uma performance- instalação em que eu entro no local sem avisar e permaneço chorando por cerca de meia hora; e Meu abismo, performance em que me equilibro pela superfície de uma fita de Moebius de oito metros de extensão. Os dois trabalhos foram criados durante o primeiro ano de estudo no PPGAV/UFPE-UFPB e seguem em circulação por eventos acadêmicos, mostras e festivais de arte. Os meandros do processo criativo, traços em comum dessas duas obras, seus desdobramentos e a maneira pela qual essas dialogam com outros trabalhos encontram-se neste estudo. Além das descrições desses processos e suas trajetórias, valho-me da experiência no campo teatral para apresentar o cruzamento de elementos da cena com qualidades da performance. Especificamente, pontuo espaço, corpo e materialidade inseridos em determinados componentes cênicos, sendo esses cenografia, iluminação, figurino, texto e ator para detalhar essa migração das artes cênicas para as artes visuais na construção das duas obras aqui estudadas. Ou seja, aqui exporei em que medida houve, nesses trabalhos, a contribuição desses elementos para as artes visuais, especificamente a performance. A ideia de recorrer a esses aspectos veio da observação de textos que sublinham a influência da performance no teatro, como o ensaio de Josette Féral Por uma poética da performatividade: O teatro performativo (2008) e o livro A encenação contemporânea, de Patrice Pavis (2013), para quem a performance é tida como “teatro das artes visuais”. Interessa-me aqui um movimento no sentido oposto e complementar, assumindo o campo da performance como protagonista nessa observação colaborativa.This research presents poetic processes specific to the field of performance art. The path carries with it steps of an action that moves between different languages of an actress who discovered herself as a performer. Based on the observation of these experimental traces, I expose experience reports of two creations: It is allowed to cry, a performance- installation in which I enter the place unannounced and keep crying for about half an hour; and My Abyss, a performance in which I balance myself on the surface of an eight meter long Moebius strip. These two works were created during the first year of study at the PPGAV/UFPE-UFPB and are still in circulation at academic events, exhibitions and art festivals. The intricacies of the creative process, common features of these two works, their developments and the way in which they dialogue with other works are found in this study. In addition to the descriptions of these processes and their trajectories, I use my experience in the theatrical field to present the crossing of elements of the scene with qualities of performance. Specifically, I point out space, body and materiality inserted in certain scenic components, which are set design, lighting, costumes, text and actor to detail this migration from performing arts to visual arts in the construction of the two works studied here. In other words, here I will expose the extent to which, in these works, these elements contributed to the visual arts, specifically performance. The idea of using these aspects came from the observation of texts that underline the influence of performance in theater, such as the essay by Josette Féral For a poetics of performativity: The performative theater (2008) and the book Contemporary Mise em Scéne, by Patrice Pavis (2013), for whom performance is seen as the “theater of the visual arts”. I am interested here in a movement in the opposite and complementary direction, assuming the field of performance as the protagonist in this collaborative observation.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Artes VisuaisUFPEBrasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArtes VisuaisPerformanceInstalaçãoArte contemporâneaMoebiusPós-presençaÉ permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPEORIGINALDISSERTAÇÃO Renata Caldas de Souza.pdfDISSERTAÇÃO Renata Caldas de Souza.pdfapplication/pdf2366198https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Caldas%20de%20Souza.pdfdd046086ab78058cbf7bc8b74fe54e40MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82142https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/3/license.txt6928b9260b07fb2755249a5ca9903395MD53TEXTDISSERTAÇÃO Renata Caldas de Souza.pdf.txtDISSERTAÇÃO Renata Caldas de Souza.pdf.txtExtracted texttext/plain261600https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Caldas%20de%20Souza.pdf.txt4631583d16e7c3d285912cc24862ce40MD54THUMBNAILDISSERTAÇÃO Renata Caldas de Souza.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Renata Caldas de Souza.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1155https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Caldas%20de%20Souza.pdf.jpgb4129d0cef69c99a0896541e6bf53452MD55123456789/458062022-08-19 02:57:16.316oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212022-08-19T05:57:16Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual
title É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual
spellingShingle É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual
SOUZA, Renata Caldas de
Artes Visuais
Performance
Instalação
Arte contemporânea
Moebius
Pós-presença
title_short É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual
title_full É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual
title_fullStr É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual
title_full_unstemmed É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual
title_sort É permitido chorar e Meu abismo : o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual
author SOUZA, Renata Caldas de
author_facet SOUZA, Renata Caldas de
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3226453651109474
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4616139892651946
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Renata Caldas de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv MARQUES, Roberta Ramos
contributor_str_mv MARQUES, Roberta Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Artes Visuais
Performance
Instalação
Arte contemporânea
Moebius
Pós-presença
topic Artes Visuais
Performance
Instalação
Arte contemporânea
Moebius
Pós-presença
description Esta pesquisa apresenta processos poéticos próprios ao campo da performance arte. O percurso carrega consigo passos de um fazer que transita entre linguagens distintas de uma atriz que se descobriu performer. A partir da observação desses rastros experimentais exponho relatos de experiência de duas criações: É permitido chorar, uma performance- instalação em que eu entro no local sem avisar e permaneço chorando por cerca de meia hora; e Meu abismo, performance em que me equilibro pela superfície de uma fita de Moebius de oito metros de extensão. Os dois trabalhos foram criados durante o primeiro ano de estudo no PPGAV/UFPE-UFPB e seguem em circulação por eventos acadêmicos, mostras e festivais de arte. Os meandros do processo criativo, traços em comum dessas duas obras, seus desdobramentos e a maneira pela qual essas dialogam com outros trabalhos encontram-se neste estudo. Além das descrições desses processos e suas trajetórias, valho-me da experiência no campo teatral para apresentar o cruzamento de elementos da cena com qualidades da performance. Especificamente, pontuo espaço, corpo e materialidade inseridos em determinados componentes cênicos, sendo esses cenografia, iluminação, figurino, texto e ator para detalhar essa migração das artes cênicas para as artes visuais na construção das duas obras aqui estudadas. Ou seja, aqui exporei em que medida houve, nesses trabalhos, a contribuição desses elementos para as artes visuais, especificamente a performance. A ideia de recorrer a esses aspectos veio da observação de textos que sublinham a influência da performance no teatro, como o ensaio de Josette Féral Por uma poética da performatividade: O teatro performativo (2008) e o livro A encenação contemporânea, de Patrice Pavis (2013), para quem a performance é tida como “teatro das artes visuais”. Interessa-me aqui um movimento no sentido oposto e complementar, assumindo o campo da performance como protagonista nessa observação colaborativa.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-06-30
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-18T16:20:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-18T16:20:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, Renata Caldas de. É permitido chorar e Meu abismo: o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45806
identifier_str_mv SOUZA, Renata Caldas de. É permitido chorar e Meu abismo: o trânsito entre linguagens na performance por uma poética cênico-visual. 2020. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/45806
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Caldas%20de%20Souza.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Caldas%20de%20Souza.pdf.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/45806/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Renata%20Caldas%20de%20Souza.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dd046086ab78058cbf7bc8b74fe54e40
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
6928b9260b07fb2755249a5ca9903395
4631583d16e7c3d285912cc24862ce40
b4129d0cef69c99a0896541e6bf53452
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310597430214656