APR 25 : o design de cartaz das 25 edições do Festival Abril Pro Rock
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Texto Completo: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34597 |
Resumo: | O Abril Pro Rock (APR) é o festival de música independente que está há mais tempo em atividade no país, surgiu em 1993 na cidade de Recife (PE) em meio a uma das mais importantes cenas da música brasileira: o Movimento Mangue. Desde o início, o APR agregou e promoveu o design e as artes visuais. Em 2017, chegou à sua vigésima quinta edição, onde, para cada uma dessas edições, foi produzido um cartaz por um designer ou uma agência de publicidade com a finalidade de se divulgar o evento. Com um corpus analítico formado por vinte e cinco cartazes criados em Pernambuco, do final do século XX (anos 90) ao início do século XXI (anos 2000 e 2010), essa seleção de material apresenta indícios pertinentes da sua importância na composição da memória gráfica pernambucana. A maior parte desses cartazes foram desenvolvidos por designers da equipe de produção do festival, nesses casos, foi possível perceber uma maior representação da essência do Abril Pro Rock e, também, de uma geração de designers contemporâneos. Essa pesquisa tem como objetivo principal fazer um estudo sistemático dos aspectos morfológicos e semânticos de cada cartaz do APR. Esse estudo está configurado na análise dos aspectos semióticos dos cartazes, onde foi utilizada como ferramenta de análise uma adaptação da ficha de Izabella Pinto (2017), cuja ficha de análise foi estruturada seguindo o Modelo de Análise da Imagem de Martine Joly (1994). Joly sugere a identificação e a interpretação dos signos presentes na mensagem plástica, mensagem icônica e mensagem linguística do cartaz, sempre levando em consideração o contexto no qual a mensagem está inserida. Através das análises foi possível concluir que os aspectos visuais identificados fazem um conjunto de referências a música e a chegada e a acessibilidade da tecnologia, que mudaram a forma de produção desses cartazes. Portanto, o repertório visual utilizado pelos designers na produção desses cartazes, mostra a importância da participação do designer na construção e na representação da identidade cultural do evento e de Pernambuco. |
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LINS, Mariana de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/3542402884811758http://lattes.cnpq.br/6115852722430503WAECHTER, Hans da Nobrega2019-10-14T20:39:51Z2019-10-14T20:39:51Z2018-07-31https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34597ark:/64986/001300000tbjxO Abril Pro Rock (APR) é o festival de música independente que está há mais tempo em atividade no país, surgiu em 1993 na cidade de Recife (PE) em meio a uma das mais importantes cenas da música brasileira: o Movimento Mangue. Desde o início, o APR agregou e promoveu o design e as artes visuais. Em 2017, chegou à sua vigésima quinta edição, onde, para cada uma dessas edições, foi produzido um cartaz por um designer ou uma agência de publicidade com a finalidade de se divulgar o evento. Com um corpus analítico formado por vinte e cinco cartazes criados em Pernambuco, do final do século XX (anos 90) ao início do século XXI (anos 2000 e 2010), essa seleção de material apresenta indícios pertinentes da sua importância na composição da memória gráfica pernambucana. A maior parte desses cartazes foram desenvolvidos por designers da equipe de produção do festival, nesses casos, foi possível perceber uma maior representação da essência do Abril Pro Rock e, também, de uma geração de designers contemporâneos. Essa pesquisa tem como objetivo principal fazer um estudo sistemático dos aspectos morfológicos e semânticos de cada cartaz do APR. Esse estudo está configurado na análise dos aspectos semióticos dos cartazes, onde foi utilizada como ferramenta de análise uma adaptação da ficha de Izabella Pinto (2017), cuja ficha de análise foi estruturada seguindo o Modelo de Análise da Imagem de Martine Joly (1994). Joly sugere a identificação e a interpretação dos signos presentes na mensagem plástica, mensagem icônica e mensagem linguística do cartaz, sempre levando em consideração o contexto no qual a mensagem está inserida. Através das análises foi possível concluir que os aspectos visuais identificados fazem um conjunto de referências a música e a chegada e a acessibilidade da tecnologia, que mudaram a forma de produção desses cartazes. Portanto, o repertório visual utilizado pelos designers na produção desses cartazes, mostra a importância da participação do designer na construção e na representação da identidade cultural do evento e de Pernambuco.FACEPE‘Abril Pro Rock’ (APR) is the longest running independent music festival in the country. It was founded in 1993 in the city of Recife (PE) in a great moment of Brazilian music: the ‘Movimento Mangue’. From the outset, the APR has aggregated and promoted design and the visual arts. In 2017, its twentieth edition arrived, where, for each of its editions, a poster was produced by a designer or an advertising agency, with the purpose of publicizing the event. With the anal corpus, until the end of the XX century (90’s), from the material, from the end XXI (2000’s and 2010’s this selection of material presents pertinent indications of its importance in the composition of the graphic memory of Pernambuco. Most of these posters were developed by designers who were part of the festival's production team and in those cases it was possible to see a greater representation of the essence of 'Abril Pro Rock' and also of a generation of contemporary designers. This research has as main objective to make a systematic study of the morphological and semantic aspects of each poster of the APR. This study is set up in the analysis of the semiotic aspects of the posters, where an analysis tool was adapted from the Izabella Pinto sheet (2017), which was structured following the Martine Joly Image Analysis Model (1994). Joly suggests the identification and interpretation of the signs present in the plastic message, iconic message and poster language message, always taking into account the context in which the message is inserted. Through the analyzes it was possible to conclude that the identified visual aspects largely make references to music and the arrival and accessibility of technology, which changed the way these posters were produced. Therefore, the visual repertoire used by the designers in the production of these posters shows the importance of the participation of the designer in the construction and representation of the cultural identity of the event and of Pernambuco.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em DesignUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessAbril Pro RockDesignCartazSemióticaMúsicaAPR 25 : o design de cartaz das 25 edições do Festival Abril Pro Rockinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Mariana de Oliveira Lins.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Mariana de Oliveira Lins.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1138https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34597/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mariana%20de%20Oliveira%20Lins.pdf.jpged3c2bb75674ae0ea3da43d1546691dcMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Mariana de Oliveira Lins.pdfDISSERTAÇÃO Mariana de Oliveira Lins.pdfapplication/pdf12468883https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/34597/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Mariana%20de%20Oliveira%20Lins.pdf492344c2f0b8c172f8a5019fa9db1dbbMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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