Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEANDRO, Rodrigo Xavier
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33071
Resumo: O setor de transportes no Brasil foi responsável pela emissão de aproximadamente 200 milhões de toneladas de CO₂ em 2017. Esse setor de consumo de energia é um dos poucos onde as emissões ainda permanecem aumentando devido ao rápido crescimento da frota. O melhoramento da eficiência energética da frota de veículos é essencial para a redução das emissões. Uma das forças resistivas ao deslocamento do veículo e, portanto, que influencia o consumo é a resistência ao rolamento, que é uma manifestação das perdas de energia, devidas às deformações sofridas pela superfície de contato do pneu com o pavimento. A resistência ao rolamento não é uma propriedade apenas do pneu, e sim uma interação entre o pneu e o pavimento. Do lado do pavimento, a textura é a característica que mais influencia a resistência ao rolamento. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a diferença no consumo de combustível em veículos leves e consequentemente o aumento da emissão de gases devido às más condições dos pavimentos e dos diferentes tipos de pneus. Para medir a textura dos pavimentos foi utilizado o método da mancha de areia e foram realizados testes de resistência ao rolamento em bancada no laboratório de Rolling Resistance da FCA – Fiat Chrysler Automóveis. O modelo de Willans Line foi utilizado para estimar o consumo de combustível. O método da mancha de areia se mostrou um método adequado para a medição de textura de pavimentos asfálticos. Foi observada uma variação máxima de 460% no nível de textura entre os locais avaliados e essa variação da textura causa uma diferença de até 16,7% no coeficiente de resistência ao rolamento, e um acréscimo médio de 1,0% no consumo de combustível. Entre os pneus que foram testados em bancada, foi observada uma variação de até 16,8% no coeficiente de resistência ao rolamento entre pneus semelhantes, causando um acréscimo de 2,0% no consumo de combustível e consequentemente na emissão de gases.
id UFPE_36e1cb1023476e8f488b533ce1c09eb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufpe.br:123456789/33071
network_acronym_str UFPE
network_name_str Repositório Institucional da UFPE
repository_id_str 2221
spelling LEANDRO, Rodrigo Xavierhttp://lattes.cnpq.br/7843193682220661http://lattes.cnpq.br/2569114755496581SILVA, Flávio José da2019-09-17T19:48:30Z2019-09-17T19:48:30Z2018-12-17https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33071O setor de transportes no Brasil foi responsável pela emissão de aproximadamente 200 milhões de toneladas de CO₂ em 2017. Esse setor de consumo de energia é um dos poucos onde as emissões ainda permanecem aumentando devido ao rápido crescimento da frota. O melhoramento da eficiência energética da frota de veículos é essencial para a redução das emissões. Uma das forças resistivas ao deslocamento do veículo e, portanto, que influencia o consumo é a resistência ao rolamento, que é uma manifestação das perdas de energia, devidas às deformações sofridas pela superfície de contato do pneu com o pavimento. A resistência ao rolamento não é uma propriedade apenas do pneu, e sim uma interação entre o pneu e o pavimento. Do lado do pavimento, a textura é a característica que mais influencia a resistência ao rolamento. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a diferença no consumo de combustível em veículos leves e consequentemente o aumento da emissão de gases devido às más condições dos pavimentos e dos diferentes tipos de pneus. Para medir a textura dos pavimentos foi utilizado o método da mancha de areia e foram realizados testes de resistência ao rolamento em bancada no laboratório de Rolling Resistance da FCA – Fiat Chrysler Automóveis. O modelo de Willans Line foi utilizado para estimar o consumo de combustível. O método da mancha de areia se mostrou um método adequado para a medição de textura de pavimentos asfálticos. Foi observada uma variação máxima de 460% no nível de textura entre os locais avaliados e essa variação da textura causa uma diferença de até 16,7% no coeficiente de resistência ao rolamento, e um acréscimo médio de 1,0% no consumo de combustível. Entre os pneus que foram testados em bancada, foi observada uma variação de até 16,8% no coeficiente de resistência ao rolamento entre pneus semelhantes, causando um acréscimo de 2,0% no consumo de combustível e consequentemente na emissão de gases.The transport sector in Brazil was responsible for the emission of approximately 200 million tons of CO₂ in 2017. This sector of energy consumption is one of the few where emissions are still increasing due to the rapid growth of the fleet. Improving the energy efficiency of the vehicle fleet is essential for the reduction of emissions. One of the forces resistive to the displacement of the vehicle and, therefore, that influences the consumption is the rolling resistance, which is a manifestation of the energy losses, due to the deformations suffered by the contact surface of the tire with the pavement. Rolling resistance is not just a property of the tire, but an interaction between the tire and the pavement. On the pavement side, texture is the feature that most influences rolling resistance. The general objective of this work is to evaluate the difference in fuel consumption in passenger cars and consequently the increase of gas emissions due to bad conditions of pavements and different types of tires. To measure the texture of the pavements, the sand patch method was used, and rolling resistance tests were performed on bench in the laboratory of Rolling Resistance of FCA - Fiat Chrysler Automobiles. The Willans Line model was used to estimate fuel consumption. The sand patch method proved to be a suitable method for the measurement of texture of asphalt pavements. A maximum variation of 460% in the texture level was observed between the evaluated sites and this texture variation causes a difference of up to 16.7% in the coefficient of rolling resistance, and a mean increase of 1.0% in fuel consumption. Among the tires that were bench tested, a variation of up to 16.8% in the coefficient of rolling resistance between similar tires was observed, causing a 2.0% increase in fuel consumption and consequently in the emission of gases.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaResistência ao rolamentoConsumo de combustívelPavimentoTexturaInfluência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Xavier%20Leandro.pdf.jpg5536852795d1d92d979b075b5b6934eaMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdfDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdfapplication/pdf2091051https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Xavier%20Leandro.pdf293014b6d0fc5d11bdf127c213634b5dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82310https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/3/license.txtbd573a5ca8288eb7272482765f819534MD53TEXTDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdf.txtDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdf.txtExtracted texttext/plain109873https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Xavier%20Leandro.pdf.txt29161a686812b0f62d316d4db93b7126MD54123456789/330712019-10-25 11:15:56.656oai:repositorio.ufpe.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufpe.br/oai/requestattena@ufpe.bropendoar:22212019-10-25T14:15:56Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento
title Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento
spellingShingle Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento
LEANDRO, Rodrigo Xavier
Engenharia Mecânica
Resistência ao rolamento
Consumo de combustível
Pavimento
Textura
title_short Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento
title_full Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento
title_fullStr Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento
title_full_unstemmed Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento
title_sort Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento
author LEANDRO, Rodrigo Xavier
author_facet LEANDRO, Rodrigo Xavier
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7843193682220661
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2569114755496581
dc.contributor.author.fl_str_mv LEANDRO, Rodrigo Xavier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv SILVA, Flávio José da
contributor_str_mv SILVA, Flávio José da
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia Mecânica
Resistência ao rolamento
Consumo de combustível
Pavimento
Textura
topic Engenharia Mecânica
Resistência ao rolamento
Consumo de combustível
Pavimento
Textura
description O setor de transportes no Brasil foi responsável pela emissão de aproximadamente 200 milhões de toneladas de CO₂ em 2017. Esse setor de consumo de energia é um dos poucos onde as emissões ainda permanecem aumentando devido ao rápido crescimento da frota. O melhoramento da eficiência energética da frota de veículos é essencial para a redução das emissões. Uma das forças resistivas ao deslocamento do veículo e, portanto, que influencia o consumo é a resistência ao rolamento, que é uma manifestação das perdas de energia, devidas às deformações sofridas pela superfície de contato do pneu com o pavimento. A resistência ao rolamento não é uma propriedade apenas do pneu, e sim uma interação entre o pneu e o pavimento. Do lado do pavimento, a textura é a característica que mais influencia a resistência ao rolamento. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a diferença no consumo de combustível em veículos leves e consequentemente o aumento da emissão de gases devido às más condições dos pavimentos e dos diferentes tipos de pneus. Para medir a textura dos pavimentos foi utilizado o método da mancha de areia e foram realizados testes de resistência ao rolamento em bancada no laboratório de Rolling Resistance da FCA – Fiat Chrysler Automóveis. O modelo de Willans Line foi utilizado para estimar o consumo de combustível. O método da mancha de areia se mostrou um método adequado para a medição de textura de pavimentos asfálticos. Foi observada uma variação máxima de 460% no nível de textura entre os locais avaliados e essa variação da textura causa uma diferença de até 16,7% no coeficiente de resistência ao rolamento, e um acréscimo médio de 1,0% no consumo de combustível. Entre os pneus que foram testados em bancada, foi observada uma variação de até 16,8% no coeficiente de resistência ao rolamento entre pneus semelhantes, causando um acréscimo de 2,0% no consumo de combustível e consequentemente na emissão de gases.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-12-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-09-17T19:48:30Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-09-17T19:48:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33071
url https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pos Graduacao em Engenharia Mecanica
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFPE
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Pernambuco
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFPE
instname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron:UFPE
instname_str Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
instacron_str UFPE
institution UFPE
reponame_str Repositório Institucional da UFPE
collection Repositório Institucional da UFPE
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Xavier%20Leandro.pdf.jpg
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Xavier%20Leandro.pdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/2/license_rdf
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/3/license.txt
https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/4/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Xavier%20Leandro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 5536852795d1d92d979b075b5b6934ea
293014b6d0fc5d11bdf127c213634b5d
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
bd573a5ca8288eb7272482765f819534
29161a686812b0f62d316d4db93b7126
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
repository.mail.fl_str_mv attena@ufpe.br
_version_ 1802310689001308160