Influência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEANDRO, Rodrigo Xavier
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFPE
dARK ID: ark:/64986/001300000c3mw
Texto Completo: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33071
Resumo: O setor de transportes no Brasil foi responsável pela emissão de aproximadamente 200 milhões de toneladas de CO₂ em 2017. Esse setor de consumo de energia é um dos poucos onde as emissões ainda permanecem aumentando devido ao rápido crescimento da frota. O melhoramento da eficiência energética da frota de veículos é essencial para a redução das emissões. Uma das forças resistivas ao deslocamento do veículo e, portanto, que influencia o consumo é a resistência ao rolamento, que é uma manifestação das perdas de energia, devidas às deformações sofridas pela superfície de contato do pneu com o pavimento. A resistência ao rolamento não é uma propriedade apenas do pneu, e sim uma interação entre o pneu e o pavimento. Do lado do pavimento, a textura é a característica que mais influencia a resistência ao rolamento. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a diferença no consumo de combustível em veículos leves e consequentemente o aumento da emissão de gases devido às más condições dos pavimentos e dos diferentes tipos de pneus. Para medir a textura dos pavimentos foi utilizado o método da mancha de areia e foram realizados testes de resistência ao rolamento em bancada no laboratório de Rolling Resistance da FCA – Fiat Chrysler Automóveis. O modelo de Willans Line foi utilizado para estimar o consumo de combustível. O método da mancha de areia se mostrou um método adequado para a medição de textura de pavimentos asfálticos. Foi observada uma variação máxima de 460% no nível de textura entre os locais avaliados e essa variação da textura causa uma diferença de até 16,7% no coeficiente de resistência ao rolamento, e um acréscimo médio de 1,0% no consumo de combustível. Entre os pneus que foram testados em bancada, foi observada uma variação de até 16,8% no coeficiente de resistência ao rolamento entre pneus semelhantes, causando um acréscimo de 2,0% no consumo de combustível e consequentemente na emissão de gases.
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Do lado do pavimento, a textura é a característica que mais influencia a resistência ao rolamento. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a diferença no consumo de combustível em veículos leves e consequentemente o aumento da emissão de gases devido às más condições dos pavimentos e dos diferentes tipos de pneus. Para medir a textura dos pavimentos foi utilizado o método da mancha de areia e foram realizados testes de resistência ao rolamento em bancada no laboratório de Rolling Resistance da FCA – Fiat Chrysler Automóveis. O modelo de Willans Line foi utilizado para estimar o consumo de combustível. O método da mancha de areia se mostrou um método adequado para a medição de textura de pavimentos asfálticos. Foi observada uma variação máxima de 460% no nível de textura entre os locais avaliados e essa variação da textura causa uma diferença de até 16,7% no coeficiente de resistência ao rolamento, e um acréscimo médio de 1,0% no consumo de combustível. Entre os pneus que foram testados em bancada, foi observada uma variação de até 16,8% no coeficiente de resistência ao rolamento entre pneus semelhantes, causando um acréscimo de 2,0% no consumo de combustível e consequentemente na emissão de gases.The transport sector in Brazil was responsible for the emission of approximately 200 million tons of CO₂ in 2017. This sector of energy consumption is one of the few where emissions are still increasing due to the rapid growth of the fleet. Improving the energy efficiency of the vehicle fleet is essential for the reduction of emissions. One of the forces resistive to the displacement of the vehicle and, therefore, that influences the consumption is the rolling resistance, which is a manifestation of the energy losses, due to the deformations suffered by the contact surface of the tire with the pavement. Rolling resistance is not just a property of the tire, but an interaction between the tire and the pavement. On the pavement side, texture is the feature that most influences rolling resistance. The general objective of this work is to evaluate the difference in fuel consumption in passenger cars and consequently the increase of gas emissions due to bad conditions of pavements and different types of tires. To measure the texture of the pavements, the sand patch method was used, and rolling resistance tests were performed on bench in the laboratory of Rolling Resistance of FCA - Fiat Chrysler Automobiles. The Willans Line model was used to estimate fuel consumption. The sand patch method proved to be a suitable method for the measurement of texture of asphalt pavements. A maximum variation of 460% in the texture level was observed between the evaluated sites and this texture variation causes a difference of up to 16.7% in the coefficient of rolling resistance, and a mean increase of 1.0% in fuel consumption. Among the tires that were bench tested, a variation of up to 16.8% in the coefficient of rolling resistance between similar tires was observed, causing a 2.0% increase in fuel consumption and consequently in the emission of gases.porUniversidade Federal de PernambucoPrograma de Pos Graduacao em Engenharia MecanicaUFPEBrasilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia MecânicaResistência ao rolamentoConsumo de combustívelPavimentoTexturaInfluência da textura dos pavimentos e diferentes tipos de pneus na resistência ao rolamentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesismestradoreponame:Repositório Institucional da UFPEinstname:Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)instacron:UFPETHUMBNAILDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdf.jpgDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/5/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Xavier%20Leandro.pdf.jpg5536852795d1d92d979b075b5b6934eaMD55ORIGINALDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdfDISSERTAÇÃO Rodrigo Xavier Leandro.pdfapplication/pdf2091051https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/33071/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20Rodrigo%20Xavier%20Leandro.pdf293014b6d0fc5d11bdf127c213634b5dMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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